Notícias / Cultura

19/02/2016 - 11:16

Unemat participa de reunião sobre patrimônio em Cáceres

Por Hemilia Maia com informações Guilherme Vargas

Wanessa Daros

 (Crédito: Wanessa Daros)
Renato Fonseca de Arruda, membro do colegiado Setorial de Patrimônio Material, do Conselho Nacional de Políticas Culturais, esteve esta semana com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na sede administrativa da Instituição para avaliar possibilidades de parcerias e aproveitamento do patrimônio material e imaterial em Cáceres.

Em pauta estiveram assuntos relativos ao aproveitamento pela Unemat do centro histórico tombado, assim como a formação de banco de dados com produções científicas sobre cultura no município. Ainda foi discutida a possibilidade de criar instrumentos jurídicos que viabilizem a utilização de prédios tombados para atividades acadêmicas, inclusive como moradia estudantil.

Cacerense, egresso do curso de História da Unemat e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Renato Arruda vislumbra resultados otimistas. “Os investimentos na preservação e registro da cultura de Cáceres gerarão fortalecimento da identidade local que poderá vir a ser tombado como patrimônio da humanidade”, afirmou.

Renato Arruda vem realizando também reuniões com outras instituições envolvidas no debate sobre o patrimônio histórico no Município para dar melhor proveito da representação junto ao Colegiado Setorial de Patrimônio Material. Entre os encaminhamentos, serão propostas ações junto ao Conselho Municipal de Cultura de Cáceres e o poder público municipal e a participação da Unemat nesses processos.

Reunião/Unemat  – Participaram a assessora de Cultura da pró-reitoria de Extensão e Cultura  (Proec) e conselheira estadual de Política Cultural, professora Marinei Almeida; o representante da Unemat junto ao Conselho Municipal de Cultura de Cáceres, Guilherme Vargas; e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Anderson Marques do Amaral.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Vera Helena de Arruda Fanaia Monteiro, em 19.02.2016 às 22:43

    Fico feliz com a notícia, tomara que tudo funcione bem, e não fique somente em reuniões e papel.

  • por CARLOS AUGUSTO, em 19.02.2016 às 14:31

    Alguém pode por favor me afirmar que eles não estão querendo jogar aqueles prédios velho, caindo aos pedaços, nas costas da Unemat?!!

 
Sitevip Internet