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12/01/2016 - 13:42

Unemat dá início às ações do Projeto Rondon em Cáceres e Alto Paraguai

Por Nataniel Zanferrari, com Thiago Andrade (GCom-MT)

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Com o objetivo de transformar a realidade local e buscar novas experiências, quatro equipes com 82 jovens universitários mato-grossenses encaram o desafio de ajudar o próximo, promovendo trabalho de inclusão. Essa é a Operação Paiaguás, integrante da edição 2016 do Projeto Rondon, que iniciou suas atividades neste sábado (9). Mato Grosso é o primeiro estado a executar a edição regional do projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa.

Quatro municípios de Mato Grosso vão receber os estudantes: Alto Paraguai, Cáceres, Poxoréu e Santo Afonso.
A escolha levou em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e também as dificuldades enfrentas pela população. Até o dia 23 de janeiro, diversas oficinas serão realizadas, juntando teoria e prática.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa da iniciativa, através de equipes dos campi unviersitários Jane Vanini, de Cáceres, e Renê Barbour, de Barra do Bugres. O coordenador dos alunos da equipe de Barra do Bugres, o professor do curso de Arquitetura, João Mário de Arruda Adrião, destaca que a seleção dos alunos participantes não foi fácil, e dos seis cursos, três têm representantes entre os alunos escolhidos. “Nossa preocupação era buscar assunto em comum. Fizemos uma lista com assuntos que gostaríamos de trabalhar e os alunos foram escolhendo os temas que tinham mais habilidade, estudaram o assunto mais a fundo e prepararam as oficinas de apresentação”, conta o professor.

Durante o lançamento da Operação Paiaguás, realizado neste sábado (9), em Cuiabá, o governador Pedro Taques ressaltou que os objetivos só serão alcançados com a ajuda de todos. “Os alunos têm um papel significativo neste momento que estamos vivendo. Eles agarraram o projeto com unhas e dentes. Os alunos vão conhecer pessoas com problemas diversos e precisam lembrar que a nossa sociedade precisa ser mais livre, mais justa e mais solidária. Eu acredito no Projeto Rondon. Quando descobri que havia a possibilidade de uma edição regional, buscamos imediatamente a implantação aqui no Estado e estamos concretizando isso neste momento”. O Gabinete de Governo e a Casa Civil foram as pastas responsáveis pela articulação, execução e apoio do Estado à ação. Além da Unemat, , também participam do projeto alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade de Cuiabá (Unic).

O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Ricardo Machado Vieira, participou da abertura dos trabalhos em Mato Grosso e ressaltou a importância do Projeto Rondon. “É a intenção do Ministério da Defesa ampliar essas atividades, dentro das nossas limitações, para que mais municípios possam ser alcançados. Estamos modificando um pouco a ideia e este é o primeiro ano que desenvolvemos o projeto regionalmente. Mato Grosso é primeiro estado com essa nova visão, mas isso é produtivo porque reduz custos com deslocamentos, principalmente pelo fato de usar estudantes do próprio estado, que vão ter um conhecimento mais profundo da realidade local”.
 
Projeto Rondon

O Projeto Rondon nasceu em julho de 1967, mas teve suas atividades encerradas em 1989. Em 2005 foi reativado devido ao pedido de alunos universitários. O projeto é uma ação governamental do Ministério da Defesa por meio das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), que dividem a coordenação e apoio à execução.

Já o nome é uma homenagem ao marechal mato-grossense Cândido Marino da Silva Rondon, considerado Patrono das Comunicações no Brasil e com feitos reconhecidos mundialmente. Até 5 de maio deste ano, Mato Grosso vive o ano de Rondon, em homenagem aos 150 anos de nascimento de Marechal Rondon.

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  • por MOSSUETO, em 12.01.2016 às 16:47

    O Projeto Rondon é uma brilhante iniciativa, beneficia a comunidade nas suas mais diferentes necessidades e muda totalmente a visão dos integrantes que saem de um ambiente acadêmico, para enfrentar a dura realidade fora do asfalto, um ambiente totalmente diferente, mas o estudante começa a conhecer o que o espera no pós formatura.

 
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