Notícias / Direto da Fonte

04/04/2016 - 12:32

Fechando

Por Da Redação

Com o fim do prazo para filiação com vistas a eleição municipal de outubro deste ano, o quadro político em Cáceres praticamente se definiu. A movimentação aponta para três candidaturas a prefeito; um do grupo do deputado estadual doutor Leonardo (PSD), outro da Frente Popular e o atual prefeito Francis Maris (PSDB), que vai a reeleição.
 
Oposição
 
Nos grupos de oposição existem vários nomes colocados entre eles, o do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), deputado estadual Adriano Silva (PSB), vereador Félix Álvares (SOL), Renato Fidélis (PV), deputado doutor Leonardo (PSD), Sérgio Arruda (PSD), James Cabral (PT), João de Deus (PT) e Dimas Santana Neves (PT).
 
Forte
 
Por falar em PSB, esta semana, a legenda deve se reunir para formalizar adesão a Frente Popular composta pelo PV, PC do B, PT e Solidariedade. Com a chegada do PSB, o grupo passará a ter sete pré-candidatos a prefeito e sessenta pré-candidatos à vereador.
 
Grupo de Leonardo
 
O grupo do deputado estadual doutor Leonardo (PSD), que trabalha a pré-candidatura a prefeito do médico Sérgio Arruda, conta atualmente com a adesão do PPS, PTN, PHS, PRTB, PRB, PRP e do DEM. No fechando da janela de filiação de pré-candidatos, o partido perdeu um grande nome para a composição da legenda de vereadores. Trata-se do chefe da 4ª Ciretran, Marcos Ribeiro, do clã do empresário ‘Mané Português’ que desistiu da disputa. Nos bastidores comenta-se que a candidatura teria sido vetada pela família que não quer ver ‘Marquinhos’ na oposição de Francis.
 
 Governistas
 
A base governistas que dará sustentação ao projeto de reeleição do prefeito Francis Maris (PSDB), terá o PTB, PSC, PR, PDT e PSDB. Na véspera do encerramento do prazo de filiações, o prefeito teve que intervir em uma manobra pilotada pelo seu guru político, Rico Zatar que por pouco não desmontou o PSDB. Zatar queria levar os ex-vereadores Josias Modesto, Antônio Salvador da Silva e Rubens Macedo para o PTB, enfraquecendo a chapa tucana. A vereadora Valdeniria Dutra, que chegou recentemente ao PSDB, ameaçou sair do partido se houvesse o esvaziamento. Para contornar a crise, o prefeito interveio liberando apenas Rubens e Salvador para se juntarem a Manoel Leiteiro que também foi para o partido fundado por Leonel Brizola. No PSDB os três candidatos mais fortes são o ex-secretário de Ação Social, Claudio Henrique, Modesto e Valdeniria. A chapa governista deverá ter no máximo trinta pré-candidatos a vereador, entre eles, o vereador Edmilson Tavares que trocou o PMDB pelo PR. A concentração de muitos candidatos pesados deixará a disputa acirrada fazendo com que a eleição seja garantida somente para quem ultrapassar os mil votos.
 
Indefinidos
 
O PMDB do vereador Marcinho Lacerda, que no fechamento do prazo de filiações conseguiu a adesão do vereador Salmo César, é um dos poucos partidos que ainda não definiram com quem estarão na eleição deste ano em Cáceres. Na semana passada, Marcinho participou da reunião da Frente Popular, mas não definiu participação no grupo. Interlocutores políticos ouvidos pela Coluna sobre esta posição, foram unanimes em afirmar que a movimentação do presidente da Câmara tem o único objetivo ‘valorizar o seu passe’ para que ele possa impor a sua pré-candidatura a vice do prefeito Francis Maris (PSDB), um sonho dele, do pai, mãe, tio, primos, empregados e agregados. O PP do vereador Alvacir Alencar é outro que ainda não se posicionou oficialmente, mas a tendência é que fique na base governista. Quem também ainda não definiu sua posição é o PT do B, do chamado grupo dos comunitários.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Milton Costa, em 17.04.2016 às 23:51

    Ao Romarinho: QUEM ACEITA CABRESTO É CAVALO, BURRO, CABRITO, OVELHA, CARNEIRINHO como nao somos... VAI PUXAR SACO ASSIM NA CASA DO FRANCIS!

  • por josimar modesto, em 12.04.2016 às 08:27

    somos todos caceres, precisamos de politicas certas. que pensam no melhor para caceres e nao para si proprio. tem gente que fala mal da atual gestao? nao pode deixar de lado o feito. terceiro melhor gestor de mato grosso, sendo que caceres é uma cidade de pouca arrecadaçao. como quer que faça? que aconteça?se nao contribuem?se quando colocam taxa de lixo? pra ser cobrada ficam bravo? se querem melhorias para suas vidas. precisam entender que as melhorias so se faz com dinheiro. entao aprendam que politica se faz com interesse no melhor para sua cidade e nao nao melhor somente pra vc

  • por Joed Luiz, em 05.04.2016 às 15:36

    Para salvar nossa querida, princesinha do Paraguay, somente através das foças celeste. Por isso: estão candidatando os representantes do além- são eles os candidatos: Dr. José Monteiro da Silva - Dr. Luiz Ambrósio - Prof. Ivo Scaffe Cuyabano - Farmacêutico: José Souto Faria (Zéfão) Dr. Antonio Carlos Souto Fontes - Ana Maria da Costa Faria- Sebastião Alcântara (Batica) etc . Os candidatos a Vice, a escolha é livre. São eles: Da Silva , Luiz da Guia, Luis Mário Cardoso (Pacú), Nilson Magalhães, Leontino Magalhães, Marcelão & Ferreirão etc.

  • por Romarinho, em 05.04.2016 às 14:39

    Um dos melhores prefeito que Cáceres já teve isso é fato. Aos que criticam só digo um coisa (Aceita que doí menos)!!!

  • por linho, em 05.04.2016 às 11:38

    é tem gente que não q tá nem um pouco preocupado com a cidade com a situação difícil do Brasil tá só olhando para o próprio umbigo quer aumento de salário mas será que faz jus para ganhar o mesmo?

  • por são lourenço entojado com certo politicos, em 05.04.2016 às 10:43

    desde que mande esse prefeito para ser prefeito na empresa dele para nós munícipes vai estar ótimo chega de coronel,Hitler,debochado,irônico...tem gente que o defende porque vive das migalhas que caem da boca dele...

  • por Revoltada mendes, em 04.04.2016 às 23:35

    Francis de novo ai vai ser mas 4 anos de buracos em Cáceres,pq. até agora o que ele fez foi esses serviços porco ai que ñ terminou ate agora.Os buracos estão em toda parte da cidade.ai é só carro e moto que são quebrados devidos os buracos.Eles começa fazer os serviços e ñ acabam,ai e só desculpa da chuvas,e ainda ele vai ter a coragem de ir a reeleição?Cade o aumento dos 22%das percas salarial que ele ñ deu ate hoje?p/os seus funcionários.e enquanto tem gente ganhando muito e ñ fazem nada ai esses vão ate brigar por ele.

  • por ELEITOR, em 04.04.2016 às 22:36

    SE LEONEL BRISOLA ESTIVESSE VIVO O JAPONÊS "CHUPA TETAS" ESTARIA EXPULO DO GLORIOSO PDT, POR COLIGAR COM O PARTIDO FASCISTA, PSDB, O DEUS MANADA BRISOLA DE VOLTA, MANDA.

  • por Bugra cansada de blablabla, em 04.04.2016 às 19:44

    vou traduzir o que Pedro Taques... "não vai haver divisão, pois não haverá a politica do quanto pior é melhor para outro grupo". O Governo de Estado tem interesses em Cáceres, via ZPE e Porto de Morrinho, pois é única fonte de renda futura que pode gerar de 3 a 5 bilhões daqui 5 anos! Sendo que de imediato, gerará de 500 a 1 mil empregos diretos e indiretos!

 
Sitevip Internet