Notícias / Cidade

29/11/2015 - 10:33 | Atualizado em 29/11/2015 - 10:36

Procurador da Republica diz que Turismo é mais viável que ZPE

Por José Carlos Teixeira

José Carlos Teixeira

 (Crédito: José Carlos Teixeira)
Durante audiência pública realizada na última sexta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Cáceres, para discutir a segurança pública na região, o prefeito Francis Maris acabou mencionando a Zona de Processamento Exportação (ZPE) como instrumento que pode promover a retomado do crescimento econômico da cidade e consequentemente ajudar a reduzir os índices de criminalidade.
 
A declaração foi criticada pelo Procurador da República, Felipe Mascarelli, que também esteve presente no evento.
 
Assim como já havia dito em um debate recente no auditório do Sebrae, o Procurador afirmou que a ZPE, se consolidada, pode ajudar a economia da cidade, mas o caminho mais rápido para o desenvolvimento seria a Cáceres aproveitar a sua vocação natural, o turismo.
 
‘Deveríamos estar em avançado estagio de consolidação como turístico criando empregos e distribuindo renda, condicionando e formando jovens ociosos que estão sendo recrutados pelo crime em guias turísticos, por exemplo, isto junto com um plano de desenvolvimento por este meio’, afirmou.
 
Para o inspetor chefe da delegacia da PRF em Cáceres, Luiz Antônio Filiagi, os órgãos de repressão aos crimes na fronteira precisam de maior estrutura para combater o número crescente ocorrências.
 
Alguns integrantes da mesa de debates e do plenário fizeram referência ao Exército Brasileiro e cobraram maior participação da força nas ações de policiamento da fronteira.
 
Um representante do Gefron chegou a dizer que o Exército parece estar sendo subutilizado.
 
Integrante do Exército, capitão Afonso Teixeira, que representou o comando do 2º BFRON no evento, se referindo a Lei 97117, que desativou os destacamentos, afirmou de forma pouco esperançosa que não há planos para aumentar a atuação do Exército na fronteira.
 
A Audiência teve a participação de representantes de mais quatro cidades. Curvelândia, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.
 
O debate foi convocado pela vereadora Valdeniria Dutra (PSD).

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Mesquita, em 01.12.2015 às 16:02

    Enfim alguém com um lampejo de bom senso, o investimento em turismo é mais barato e beneficia toda a região, ao passo que a ZPE e a HIDROVIA beneficiará apenas os grandes empresários e a região e a população ficará apenas com os ônus (prejuizos)!

  • por Junior, em 30.11.2015 às 10:49

    Eu ainda acho estranho o desempenho tão enérgico depois de tantos anos pro parte de alguns, estou estranhando isso !!! Vou procurar estudar mais sobre as cotas dessa zpe, sobre vantagens e desvantagens, quem será os financiadores do projeto que a décadas arrasta em papéis e agora assim, como estralo de dedos achamos vários, disse vários, interessados em desenvolver isso o mais rápido ! #quandoaesmolaedemaisosantodesconfiamesmo

  • por Junior silva, em 29.11.2015 às 22:36

    Nossa, como tem gente entendida no assunto né ??? Por isso as coisas não andam, não entram em um acordo, estadual anda de um lado, federal de outro, e se for turismo sr. pq não temos incentivos necessários para alavancar alguma coisa aqui, pq até agora só vi afundar !! Falar todo mundo fala, deixa isso para os políticos em clima de campanha eleitoral que vem fazer politicagem na cidade falar, desses aqui está cheio, queremos soluções e não contradições e nem oposição! E qu se entendam para o bem da população, olhe o festival de pesca o que virou aqui, e vem falar de turismo, investimento, e ..... Rum !!

  • por Luiz Mário, em 29.11.2015 às 21:42

    Muito infeliz o comentário do Sr. Mossueto, que se diz cacerense mas é contra a ZPE, somente pelo motivo de que se a mesma for implantada, será a consolidação de uma luta que já dura mais de 20 anos, liderada desde seu embrião pelo Senador Márcio Lacerda. O potencial do desenvolvimento que poderá ser trazido pela ZPE em caso de sua implantação é imensamente maior que a prestação de serviços no ramo do turismo. Gostaria que o Sr. Mossueto estudasse, por não mais que duas horas, o assunto ZPE, pois a ignorância é inimiga da formação de opinião.

  • por Fransérgio Piovesan, em 29.11.2015 às 14:20

    Até que enfim uma autoridade reconhece o óbvio. Espero que as demais ouçam o que disse o Dr. Felipe. O turismo é a indústria mais limpa do mundo. Com o turismo TODOS ganham, e não apenas alguns empresários. Turismo possibilita evolução da comunidade, troca de experiências e oportunidades. Nós temos que ninguém têm: Pantanal, Centro Histórico e povo hospitaleiro e trabalhador. Com um décimo do que seria gasto em ZPE, nós restauramos todo o Centro Histórico! Gente, ninguém enxerga isso?

  • por MOSSUETO, em 29.11.2015 às 11:33

    O procurador que não é Cacerense e apenas pela historia da ZPE que é esperada por mais de três décadas, e até agora nada, apenas blá, blá, blá de políticos demagogos justamente em ano pré e de eleição, passou o período, ninguém quer saber de ZPE, ao passo que o turismo está ai, a trancos e barrancos, mas está funcionando, faltando apenas investimento por parte do poder público, a diferença é que o turismo não traz votos como as conversas fiada da ZÉ PÉ.(nome dado por eleitores descrentes do projeto que manteve os Lacerdas por sucessivos mandatos no poder, até caírem no descrédito do eleitor, e o resultado está ai para todos verem)

 
Sitevip Internet