Notícias / Direto da Fonte

14/03/2016 - 14:23

O cara

Por Da Redação

Se auto intitulando o melhor prefeito da história de Cáceres, o empresário Francis Maris (PSDB), parece mesmo disposto a ir a reeleição este ano, repetindo a dobradinha com a professora Eliene Liberato Dias (PSDB), atual vice-prefeita da cidade. De acordo com o Secretário Geral do PSDB, Cézare Pastorello, no próximo dia 21, o governador Pedro Taques (PSDB), estará na cidade para comandar a festa de filiação de Francis no partido e promover o lançamento da sua recandidatura. Nos bastidores, a expectativa é para saber se o governador virá de mãos abanando, já que com quase um ano e meio de gestão, não fez nada de relevante para a cidade e sequer tem mantido em dia os repasses dos hospitais São Luiz e Bom Samaritano que vivem uma crise sem precedentes desde que o ‘Mini Collor’ assumiu o governo do Estado.
 
Candidato
 
Mostrando disposição, Francis já participou de duas reuniões com alguns partidos, mas por enquanto não conseguiu convencer a maioria a apoiar sua reeleição. O PTN, ligado a doutor Sérgio Arruda (PSD) e ao deputado doutor Leonardo (PSD), participou das reuniões só para sondar o adversário e o PT do B dos comunitários já deixou claro no primeiro encontro que vai apoiar quem tiver mais chances de vencer as eleições e quer espaço na prefeitura a partir do ano que vem, pois entende que quem ajuda a ganhar, tem que ajudar a governar.
 
Pré-campanha
 
Pelo que a Coluna apurou, as articulações para garantir um segundo mandato para o dono do Grupo Cometa já estão a todo vapor. O trabalho está sob a coordenação do secretário de Governo, Wilson Kishi e do guru político de Francis, Rico Zatar. Depois de ‘comprar’ o PTB e amarrar o PSC dos ‘crentes ricos’, os governistas, agora investem para ter o PR e o PDT, que até recentemente estava com o deputado doutor Leonardo (PSD). Kishi está trabalhando dia e noite para levar o PDT para Francis como mais uma forma de ampliar o tempo de propaganda política e abrir espaço para acomodações de pré-candidatos. Resta saber se o ‘dono’ do PDT, deputado Zeca Viana vai deixar o partido apoiar um candidato do PSDB.
 
Espaço
 
Por falar em acomodações, este anda sendo o problema de momento dos governistas. Os rumores da possível entrada dos vereadores Edmilson Tavares (PMDB) e Valdeniria Dutra (Sem partido), estão espantando pré-candidatos do PSDB. Os ex-vereadores Antônio Salvador, Josias Modesto e Rubens Macedo, por exemplo, já estão buscando espaços em outras legendas. Salvador e Rubens estão negociando ida para o PR junto com o empresário Tato Giraldelli. Já Modesto pode voltar para o PTB para onde vai o vereador Manoel Leiteiro (sem partido) que se desfiliou na semana passada do PSDB justamente por conta do inchaço.
 
PR
 
O presidente do PR, Júlio Cesar Borges (Júlio da Semelc), confirmou a informação e disse que o partido também está conversando com o vereador Edmilson Tavares (PMDB), que pode chegar acompanhado dos padrinhos políticos, Dilson do Boticário e Washington Calado. Apesar de estar alinhado com os governistas, o futuro do PR cacerense depende do aval do ‘dono’ do partido, o senador Welington Fagundes. Não será surpresa se o partido for abrigado a tomar parte da Frente Popular, formada pelo PT, PV, PDT, PC do B e Solidariedade.
  
Tucana
 
A vereador Valdeniria Dutra Ferreira (Sem partido), disse a Coluna que existe uma grande chance de se filiar ao PSDB nas próximas horas. Ela afirmou que essa possibilidade aumentou depois que seu parceiro político, o ex-deputado Airton Rondina (Português), anunciou que irá se filiar ao partido do governador Pedro Taques (PSDB). A vereadora disse ainda que tem convites para se filiar no PSB, PTB, PR e PDT.
 
Ficharam
 
Fonte do PSB de Cáceres, confirmou na semana passada que os vereadores Domingos dos Santos (PSC) e Cabo Pinheiro (PRTB), se filiaram a legenda. A mesma fonte, afirmou que a militância aceitou os dois, porém rejeitou a ida dos vereadores Valdeniria Dutra (sem partido) e Edmilson Tavares (PMNB), por serem ‘muito pesados’.
 
PMDB
 
De acordo com uma fonte próxima ao vereador Salmo César (PROS), ele pode deixar a legenda nos próximos dias. O parlamentar que ainda não decidiu se disputará a reeleição, tem convites para integrar o PMDB, PTB, PSDB, PR, PSB e para permanecer no PROS. Uma fonte próxima a executiva do PR, afirmou que o partida vai usar a vinda do senador Welington Fagundes nos próximos dias para fichar o vereador. Em outra frente, o vereador revelou a pessoas próximas que tem simpatia pelo Solidariedade.
 
Tavares
 
Depois de enfrentar ‘uma tempestade’ recentemente, o vereador Edmilson Tavares (PMDB) parece ter voltado a viver em águas calmas, bem a seu estilo. Até a pressão pela definição de um novo partido até o próximo dia 30 de março, parece não lhe afetar. Uma fonte próxima ao parlamentar diz que ele está tranquilo pois tem convites para ir para o PSB, PSDB, PP, PR, PTB, PSC e PDT.
 
Recuo
 
O grau de dificuldade política e financeira que aponta a eleição deste ano, já teria levado os secretários Júlio Parreira (Sematur), Claudio Henrique (Ação Social) e Valter Zacarkim (Obras), a discutirem um possível recuo da pré-candidatura à vereador. Uma fonte próxima, disse que o prefeito Francis Maris (PSDB) já avisou que não aceita o recuo.
 
Rejeitada
 
Depois de ouvir pessoas de bairros diferentes da periferia de Cáceres, fechei neste final de semana o diagnostico sob o efeito da cobrança da Taxa do Lixo na conta d’água. Ela elevou a rejeição política do prefeito Francis Maris (PSDB) e da Câmara de Vereadores. A coleta precária, somada ao estado das ruas da cidade, deve provocar o ‘efeito Túlio’, que fez um limpa na Câmara.
 
Calote
 
Colegas da mídia de Cáceres estão furiosos com os políticos da cidade e do Estado. Dizem que não recebem há meses, mídias veiculadas para a prefeitura, Câmara, Assembleia Legislativa e governo do Estado. As mídias do Estado teriam sido intermediadas pela Assessoria do deputado doutor Leonardo (PSD) e o calote vem desde de setembro do ano passado. Apesar de não vender mídia para a Câmara, prefeitura e governo do Estado, lamento a situação pois as mídias foram veiculadas e não houve troca de favores. O pior é que isto está acontecendo em pleno ano eleitoral, onde a mídia é indispensável. Por falar em mídia, a partir deste ano, o Jornal Oeste promoveu um ajuste no seu setor comercial, que incluiu a não divulgação de notícias produzidas por empresas, políticos e pessoas jurídicas, que usam da audiência do JO para se promoverem, mas na hora de anunciar, preferem os outdoors e mídias baratas, de má qualidade e sem audiência.
 
Por Cáceres
 
A cisão inevitável entre o governador Pedro Taques (PSDB) e o vice-governador Carlos Fávaro (PSB), pode começar por Cáceres durante a campanha eleitoral deste ano. O fato já tem data marcada, próximo dia 21 de março. Antes de terminar o mandato, Taques e Fávaro estarão em lados opostos, anotem ai. Os dois vão querer ser governador em 2018, por isso a briga.
 
Véio
 
Este mês estou completando 30 anos na comunicação. São 8 no rádio, 3 em jornal impresso e 19 em assessoria de comunicação. De um acaso ocorrido em 1986, encontrei uma profissão, fiz faculdade e descobri o melhor da área. Como disse o professor, colega e amigo, Onofre Ribeiro, há alguns anos; ‘terminou a plantação, agora vem a colheita’.

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marcio, em 08.04.2016 às 14:36

    MELHOR DO QUE TODOS ESSES ANTERIORES FOI ENTÃO GANHA COM SOBRA,AINDA MAIS SE ESTIVER DO OUTRO LADOS OX QUE NADA FIZERAM

  • por Fernanda cacerense, em 06.04.2016 às 10:05

    Caro Maneco... tem visão esse humilde e sincero cidadão cacerense, gostei do quadro para nossa política cacerense. Tomara que seja esse os desejos dos nomes citados.

  • por maneco silva, em 27.03.2016 às 13:18

    Eu achei interessante uma observação feita por um humilde e sincero cidadão cacerense,não deixa de ser especulação mas faz sentido. Francis a reeleição com Adriano a vice e Túlio no palanque,e em 2018 uma dobradinha com Francis federal Túlio estadual e Adriano na prefeitura,moral da história, Cáceres precisa de um deputado federal peitudo em Brasília,um deputado estadual entendido de leis na assembléia e um prefeito inovador no executivo municipal

  • por J.C Oliveira, em 20.03.2016 às 15:45

    Já dizia o ex. presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo: "Vocês querem, então vou reconhecer esse sindicato (pt). Mas não se esqueçam que esse partido chegará ao poder. Lá estando, tudo fará para instituir o "comunismo". Nesse dia vocês vão querer tirá-lo de lá. E para tirá-lo de lá será a custa de muito sangue. Sangue brasileiro".

  • por sergio, em 20.03.2016 às 09:03

    Na verdade esse Café no Bule é um bom do oportunista, pq ele não faz o trabalho para o qual ele foi eleito, ao invés de ficar criticando o trabalho dos outros ele gosta muito de se aparecer., isso que é a verdade

  • por denio, em 19.03.2016 às 11:30

    para quem já esqueceu oque que o sabonete bunda mole falou na sua primeira reunião cão os servidores e oque ele falou numa radio só se tiver miolo mole ou for muito inocente este cidadão que se diz prefeito ate agora não fez nada de relevante só faz e perseguir ora pois e ainda quer ser reeleito .

  • por PAULO CESAR, em 17.03.2016 às 15:41

    Caro Esmeraldo Rodrigues, que tal o povo começar a participar da política de Cáceres, começando a frequentar as sessões da Câmara... tomar conhecimento da saúde das contas da cidade...

  • por Esmeraldo Rodrigues de Jesus, em 16.03.2016 às 14:10

    Bom Dia Gonzaga.... Só pra Lembrar ao Paulo Cesar e ao Nivaldo Melo que quem leva qualquer político ao Poder é o povo, apenas o povo, e o povo está sendo maltratado pelos dois governos, municipal e estadual... Então ou você é milionário, herdeiro de fortunas ou não mora aqui em nosso estado... Pois governar para uma classe só, certamente contrariará a maioria e como os dois governos é da elite, para a elite, agrada apenas uma minoria, que certamente pertence a esse "grupo"... Um bom governo, governa pra todos... Por isso não vão muito longe não..

  • por linho, em 16.03.2016 às 12:01

    tem gente que quer morar na cidade e não quer paga nada de imposto então vai morar na roça ou vira morador de rua, já que não quer contribuir.

  • por PAULO CESAR, em 16.03.2016 às 11:24

    Prezada Elimary, não espero que ninguém pense igual a mim, pelo contrário, sou a favor da diversidade de opnião mas que seja feita de forma responsável, vc não deve jogar a pedra somente porque tem outra pessoa jogando... E mais, a taxa já existe, o problema é que a cultura em Cáceres é de não se pagar, outros municípios também a tem. Agora, se a intenção é que seja feito o que EU e todos, incluindo vc, queremos em 04 anos vamos viver trocando de prefeito... E mais, não preciso bajular o prefeito, não o conheço e nem faço questão da simpatia dele.

Mais comentários
 
Sitevip Internet