Notícias / Educação

30/11/2015 - 16:25

Projeto do IFMT Cáceres fomenta reciclagem e reutilização de materiais com uso responsável dos recursos naturais

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Pneus usados, caixotes de feira, garrafas PET, caules de bambu, madeira apreendida pela justiça, restos de material de construção, entre outros resíduos que iriam para o lixo foram transformados pelos acadêmicos da segunda turma de Engenharia Florestal do IFMT Campus Cáceres em utilitários como assentos, mesas, canteiros, lixeira, vasos de flores e jardim suspenso, dando vida e cor aos espaços de convivência dos alunos do Curso. A ação integra o Projeto “Reciclagem e reutilização de materiais – Uso responsável dos recursos ambientais”, coordenado pela professora Gláucia Alves e Silva que teve início este semestre como atividade da disciplina de Manejo de Unidades de Conservação e Áreas Silvestres.

O objetivo, segundo a professora é, além do caráter pedagógico de difundir os conceitos e promover práticas de educação ambiental entre os acadêmicos, envolver a sociedade de Cáceres com a proposta criativa de reaproveitamento e reutilização de materiais por meio da expansão das atividades do projeto em escolas e outros espaços de convivência da população.

“A ideia é expandir o projeto, inicialmente para outros espaços dentro nosso campus e depois envolver escolas e comunidades nas ações”, explica Gláucia.

A professora destacou o comprometimento e protagonismo dos acadêmicos no projeto. “O mérito é deles, os trabalhos me surpreenderam, foram muito além das expectativas. Será um marco para as próximas turmas como espelho e motivação para realização de outras ações”, afirmou.

A atividade foi organizada em dois grupos. No trabalho denominado 'útil e sustentável' os acadêmicos confeccionaram de modo artesanal sofás, banco, mesa de centro, lixeira e canteiros de flores e plantas ornamentais utilizando pneus usados, caixotes de feira, tubos de papelão descartados, barril de chopp vazio, tecido de cortinas entre outros elementos que se tornaram utensílios e mobílias que permanecerão para uso na entrada e saguão do bloco do curso de Engenharia Florestal.

No trabalho intitulado 'Espaço Ecológico Michelle Carmelinda Pegorini Bordini', em homenagem a professora do curso de Engenheira Florestal do IFMT Cáceres, falecida no ano passado, os acadêmicos construíram entre os blocos de salas de aula e no corredor espaço de convivência com pergolado, bancos e jardim suspenso confeccionados com toretes de teca, tábuas, caules de bambu e madeira de doação apreendida pela justiça, além de restos de materiais de construção. No centro do Espaço Ecológico, onde já crescia um Ipê Amarelo, plantado em homenagem à professora, os alunos reproduziram uma engrenagem com garrafa PET e brita em referência ao símbolo da Engenharia Florestal.

Para os acadêmicos, o trabalho em conjunto e cooperação entre as equipes deu mais sentido a dinâmica do projeto. De acordo com eles, a perspectiva ambiental integra a matriz do curso e é focada na formação de profissionais que entendem não apenas a necessidade de produzir, mas também de aproveitar, em propósito sustentável, todos os resíduos do que é produzido.

Aldebaram, Antonio Miguel, Beatriz, Camila, Cássia, Daniela, Glleyce, Júlia, Janaína, Márcio, Paula, Janderson, Alessandro, Bruno, Cleverson, Douglas, Elisidério, Elvis, Fernando, João Gustavo, Juliender, Leonardo, Ricardo e Vagner são multiplicadores e entusiastas da ideia. A fala que ecoa entre estes acadêmicos que cursam o 9º semestre de Engenharia Florestal é “o trabalho é de toda aturma, é o que queremos deixar como exemplo e como aprendizado”.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet