Notícias / Cultura

17/12/2015 - 10:57

Banda cacerense vence festival Rock

Por Juliana Debei

Janaina Lima

 (Crédito: Janaina Lima)
Alunos do campus de Cáceres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), conquistaram prêmio estadual no Festival Mato Rock IV, em Rondonópolis (MT), em 12 de dezembro. Eles concorreram com sete bandas e foram vencedores no quesito Melhor Música, com a canção ‘A Epopeia de Infortúnio Cacerense’.

A banda vencedora, chamada ‘O Mormaço Severino’, é formada pela acadêmica de Letras Janaína Lima (vocalista) e pelo acadêmico de História Rauni Vilasboas (guitarrista e compositor). Outros três integrantes compõem o grupo: Ronaldo Gonçalves (baixista), Wellington Fernandes (percussionista) e Andres Bernardes (baterista). No evento, mais dois músicos convidados integraram o time.  Flávio Pereira e Marcio Menardi, acadêmicos do curso de História, reforçaram a percussão. 

A música vencedora conquistou os jurados pelo mistura de temas históricos locais com poesia. A letra de A Epopeia de Infortúnio Cacerense enaltece as origens do povo de Cáceres e sua relação com natureza, como destaca o refrão: ‘Eu vim de um raio de sossego, eu vim do vento da noite, eu vim do clarão da aurora, eu vim do som do açoite’.

Para o compositor Rauni Vilasboas, o prêmio é mais que um reconhecimento do talento da nova geração da cultura cacerense. É também resultado da interação dos artistas de diferentes bandas da cidade: “No evento, fizemos um improviso com outros músicos da Bando do Mato e da Vreep!, dois grupos cacerenses. Foi um ensaio rápido, e a sinergia foi muito boa, o som mostrou essa integração, e isso contribuiu para nossa conquista”, disse Vilasboas.

Para a diretora da Faculdade de Educação e Linguagem (Facel), Elisabeth Battista, a vitória é um reconhecimento do mérito dos alunos da Universidade e um incentivo aos acadêmicos. “A literatura, a música e a arte são vivências imprescindíveis para o exercício da cidadania. A Unemat possui muitos talentos escondidos nas salas de aula, e é uma satisfação quando eles enfrentam o desafio e apostam no próprio potencial. Hoje, o curso de Letras desenvolve o Projeto Novos Talentos, com crianças do Ensino Fundamental e Médio, porque acreditamos que só a educação e a cultura ajudam no desenvolvimento da cidade, e porque não, da nação. É preciso acreditar”.

A diretora reforça, ainda, o espaço que a Unemat oferece, por meio dos saraus no campus, para a apresentação de novos artistas. O evento, que reúne diferentes bandas, é uma oportunidade de integração com a comunidade e de desenvolvimento cultural.  “Esse é, também, o papel da Universidade, integrar e educar para além da sala de aula” finaliza Elisabeth Battista.       

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ronilce Sebastiana Gonçalves de Sá, em 17.12.2015 às 16:10

    Estou muito feliz por todos vocês conquistarem merecidamente esse título!!É tão bom ver o trabalho de vocês ser reconhecido e valorizado!!Parabéns!!!Novos sonhos, novos planos e novas conquistas!!!Prosperidade!!!Obrigada por existirem e fazer a alegria de nós seus Fãs!!!

  • por João Edson Fanaia, em 17.12.2015 às 11:39

    Parabéns ao grupo. Sucesso.

 
Sitevip Internet