Notícias / Politica

06/02/2016 - 12:16

Cidades da região que sofreram com alagamentos pedem ajuda

Por Joanice de Deus

Em Mato Grosso, três cidades decretaram situação de emergência por conta da destruição provocada pelas chuvas dos últimos dias e aguardam homologação da medida por parte da Defesa Civil Nacional para obter recursos e consertar os estragos. 

Enquanto isso, na região de Cáceres (220 quilômetros de Cuiabá), a Cruz Vermelha convoca a população mato-grossense para que contribua com donativos em benefícios das famílias atingidas. 

Os municípios em situação de emergência são Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. 

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), um levantamento feito pela Defesa Civil Estadual apurou que os prejuízos, entre pontes, estradas e imóveis, nas três cidades giram em torno dos R$ 12 milhões. 

Já as intensas chuvas afetaram aproximadamente cinco mil famílias, sendo que ao menos 40 ficaram desalojadas. Outros municípios, como é o caso de Colniza, também estão em situação de alerta. 

As enchentes foram provocadas pelo volume de chuvas que caíram na região, elevando o nível de rios e córregos, como o Rio Alegre e o Rio Aguapeí. 

Os relatos são de pontes destruídas, criações de animais e lavouras perdidas. O governador do Estado, Pedro Taques, chegou de sobrevoar a região e anunciou uma força-tarefa de ajuda às famílias afetadas. 

Para ajudar os atingidos, o presidente da Cruz Vermelha em Cáceres, Fábio Duarte da Costa, informa que a instituição beneficente está recolhendo roupas, calçados e água. 

As doações também podem ser feitas na unidade localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, próximo ao Comando Geral da Polícia Militar, na capital. 

Conforme Costa, cerca de 30 famílias continuam isoladas pelas enchentes na região de Porto Espiridião (350 quilômetros da capital), um dos municípios atingidos pelas enchentes. Porém, o número pode ser maior já que uma averiguação da situação seria feita ainda ontem na região de Vila Bela. 

As pessoas interessadas em ajudar as famílias atingidas podem procurar a sede da entidade beneficente em Cáceres ou na capital. Também podem obter mais informações pelo telefone (65) 9651-4076. 

Segundo a Defesa Civil número de desabrigados pode subir nos próximos dias, já que há muitas áreas que estão isoladas, sem acesso. O governo designou uma força-tarefa para atuar de forma integrada nos municípios de Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. 

Em Pontes e Lacerda, por exemplo, a dificuldade se dá devido ao grande número de famílias ilhadas em diversas comunidades. O isolamento foi uma consequência da destruição de 14 pontes e da perda parcial de outras 35. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet