Notícias / Educação

12/02/2016 - 14:28

Portaria da Seduc e trapalhadas no processo de lotação de servidores podem atrasar o início das aulas em Cáceres

Por Assessoria

Divulgação

Categoria fará Assembléia hoje (Crédito: Divulgação)

Categoria fará Assembléia hoje

 Diretores e profissionais da educação das Escolas Estaduais do município de Cáceres, juntamente com representantes sindicais da Subsede do SINTEP/MT decidem em reunião no dia 02 de fevereiro nas dependências da Escola Estadual Onze de Março não cumprir a Portaria 036/2016/GS/SEDUC/MT, publicada no DO de 26 de janeiro de 2016.
 
Segundo os educadores a citada portaria fere todo o sistema de gestão democrática implantada de forma pioneira no Brasil que resultou na LC Estadual 7040 que institui na educação estadual a gestão democrática.
 
A citada Portaria estabelece entre outras arbitrariedades a obrigatoriedade de ir para a votação nas Escolas somente os Coordenadores Pedagógicos que forem aprovados pela Assessoria Pedagógica de cada município, tal ingerência demonstra claramente a intenção do governo do Estado em minar aos poucos O COLETIVO DA ESCOLA (CDCE) que é composto por representantes de professores, funcionários, alunos e pais de alunos e demais e Coletivo de profissionais vedando assim a eleição por voto direto e por seus pares dos coordenadores de Escola.
 
Os coordenadores pedagógicos são essenciais ao desenvolvimento do processo educativo das escolas e o cumprimento da Proposta Pedagógico das escolas.
 
A portaria 036/2016 além de afrontar todo este processo democrático abre a possibilidade de que pessoas estranhas á proposta da Escola sejam INDICADAS para as coordenações de escolas, desrespeitando toda a construção coletiva.
 
Naquela oportunidade os gestores e educadores pontuaram que as escolas estaduais de Cáceres deveriam realizar a eleição de seus coordenadores pedagógicos, respeitando os dispositivos da Portaria 416/2015/GS/SEDUC/MT, e que após a eleição dos coordenadores pelo coletivo das escolas as mesmas NÃO ACEITARÃO NENHUM OUTRO PROFISSIONAL INDICADO.

Ocorre que segundo o calendário da SEDUC/MT as aulas deverão iniciar no dia 15/02 ( segunda feira) porem as escolas estão com quadro de lotação incompleto, repasses para pequenos reparos foram depositados de forma que cabe questionamento pois usou em alguns casos a conta dos próprios diretores para depositar dinheiro publico e os reparos não serão realizados a tempo.
 
Assim diante da possibilidade de INDICAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGOGICOS e as CONDIÇÕEOS DAS ESCOLAS a categoria fará uma Assembleia hoje (12/02) as 16 horas na EE onze de Março para AVALIAR SE REALMENTE INICIARÃO AS AULAS NO DIA 15/02 até que os coordenadores eleitos sejam lotados em suas respectivas escolas e seja revogado a Portaria 036/2016 bem como as condições materiais e humanas para o inicio das aulas.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por DIVINA, em 12.02.2016 às 15:09

    Boa tarde! eu não tenho filhos pequenos ou adolescentes na escola, mais tenho netos e sobrinhos. Por favor quem pode me responder se o início das aulas atrasar qual é a atitude do governo? E os reparos previstos é certo o dinheiro estar em conta pessoal de terceiros?

 
Sitevip Internet