Notícias / Cultura

10/02/2016 - 11:38

Noite de autógrafos marca lançamento de livro de professor da Unemat nesta sexta

Por Lygia Lima e Nataniel Zanferrari

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, José Ricardo Menacho, publica o livro: “O Plural do Diverso: Conversas sobre a dignidade humana” pela editora Novo Século (SP).

O lançamento oficial ocorrerá nesta sexta-feira, 12, às 19:30, no Espaço Bosque, na Rua dos Caçadores, nº 1.000, em Cáceres.

A obra contem 30 crônicas em que o autor trata sobre o tema que segundo ele mesmo, deve ganhar as ruas e outros espaços além do divã. O livro trabalha com a perspectiva da superação do paradigma do “Eu”, pelo paradigma do “Nós”.

O livro

A dignidade humana não é assunto a ser tratado exclusivamente no Divã, entre quatro paredes. É tema que precisa ganhar as ruas, as escolas, as repartições públicas e privadas, enfim, os mais diversos espaços de convivências e realizações humanas.

A dignidade é categoria cuja expressão é multifacetada, sua aplicação não se dá em um único viés da vida, mas em todas as possibilidades de sua existência: na educação, na política, nas condutas e comportamentos sociais, na cultura. Não basta, portanto, ser ser humano, ainda que possa parecer redundante, é preciso ser e existir enquanto ser humano.

O plural do diverso: conversas sobre a dignidade humana, num misto de literatura, práxis, sentimentos, sonhos, desejos, utopias e poesia, tem como terreno comum das trinta crônicas que o integram, o debate acerca da percepção da dignidade humana para além das fronteiras do jurídico, dos eloquentes e banalizados discursos, ou mesmo para além de um mero aspecto conceitual, revelando em suas passagens, direta ou indiretamente, sustentados na pluralidade do diverso, que não somos seres de poucos, mas seres de multidões.

O autor

José Ricardo Menacho, 26, é pantaneiro de Cáceres, município fronteiriço do sudoeste mato-grossense. Tem o cotidiano, com seus causos e percalços, alegrias e tristezas, conceitos e pré-conceitos, como sua grande fonte de inspiração.

Apaixonado pelo ensino, atividade que faz parte de sua família por gerações, decidiu ingressar na carreira acadêmica, atuando desde 2014, após aprovação em concurso público de provas e títulos, como professor do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Entusiasta da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, quebra a rotina das salas de aulas, dando voz, vez e lugar a todos os seus interlocutores, construindo, dessa forma, espaços de possibilidades. Apelidado despretensiosamente de Frank Sinatra do Pantanal, é cantor nas horas vagas.

Você pode acompanhar mais informações do lançamento do livro na fanpage do autor:https://www.facebook.com/menachoescritor/?fref=ts

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por souza, em 10.02.2016 às 15:15

    É verdade que aqui em Cáceres não tem soro antiofídico? Nem no PAM, nem no Regional, nem no Hospital São Luiz?

  • por Odair José da Silva, em 10.02.2016 às 15:08

    Quero neste espaço parabenizar o escritor José Ricardo Menacho, uma pessoa com um talento nato e que engrandece a cultura de nossa cidade. Ao mesmo tempo, aproveito a oportunidade para, mais uma vez, chamar a atenção de todos para a formação de escritores de qualidade na nossa cidade. Ainda temos que correr atrás de patrocínio e pessoas que acreditam no nosso potencial. Conheço algumas pessoas aqui em Cáceres que poderia contribuir muito mais com o seu talento literário se encontrasse apoio das autoridades competentes e da iniciativa privada. Izaque Barbosa, Daniel Genuino, Antonio Costa, além deste poeta que incansavelmente enaltece a Princesinha do Rio Paraguai. Oxalá possa ter uma maior valorização destes artistas que amam essa cidade. Não quero ser homenageado depois da minha morte, como acontece com a maioria dos escritores. Parabéns, mais uma vez ao José Ricardo Menacho e que seus escritos sejam um canal de esperança para a produção litarária de Cáceres.

  • por Debora, em 10.02.2016 às 14:16

    Parabéns José Ricardo pelo brilhante trabalho!

  • por maneco silva, em 10.02.2016 às 14:07

    Ser pantaneiro é ser simples até no palavreado,é muita frescura para cacerense entender, sem querer dizer que nós somos intelectualmente fracos culturalmente

  • por Luiz Neto, em 10.02.2016 às 13:11

    Interessante. A Universidade do Estado de Mato Grosso precisa, de fato, renovar-se, mormente o curso de Direito. A produção literária é uma excelente saída e deve ser incentivada no curso. Parabéns pela iniciativa José Ricardo. Nada obstante, com a devida vênia à sinopse do livro explanada nesta reportagem e ao pensamento do autor, não creio ser o "nós" mais importante que o "eu", quanto mais para o Direito que em muito já tem perdido sua essência. Basta ver a questão dos Direitos Transindividuais ou Metaindividuais, que hoje justificam verdadeiros monstros jurídicos no país, tudo por uma coletividade em detrimento do indivíduo. Bom, parece-me que cada vez mais precisamos crer em coisas maiores do que o "eu". É preciso ter cuidado para que, em meio a essa busca por abstrações como "sociedade", "nós", "outro", não nos esqueçamos quem nós (eu) mesmos somos, o que já serve de um bom princípio para começarmos a perguntar qual o nosso papel frente ao outro. Além disso, dignidade é tema difícil e nem os gregos definiram. Primeiro porque volátil demais segundo porque o que é a dignidade de um pode não ser a dignidade de outro. Bom... De qualquer forma, boa sorte no lançamento do livro e parabéns, mais uma vez. Farei questão de ler, para estabelecer uma crítica com maior propriedade.

 
Sitevip Internet