Notícias / Direto da Fonte

21/03/2016 - 12:32

Terceira via

Por Da Redação

Aproveitando a inercia política dos grupos do prefeito Francis Maris (PSDB) e do deputado doutor Leonardo (PSD), o PSB do ex-prefeito Túlio Fontes, do deputado Adriano Silva e dos vereadores Tarcísio Paulino, Domingos dos Santos e Cabo Pinheiro, adotou a mesma estratégia da Frente Popular e já começa a trabalhar um projeto alternativo para eleição deste ano em Cáceres. Uma das novidades deverá ser a filiação do ex-presidente do Cacerense, Renato Fidelis que entrará na sigla como pré-candidato a prefeito. Com a chegada dele, o PSB, passa a ter três pré-candidatos a prefeito. Os outros dois são Túlio e Adriano.
 
Fechando
 
Por falar em Frente Popular, o grupo volta se reunir na próxima quarta-feira, 23, a noite, em local e ser definido pelo PV. Na semana passada, o bloco fechou a primeira aliança com vistas a eleição deste ano. Vão para a disputa de vagas na Câmara de Vereadores o PV, PT e Solidariedade. O PDT, dado recentemente pela executiva estadual ao ex-vereador Wilson Kishi, foi excluído do grupo pois a legenda será usada pelo grupo do prefeito Francis Maris (PSDB). Apesar do fechamento, o bloco ainda trabalha com a possibilidade de ter a participação do PMDB e do PR, desdenhados publicamente pelo tucanos.
 
Indefinidos
 
Faltando dez dias para fechar a janela para candidatos que desejam disputar as eleições deste ano, na Câmara de Cáceres, somente os vereadores Salmo César (PROS) e Edmilson Tavares (PMDB), ainda não definiram seus destinos políticos. Ambos dizem que tem convites de várias legendas.
 
Seis por meia dúzia
 
Apesar da capacidade reconhecida dos futuros secretários, Cida Neponuceno (Sematur), Valdecir Rodrigues (Obras) e Eliane Batista (Ação Social), as mudanças a serem promovidas pelo prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), no primeiro escalação com as saídas de Zacarkim (Obras), Claudio Henrique (Ação Social) e Júlio Parreira (Sematur), que vão disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, não vão produzir grandes mudanças nas três pastas. Politicamente, o prefeito perdeu mais um ponto com os efetivos ao não cumprir a promessa de colocar servidores de carreira nas pastas. Somente Eliane Batista é do quadro.
 
Vai pular
 
Por falar em Claudio Henrique, o secretário confidenciou a uma fonte que não deverá ficar no PSC dos ‘crentes ricos’. Ele estaria preocupado com o quadro de pré-candidatos a vereador do partido, enfraquecido com a saída do vereador Domingos dos Santos, que foi para o PSB, e com a postura insegura do dono da legenda, deputado federal Vitório Galli, que é ligado ao vice-governador Carlos Fávaro do PSD do deputado doutor Leonardo. Claudio quer se aninhar nos partidos base, dentre eles, o PSDB do prefeito Francis Maris.
 
Chapa única
 
Nesta quarta-feira, 23, durante todo o dia, haverá votação para eleição da futura diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM). A disputa terá apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente, o fiscal Claudiney Lima. A única mudança em relação a chapa atual, é a entrada da professora Andréia Assunção Rodrigues como Secretária Adjunta em lugar de Ester Ferreira que se afastou para ocupar um cargo em confiança no município. Na composição de cargos também houve uma mudança. A professora Celma Almeida de Oliveira, deixou a vice-presidência para ocupar a Diretoria Técnica. O atual Diretor Técnico, o motorista Fábio Lourenço, irá para a vice-presidência. Por conta de mudança promovida no Estatuto do SSPM, pela atual gestão, os presidentes do Sindicato só tem direito a um mandato de três anos e uma reeleição. Antes o mandato era vitalício. Vivaldo Gonçalves que ocupou o cargo por 12 anos consecutivos, só deixou a presidência por intervenção judicial.
 
Acertaram
 
Para tristeza de adversários e invejosos, dentre os onze parlamentares da Câmara de Vereadores de Cáceres que sonham com a reeleição, os vereadores Edmilson Campos (PSD) e Valdeniria Dutra (PSDB), foram os que melhor acertaram nas suas articulações para troca e acomodação partidária visando a disputa de outubro próximo. Além de encontrem viabilidade, os dois ainda mantiveram suas coerências políticas. Café se consolidou como oposição e Valdeniria como governistas.
 
Francistas
 
O empresário Júlio Cesar Borges, o Júlio da Selmec, praticamente venceu o duelo interno com o henrista José de Assis Guaresqui, e vai levar o PR a apoiar a reeleição do prefeito Francis Maris (PSDB). O desejo de Guaresqui era que a legenda estivesse na oposição. Para ganhar a confiança do dono do PR, senador Welington Fagundes, Júlio se comprometeu em ser candidato a vereador e a levar para a legenda alguns vereadores, entre eles, Salmo César (PROS) e Edmilson Tavares (PMDB).

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Reinaldo Arruda, em 26.03.2016 às 17:44

    Daqui alguns dias Senhor Ex Secretário Claudio Henrique, fique atento porque seu antigo braço direito no movimento estudantil da unemat, ja decidiu que vai ser candidato também e você sabe que o referido, só faz de bobo pra ganhar espaço...

  • por Abel, em 26.03.2016 às 11:45

    ENTRE ADMINISTRADORES E ADMINISTRADOS O MAIS IMPORTANTE NA POLÍTICA E NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É SABER DIALOGAR AQUELE QUE SABE PEDIR É MAIS FÁCIL PARA COMANDAR E AQUELE QUE É ARROGANTE SÓ TEM A PERDER COM O COMANDO ENÉRGICO. ATUALMENTE NEM NA ESFERA MILITAR JÁ NÃO SE ATUA MAIS ASSIM, PORQUE OS SUBALTERNOS RESPEITAM A DISCIPLINA E A HIERARQUIA, PORTANTO, SEJA MAIS HUMILDE QUE CONSEGUE MUITO MAIS E POR OUTRO LADO COMO DIZIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS: "É DANDO QUE SE RECEBE" SE OS SERVIDORES NÃO ESTÃO MAIS SATISFEITOS COM O ADMINISTRADOR ATUAL QUE VOTE PELA VERDADEIRA MUDANÇA, ENTRETANTO, ESPERO QUE SAIBA ESCOLHER! CÁCERES MERECE MUITO MAIS.

  • por Marcio, em 22.03.2016 às 14:40

    PSC pode receber filiação de 3 vereadores, um já esta certo.

  • por luana oliveira, em 22.03.2016 às 08:52

    já que vc tocou no assunto, ninguém da imprensa de caceres questiona a situaçãoi do senhor José Carlos Miranda, o Panxo, que está quase 40 anos na frente do Sindicato de Vigilantes de Cáceres, basta uma ou duas materias sobre essa situação, o rapaz não presta conbtas, só abre vagas para quem joga futebolm arrecada, e não sai do sindicato nem para fazer ncessidades. isso não pode até Fidel Castro deixou o cargo, ou ele quer entrar nos livros do recodes o tar de Guiné Book. Publica Gonzaga publica sem medoi já enviei cobrando de toda a imprensa ninguém toca no assunto a coisa vai vai ficando ficando até quando senhor Panxo, Panxo mesmo Paxundao. boa semana.

  • por Marcio, em 21.03.2016 às 18:04

    Passarinho me contou que Rubens Macedo e Edmílson Tavares vão para PSC

  • por Cidadao indignado, em 21.03.2016 às 16:40

    Só conversa fiada que o Prefeito iria colocar servidores de carreira..por não prestigiar os servidores públicos no primeiro escalão de sua gestão desde o início, não seria agora no final de seu mandato que mesmo se quisesse convidar algum, esses não aceitariam, por não concordar com o jeito autoritário dele..principalmente os que conhecem e sabem a administração pública.

 
Sitevip Internet