Notícias / Cidade

13/01/2016 - 14:03

Sem autorização da Câmara, Francis aumenta a conta d'água em 20,86%

Por Assessoria/Vereador Edmilson Campos

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
   O consumidor Cacerense começou receber esta semana a conta d’água referente ao mês de janeiro com um reajuste tarifário de 20,86% de acordo com o decreto nº 638 de 11 de dezembro de 2015.

            Para o vereador Edmilson Campos (Café no Bule) mais uma vez o prefeito Francis Maris Cruz (sem partido) ignora o Legislativo Cacerense e promove o reajuste da conta d’água através de decreto administrativo e não através de lei aprovada pela Câmara após ouvir a comunidade.

            Em fevereiro de 2014 a Câmara aprovou por unanimidade Projeto de Emenda a Lei Orgânica de autoria do vereador Edmilson Campos (Café no Bule) determinando que todos os reajustes de taxas, tarifas e outros serviços públicos municipais sejam implementados através de lei e não através de decreto administrativo baixado pelo Chefe do Executivo.

            “Quando aprovamos essa emenda o nosso entendimento é que sempre que houvesse aumento das taxas, tarifas e outros serviços públicos que isso fosse discutido com a população através de audiências públicas. Promover reajustes através de decreto afasta essa possibilidade, pois o prefeito tem total autonomia para fazê-lo sem ouvir ninguém” justifica Café no Bule.

            Em fevereiro de 2014 quando a emenda foi aprovada o prefeito Francis Maris Cruz declarou em reportagem da Gazeta Digital que “o Executivo lançará mão de todos os recursos que a lei permite para tornar sem eficácia a lei aprovada pelos 11 vereadores”.

            Revoltado o vereador Edmilson Campos (Café no Bule) diz não ter dúvida que a situação deverá piorar ainda mais, a partir do mês que vem quando passará a ser cobrada na conta d’água a Taxa do Lixo aprovada pela Câmara em dezembro do ano passado com voto contrário apenas dos vereadores Edmilson Campos (Café no Bule), Félix Alvares (SD) e Tarcísio Paulino (PSB).

            “Vou cobrar da presidência da Câmara uma ação enérgica contra o prefeito que simplesmente ignora as deliberações do legislativo. Quando vetou todas as emendas ao orçamento do município para 2016 mesmo tendo sido aprovadas por unanimidade e agora com o reajuste a tarifa d’ água ele (Francis) dá a entender que a Câmara só serve para dizer amém aos seus atos. Não comungo com esse pensamento, por isso, exijo um posicionamento do Poder Legislativo” esbraveja Café no Bule.

Comentários

inserir comentário
19 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Eder, em 29.04.2016 às 13:55

    Os recursos arrecadados pela prefeitura são revertidos para o bem comum, para investimentos e custeio de bens e serviços públicos, como saúde, segurança, transporte e educação. Os impostos e as taxas contribuem para melhoria da nossa cidade, com 237 anos mas infelizmente atrasada...por isso ,se queremos coisas boas temos que contribuir ,desde que seja cobrada de forma justa....pois toda cidade desenvolvida contribui.

  • por EE, em 12.04.2016 às 16:40

    ainda bem que outubro vai chegar e o povao vai se lembrar pra dar o troco para essa corja de vereadores cupinchas desse cacique

  • por José, em 11.04.2016 às 13:55

    Concordo plenamente com o Vanderley. Na hora de cobrar todos querem, porém quando é para cumprir com suas obrigações ninguém quer né! Observe, vocês não estão pagando conta de ninguém, estão pagando o que utilizam... Portanto, quando for cobrar, olhe para si, pois qualquer prefeito que assumir essa prefeitura, não terá excito em seu trabalho com uma população que só sabe reclamar e que não cumpre com suas obrigações de cidadãos.

  • por Ascêncio Franco dos Santos, em 09.03.2016 às 10:39

    Impressiona a forma como age o prefeito, assusta o procedimento utilizado. Paralisa os poderes Legislativo (esse a muito morto), o Judiciário - o Ministério Público. que acredito pode interferir nessa mudança nas regras do jogo, se uma parcela da população não paga IPTU, que o gestor crie mecanismo jurídico, administrativo, para executar os devedores. Agora o que não dá é deixar a coisa passar em branco, pois o desmando nos tempos atuais devem ser punidos, não dá para admitir esse tipo de procedimento! Mais que lamentável é encontra justificavas para tais práticas. A muito pagamos iluminação pública e cadê, andem nas ruas dos bairros. Cuidado andem à cavalo pois estes estão acostumados com os buracos e podem desviar com mais facilidade. Abandonem as motos, carros e bicicletas!!! Não esqueçam que se houvesse ética partidária uma grande parte dessa turma nem candidatos seriam! Falemos da cor da água!!! será que esse pessoal consegue beber a água que nos vendem?

  • por professora, em 18.01.2016 às 20:37

    minha conta veio 300 reais, que antes vinha 30,00 reais.

  • por VANDERLEY, em 16.01.2016 às 18:15

    LARGAM DE SER BESTAS, O AUMENTO DA ÁGUA SE DEU PELO FATO DA COLETA DE LIXO, QUE ERA COBRADA NO IPTU E 13% DA POPULAÇÃO APENAS PAGAVA E OS 87% NÃO PAGAVAM NEM O IPTU E NEM A TAXA DE LIXO, ESTÁ SENDO COBRADA AGORA NA CONTA DE ÁGUA DE FORMA MENSAL, QUEM PAGA IPTU VAI PAGAR DA MESMA FORMA E QUEM NÃO PAGA, PELO MENOS A TAXA DE COLETA VAI PAGAR, AFINAL PREFEITURA NÃO É EMPRESA QUE GERA LUCRO SOZINHA, DEPENDE DE CONTRIBUIÇÃO..

  • por lucas samuel, em 16.01.2016 às 18:08

    A conta de agua aumentou devido a taxa do lixo que esta sendo cobrada na conta de agua, jornal oeste manipula informações. Lamentável.

  • por Bugre pantaneiro, em 14.01.2016 às 11:18

    kkk Bem feito! Quem mandou votar nele? Agora chupa que é de uva bugrada!

  • por sergio, em 14.01.2016 às 08:13

    esse Edmilson Campos é um hipócrita, ta quereno se aparecer tá assim , pq não arranjou um a boquinha para os seus apadrinhados, mas dúvido se fosse os Henrry ele estava esbravejando, tava par ecendo um corderinho

  • por Jorge Augusto, em 13.01.2016 às 22:32

    Dessa Câmara o único vereador que realmente defende a nossa população é o Café no Bule. Os demais infelizmente não passam de PAUS MANDADOS do senhor prefeito Francis Maris.

Mais comentários
 
Sitevip Internet