Notícias / Politica

13/01/2016 - 13:39

Implantação do cultivo de cacau em Curvelândia é debatido em reunião

Por Adrielle Piovezan

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Desenvolver economicamente o município de Curvelândia (distante 311 quilômetros de Cuiabá) através da cultura do cacau, associado a produção de leite já existente na região foi tema de reunião realizada na manhã desta terça-feira (12/01), em Várzea Grande, na Superintendência Federal da Agricultura do Estado de Mato Grosso (SFA-MT) com a participação de pequenos produtores rurais, prefeito Eli da Farmácia, representante do CEPLAC, superintendente do MAPA, José Assis Guareski e deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT).

 
Na reunião foi discutida a importância e a necessidade de incentivar a atividade e plantio do cacau, a fim de assegurar a diversificação e melhoria na renda dos produtores. Conforme o deputado do PP, a proposta é alavancar e organizar a cadeia produtiva do cacau para que seja explorada pelos agricultores familiares do município de forma sustentável. Segundo ele, o beneficío será efetivo.

Eli da Farmácia assegurou total apoio da prefeitura. "As ações precisam acontecer, atualmente o município conta com 850 agricultores familiares, a prefeitura estará apoiando e dedicando atenção especial, estamos iniciando uma conversa que resultará no desenvolvimento de Curvelândia", disse ele.

O superintendente do Mapa falou do processo de reformulação do órgão e da nova dinâmica a ser trabalhada a partir de 2016 e que deverá contemplar projetos nessa esfera. "O cultivo é viável, existem créditos para financiamento de área para produção a apoio para plantação".

O pequeno produtor rural Nelson Maracujá enfatizou a viabilidade do cultivo do cacau pelos pequenos produtores de Curvelândia e agregação de valor. "São inúmeras as pequenas propriedades aptas ao cultivo, muitas famílias saem de Curvelândia para trabalhar nos municípios vizinhos, a proposta é assegurar na localidade emprego e renda por meio da atividade cacaueira".

Ficou agendado para o mês de fevereiro a realização de uma nova reunião para prosseguimento e andamento da proposta com representantes da secretaria de estado de Agricultura Familiar, Empaer e órgãos vinculados.
Defensor da agricultura familiar e do desenvolvimento da região de fronteira de Mato Grosso, o deputado federal esteve em 29 de outubro na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Brasília, reunido com Diretor Elmir Ferraz e coordenador, Antônio Siqueira, buscando nova parceria para os trabalhadores rurais de Mato Grosso nas áreas de desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão rural.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Eduardo, em 13.01.2016 às 14:53

    E esse Cacau seria vendido pra quem?

 
Sitevip Internet