Notícias / Cultura

09/01/2016 - 18:42 | Atualizado em 10/01/2016 - 11:02

​Cáceres está sediando a maior ‘Folia de Reis’ da região

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Uma das maiores e mais tradicionais festas de louvor e expressão da religiosidade povo brasileiro e dos católicos latinos, está acontecendo desde ontem, 9, e prossegue hoje, 10, em uma Chácara no bairro Garcez, em Cáceres.
                
A Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus).
 
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.
 
Em Cáceres a maior delas é realizada pela famílias do músico Joaquim Rodrigues da Silva (Cleomir), da dupla Cleomir e Cleomar. Ao lado dos irmãos, sobrinhos e netos, ele não mede esforço para manter a tradição herdada dos pais e avós.
 
‘São 5 filhos homens que ajudam a garantir a tradição juntamente com as esposas e familiares destas, as dificuldades são múltiplas mas graças ao empenho e envolvimento, nós temos conseguido fazer além da reza uma festa com um animado baile, isso pode acabar se não houver um engajamento politico da tradicional festa’, alertou.
 
Segundo ele, todo ano é uma correria para garantir a festa e que os mais jovens têm dificuldades de entender a importância da tradição. ‘Um povo que não preserva sua cultura perde sua identidade’, lembra.
 
Joaquim lembra que mesmo sendo uma herança do legado de seu pai o Vicente Luiz da Silva falecido em 1999, que iniciou a tradição no seio da família após receber uma graça no ano de 1961, a festa hoje é da sociedade cacerense e que inclusive já esteve no exterior (Holanda), fazendo apresentações e levando o nome de Cáceres e da tradição.  
 
O musico justifica seu empenho a um pedido de seu pai em seu leito de morte e depois, em um sonho posterior. Ele afirma que esse pedido lhe dá disposição para continuar com a reza. ‘Talvez deixemos de fazer o baile’, desabafa entristecido.
 
Ele explica que este ano serão ofertas gratuitamente 6 vacas, 3 para o jantar neste sábado a noite e 3 no almoço deste domingo, 10.
 
Mesmo com as despesas quase todas cobertas, Joaquim diz que se alguém quiser receber a visita da bandeira e colaborar doando dinheiro para o incremento do evento, basta ligar para o seu telefone o (65) 9953-9808.
 
‘Vem gente de diversos estados para assistir a chegada da bandeira, são parentes e fazendeiros da região que gostam da tradição’, avisa.
 
A festa acontece na região do bairro Garcez na rua Radial 1, lado esquerdo sentido bairro.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet