Notícias / Cultura

07/03/2016 - 11:39 | Atualizado em 07/03/2016 - 11:41

Jovens de Cáceres criam movimento ‘Figueira Cultural’

Por Hélio Santana

Facebook

 (Crédito: Facebook)
Há mais de um ano, um grupo de estudantes e professores de uniram para organizar no Campus Universitário Jane Vanini da Unemat em Cáceres ao redor de uma imensa figueira, um sarau cultural.
 
Muitas experiências foram compartilhadas, muitas músicas foram tocadas, muitas poesias foram recitadas e muitas alegrias foram vivenciadas ao longo de tantas edições, do assim, chamado SARAU DA FIGUEIRA.
 
No intuito de proporcionar novas experiências a todos àqueles que são apaixonados pelos saraus, a equipe organizadora realizou no último dia 27 de fevereiro, um sarau diferente, em que todos os participantes podiam trocar e compartilhar entre si livros, roupas, acessórios, brinquedos, enfim, tudo aquilo que não era mais útil para o proprietário, mas que poderia ser útil para outra pessoa. Sucesso total.
 
Estiveram presentes estudantes universitários, estudantes secundaristas e várias pessoas da comunidade cacerense, que puderam vivenciar uma experiência, que provavelmente, seja inédita na história da UNEMAT.
 
A proposta da troca e apresentações artísticas livres tiveram o intuito de proporcionar um clima saudável de partilha, solidariedade, socialização e fraternidade entre as pessoas, em contraposição à cultura do individualismo e consumismo do nosso século.
 
Como forma de ampliar o evento, o MOVIMENTO FIGUEIRA CULTURAL, convida a todos para agregar e disseminar muita arte, música, solidariedade, poesia, amor e paz.
 
Para quem quiser acompanhar as próximas edições é só acessar a página https://www.facebook.com/saraudafigueira

De acordo com um dos criadores do Movimento, Hélio Santana, ‘uma nova cultura é possível, desde que seja sustentada em vivências positivas e princípios integradores como o respeito às diferenças, tolerância e participação individual e coletiva em prol do Bem Comum e da Cultura de Paz’.
  • Jovens de Cáceres criam movimento ‘Figueira Cultural’
  • Jovens de Cáceres criam movimento ‘Figueira Cultural’
  • Jovens de Cáceres criam movimento ‘Figueira Cultural’
  • Jovens de Cáceres criam movimento ‘Figueira Cultural’
  • Jovens de Cáceres criam movimento ‘Figueira Cultural’

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Regina Pereira, em 07.03.2016 às 22:51

    Tem gente que gosta de se apresentar como simples e alternativo só para obter status e prestígio em determinado reduto. Os sarais e demais atividades ao redor da figueira não são uma novidade na UNEMAT, elas já acontecem a mais de uma década e vários atores já contribuíram com diversas iniciativas. Ter o movimento e a movimentação é algo positivo, porém apresenta-se como algo novo é puro oportunismo.

  • por Thais Dalto, em 07.03.2016 às 16:23

    Muito bom, estamos presenciando bons momentos na unemat. MASS, faltou falar aqui sobre o "pós chuva", durante o evento a chuva fez com que nos estudantes desloca-se- para dentro do bloco de historia, o local onde chamamos de figueira. O detalhe grande é que fomos expulsos, segundo o segurança por ordem de "terceiros" ou melhor " de quem meche o caldo do feijão". Sem contar que os banheiros não foram liberados. Parabenizo o evento que teve uma grande importância cultural, mas tenho minhas criticas em relação a própria unemat.

 
Sitevip Internet