Notícias / Saúde

01/12/2015 - 09:34 | Atualizado em 01/12/2015 - 09:41

1.200 participam da campanha de prevenção as doenças renais em Cáceres

Por José Carlos Teixeira

José Carlos Teixeira

 (Crédito: José Carlos Teixeira)
Ontem, 30, na Avenida Sete de Setembro, em Cáceres, o Hospital São Luiz realizou pelo oitavo ano consecutivo, a campanha de conscientização e prevenção às doenças renais.

As atividades educativas e preventivas, foram objetivadas com proposito de chamar atenção em prol a saúde deste importante órgão, os rins.

A enfermeira Nathalie Néspoli nos ajudou a entender a ação.

O envolvimento é realizado através do HOSPITAL SÃO LUIZ com parcerias importantes como LABORATORIO SÃO MATEUS, UNEMAT, IEC e patrocínio da UNIMED.

Cerca de 1.200 fichas de atendimento foram preenchidas e os exames e procedimentos foram realizados por acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina da UNEMAT, técnicos do IEC, nutricionistas, médicos e vários outros profissionais colaboradores e parceiros do hospital além dos exames cedidos pelo Laboratório são Mateus que contribuíram para o sucesso da ação.

Neste dia foram realizados exames que identificam o diabetes e aferição de pressão, sendo estas as duas causas mais comuns que levam a necessidade de fazer hemodiálise.

Os exames diagnosticados com alterações foram encaminhados ao Nefrologista (medico de rins).
A Dr. Ana Ladice Garcia Correa, responsável pelo Centro de hemodiálise, gentilmente dedicou seu tempo para esclarecer a população através do Jornal Oeste alguns dos cuidados que devemos ter para controlar os riscos das enfermidades.

O centro de dialise atende hoje quase 200 pacientes. “Alguns, muito jovens, que se descuidaram. O diabetes, lesiona os vasos sanguíneos, é inflamatório é silencioso e causa alteração cardo vascular (amputar membros), e falência dos rins que leva a hemodiálise, mata aos poucos, é a 1º causa da dialise’, explica.

As pessoas podem prevenir fazendo duas vezes ao ano, os exames, Urina 1 e creatinina, é a forma mais fácil de descobrir e controlar, o custo do exame não passa de R$ 10, R$ 15, afirmou a medica.

A segunda causa da dialise é a hipertensão; ‘as vezes não há sintomas, quando eles aparecem é porque o estagio da doença já esta avançado, existem os fatores genéticos, o certo é a pessoa fazer esta aferição duas vezes ao ano com este diagnostico podemos acompanhar e tratar as enfermidades’, acrescentou.
Estatísticas
 
Dos cerca de 200 pacientes renais crônicos da clínica, 83 são da cidade de Cáceres, dois são bolivianos e restantes são dos municípios da região.

A maior causa é diabetes, 35%. Hipertensos correspondem a 30% e GNC corresponde a 10%. Causas genéticas são 4% e os outras diversas, 21%.

Uma sessão de hemodiálise demora 4 horas e é realizada 3 vezes na semana é cansativa, enfatiza Dr. Ana Garcia.
 
‘Os cuidados preventivos de controle devem começar cedo, com a realização dos dois exames; Urina 1 e creatinina. Isso faz toda a diferença, este é o sentido da campanha’, conclui a médica.
  • 1.200 participam da campanha de prevenção as doenças renais em Cáceres
  • 1.200 participam da campanha de prevenção as doenças renais em Cáceres
  • 1.200 participam da campanha de prevenção as doenças renais em Cáceres

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ana ladice garcia correa, em 01.12.2015 às 16:03

    Gostaria de colocar um adendo na reportagem(houve trocadilhos de palavras) A doença renal crônica tem como principal etiologia o Diabetes Mellitus e hipertensão arterial sistêmica .São doenças silenciosas que evolui com múltiplas complicações: doença cardiovascular(infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral),insuficiência renal crônica ,insuficiência arterial periférica ,retinopatia diabética (levando a cegueira).

 
Sitevip Internet