Notícias / Cultura

04/01/2016 - 09:44 | Atualizado em 04/01/2016 - 09:59

Folia de Reis, tradição marca cultura cacerense

Por Zeca/ Redação Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
Uma das maiores e mais tradicionais festas de louvor e expressão da religiosidade do nosso povo brasileiro e dos católicos latinos, acontece em Cáceres, tem adeptos de diversas localidades e regiões do País.
Em alguns países latinos, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, a comemoração passou a ser a mais importante data do catolicismo, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.
Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.

Cáceres possui hoje um legado desta tradição graças à fé e engajamento de famílias tradicionais que se unem para festejar e compartilhar.
Joaquim Rodrigues da silva (Cleomir), da dupla Cleomir e Cleomar, é uma das pessoas que vem se destacando por não medir esforços juntamente com seus familiares, irmãos, filhos, sobrinhos e simpatizantes, para manter as chamas da tradição.
Cleomir atendeu a reportagem do JORNAL OESTE e falou sobre as tradições e dificuldades em manter a cultura.

“São 5 filhos homens que ajudam a garantir a tradição juntamente com as esposas e familiares destas, as dificuldades são múltiplas mas graças ao empenho e envolvimento, nós temos conseguido fazer além da reza uma festa com um animado baile, isso pode acabar se não houver um engajamento politico da tradicional festa”.
Segundo o festeiro não há uma projeção institucionalizada e todo ano é uma correria para garantir a festa e que os mais jovens têm dificuldades de entender a importância da tradição, ‘UM POVO QUE NÃO PRESERVA SUA CULTURA PERDE SUA IDENTIDADE’. Lembra o festeiro.
Em uma projeção futurística ele demonstra preocupação, os devotos são as pessoas que ajudam e garantem esta realização com doações, mesmo assim a logística esta crescendo e isso pode cominar no futuro, em algo impossível devido à ocupação dos envolvidos que tem suas famílias e obrigações, por isso a necessidade de politicas publicas que garantam condições aos festeiros.
Joaquim lembra que mesmo sendo uma herança do legado de seu pai o sr. Vicente Luiz da silva falecido em 1999, que iniciou a tradição no seio da família após receber uma graça no ano de 1961, a festa hoje é da sociedade cacerense e que inclusive já esteve no exterior (Holanda), fazendo apresentações e levando o nome de Cáceres e da tradição.   

O musico justifica seu empenho a um pedido de seu pai em seu leito de morte e depois, em um sonho posterior, esse pedido lhe dá disposição para continuar com a reza, “talvez deixemos de fazer o baile” desabafa entristecido.
Este ano mataremos 6 vacas, 3 para o jantar no sábado a noite e 3 no almoço no domingo, caso alguém queira receber a visita da bandeira e colaborar doando dinheiro para o incremento da festa o telefone de contato do próprio esta disponível para melhores e maiores informações 9953-9808.

“Vem gente de diversos estados para assistir a chegada da bandeira, são parentes e fazendeiros da região que gostam da tradição”.
A festa acontece na região do bairro Garcez na rua Radial 1 lado esquerdo sentido bairro, nos dias 09 e 10 próximos e todos estão convidados a fortalecer sua fé com alegria e amor ao próximo.    
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet