Notícias / Economia

25/11/2015 - 08:21

Adilson Reis participa de fórum em Corumbá sobre a Hidrovia Paraguai/Paraná

Por Jornal Oeste

Arquivo/EN

 (Crédito: Arquivo/EN)
O engenheiro cacerense Adilson Reis, um dos maiores estudiosos sobre a hidrovia Paraguai/Paraná, fará parte de uma mesa de debates que integrará a programação do fórum ‘Rumos da Hidrovia: ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no rio Paraguai’, que começa hoje, 25, e vai até sexta-feira, 27, em Corumbá/MS.
 
A iniciativa é do Comando do 6º Distrito Naval e da Sociedade “Amigos da Marinha” (SOAMAR).
 
O evento tem como propósito fomentar o debate sobre os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário na calha do Rio Paraguai, sendo dividido em dois blocos de palestras (privado e governamental), de modo a garantir um ambiente equânime para a apresentação de proposições.
 
            O inequívoco interesse e oportunidade de que se reveste este Fórum, não só porque responde às preocupações e anseios de um grande número de entidades públicas e privadas, mas também porque será franqueado um privilegiado espaço de reflexão e debate sobre essa importante matéria que muito beneficiará a população pantaneira.
 
Em suma, o evento visa estabelecer uma discussão salutar, no intuito de conjugar as potencialidades econômicas que o Rio oferece, sem descuidar da sua preservação, para que essa alavancagem intermodal, logo – econômica, seja não só benéfica, mas, sobretudo longeva.
 
Nesse sentido, na ocasião será lançado o Projeto “Cabeceiras do Pantanal”, uma iniciativa da Rede Matogrossense de Televisão e do Instituto do Homem Pantaneiro, que servirá de esteio aos debates, pois, não se pode pensar em transporte hidroviário sem a preservação dos rios.
 
Oportuno se toma dizer que a Hidrovia do Paraguai é fundamental para o desenvolvimento do Mercosul.
 
No presente, o transporte no Rio Paraguai é limitado a um número restrito de commodities, principalmente minérios e açúcar, segundo dados do Ministério dos Transportes.
 
Um número potencial de commodities adicionais poderia ser transportado pelo Rio Paraguai, sendo as commodities mais promissoras: soja, farelo de soja e milho.
 
A região de Cáceres no Mato Grosso, por exemplo, tem uma área de atendimento que cobre um raio de 500 km, correspondendo atualmente à produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas de grãos.
 
Somente se o trecho entre Cáceres e Corumbá for melhorado (dragado), e as conexões entre as regiões de produção no Mato Grosso e o terminal próximo a Cáceres forem otimizadas, uma parte substancial de soja e/ou milho poderia ser transportada pelo rio Paraguai. Além do mais, a carga de retorno (por exemplo, fertilizantes) seria de interesse para a navegação no Rio Paraguai, uma vez que poderia ser realizada com menor custo, uma vez que os comboios teriam de retornar a Corumbá de qualquer forma.
 
Mas a grande contrapartida da ampliação do sistema hidroviário de transporte é a maior competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, bem como o desenvolvimento regional das diversas áreas envolvidas no processo. Quando há uma estrutura de transporte mais organizada, os custos diminuem, aumentando a competitividade brasileira, gerando mais desenvolvimento.
 
Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), somente o Estado de Mato Grosso tem uma movimentação atual de grãos da ordem 27,5 milhões de toneladas (equivalente a 14,9% da produção) e um potencial para 40,3 milhões de toneladas (cerca de 60% da produção). A movimentação atual de grãos gira em torno de 200 mil toneladas, sendo que a capacidade de transporte de grãos é de três milhões de toneladas e capacidade total de transporte seria de 15 milhões de toneladas, caso fossem feitos os investimentos em dragagens/derrocamentos e sinalização.
 
Em tempos de rarefeitas perspectivas no cenário econômico do País, o Fórum surge como uma oportuna iniciativa, oferecendo a possibilidade não só de discutir de maneira ampla os diversos interesses atinentes ao transporte hidroviário no Rio Paraguai, mas também de construir novos entendimentos e iniciativas, permitindo que se possa vislumbrar um quadro prospectivo bem mais favorável que o atual.
 
O Fórum contará com a participação efetiva de representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal; entidades não governamentais; além de lideranças empresariais e acadêmicas. A programação do evento contemplará os seguintes assuntos: Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, Licenciamento Ambiental, Políticas para o setor Hidroviário, Situação Atual do Acordo Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), dentre outros temas afins.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tato giraldelli, em 25.11.2015 às 19:46

    parabéns meu grande Amigo

 
Sitevip Internet