Notícias / Direto da Fonte

19/10/2015 - 17:01

Bastidores

Por Da Redação

Enquanto não há definição no Palácio Luiz de Albuquerque de quem será o candidato a reeleição pela situação, a oposição segue se movimentando. Na próxima sexta-feira, 23, a partir das 19h, no plenário da Câmara de Vereadores, o Solidariedade, sob a presidência do motorista da prefeitura de Cáceres, Fábio Lourenço, fará um ato para apresentar alguns dos seus pré-candidatos a vereador e o seu pré-candidato a prefeito, o vereador Félix Álvares. O evento suprapartidário deverá contar com a presença de lideranças do PR, PT, PMDB, PSD, PDT, PSB e PV, que estão construindo uma aliança com vistas às eleições do ano que vem. O bloco oposicionista está sendo liderado pelo deputado estadual doutor Leonardo (PDT).
 
Situação
 
Já pelo lado da situação, a novidade da semana é o buxixo em torno de mais uma mexida no primeiro escalão da prefeitura. Fonte da Coluna que faz parte da equipe linha de frente do prefeito Francis Maris, diz que apesar reconhecer o empenho, ele não estaria satisfeito com os secretários Walter Zacarquim (Obras) e Roger Pereira (Saúde). Os cotados para as vagas são o neoempreiteiro Fransérgio Piovesan e o seu amigo, Cézare Pastorello.
 
Mal
 
Com relação a Obras, talvez o prefeito esteja vendo o mesmo que a população. Coisas simples como a coleta de lixo e a falta de manutenção da iluminação publica, especialmente na área central da cidade, não funcionam e depõem contra a administração. No caso da Saúde, o inexperiente secretário assim como seus antecessores, não consegue gastar os recursos da pasta o que levou recentemente o prefeito a colocar a mão no bolso novamente.
 
Luz
 
No caso da Obras, as coisas tendem a melhorar nos próximos meses com a contratação de novas empresas para operar a coleta de lixo e a limpeza publica. A novidade neste quesito é a contratação de uma empresa para operar o novo aterro sanitário. A partir de agora, a coleta de lixo e a gestão do aterro passarão a ser de responsabilidade da SAEC. A limpeza publica permanecerá sob responsabilidade da Secretaria de Obras.
 
Inexperiência
 
A inexperiência da equipe do prefeito Francis Maris no setor administrativo levou o município a cometer uma ilegalidade. Sem prever os impactos financeiros de uma eventual Reforma Administrativa e conseqüente do concurso público, o orçamento para o ano que vem foi retirado da pauta da Câmara onde já tramitava. O erro foi detectado pelo SSPM e pelo líder da oposição vereador Edmilson Campos (PR). O município deveria emendar e não retirar o projeto.
 
Sob pressão
 
Pressionado pela chegada do período das chuvas e de cabeça quente por conta do atraso dos repasses dos recursos por parte do governo federal para o pacote de obras que está em andamento na cidade, o prefeito de Cáceres, Francis Maris tem vivido momentos difíceis nos últimos dias com a eminente possibilidade das empreiteiras voltarem a abandonar os serviços como fizeram na gestão passada. Para que isso não ocorra, ele já adiantou as contrapartidas como fez Túlio Fontes (PSB) e no desespero pode acabar emprestando dinheiro do próprio bolso às empreiteiras para que elas concluam as obras. A prioridade é terminar até o final do mês a pavimentação de ruas dos bairros Rodeio, Maracanãzinho e Cavalhada. As obras foram viabilizadas pela gestão passada junto ao ex-senador Jayme Campos (DEM) e a deputada Thelma de Oliveira (PSDB).
 
Grana
 
O prefeito já emprestou dinheiro para as obras do Centro de Eventos e da Praça Esperidião Marques. Para minimizar o risco de perder os empréstimos, ele está pegando cheques dos empresários.
 
Burocracia
 
A Câmara de Vereadores de Cáceres deve votar esta semana uma Lei especial que autoriza a prefeitura a comprar ações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), até o valor de R$ 200 mil. A medida é necessária para legalizar o repasse para AZPEC pagar os projetos que devem ser apresentados ao Estado.

Comentários

inserir comentário
16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por DITÃO, em 22.10.2015 às 12:28

    ei só falar que não etm dinheiro é muito facil ,mas se quer saber quanto já foi repassado para o municipio é só até o portal da transparecia do GOVERNO FEDERAL E TÁ TODOS OS REPASSE PARA CÁCERES INCLUSIVE DICRIMINADOS .

  • por maneco silva, em 22.10.2015 às 10:49

    Depois de muito tempo sem precisar dos serviços interno da prefeitura de Cáceres,hoje como representante comunitário eu estive algumas vezes em 3 secretárias e gostei dos atendimentos que recebi,não sei se os objetivos dessas visítas serão alcançadas,mas aproveito o espaço para parabenizar as melhoras no atendimento

  • por marsofo, em 20.10.2015 às 16:56

    O problema de Cáceres,no campo da administração publica, a meu ver é facil de identificar: cidade quase tri-centenária, sem nenhum projeto que vise orientar sua administração, mal traçada, bairros isolados e distantes, SUPER ENDIVIDADA, BAIXA ARRECADAÇÃO, POPULAÇÃO QUE CARECE DE RECURSOS PARA COLABORAR COM O SEU PROGRESSO, PELO MENOS PAGANDO EM DIA OS IMPOSTOS MUNICIPAIS, DIRECIONAMENTO ADMINISTRATIVO ARCAICO E ULTRAPASSADO, e outros predicados mais, ALÉM DO SENSO POLITICO TOTALMENTE PERSONALISTA, INTERESSEIRO, EGOCENTRICO, DESPROVIDO DE UMA ABRANGENTE VISÃO PARA ALICERÇAR O FUTURO, que predomina na mentalidade da maioria de seus lideres. EM TODOS OS TEMPOS. Acredito que a implantação da ZPE, que certamente atrairá cidadãos com mentalidades acostumadas ao verdadeiro progresso e desenvolvimento, determinará um futuro mais brilhante para essa bucólica cidade.COM MERECIMENTO. Tenhamos paciencia e aguardemos algumas duas ou três decadas , prazo mínimo para que se ocorra as grandes mudanças nos planos socio-economico, educacional, cultural,e principalmente comportamental , tanto nos planos mental como espiritual. Que me perdoem os que se sentirem ofendidos.

  • por marcos, em 20.10.2015 às 13:46

    O Francis pode até ser ruim prefeito. Porém, nos últimos bilhões de anos em Cáceres ainda não vi um empresário peitudo igual a ele. Prefeito voluntário, trabalhando com muito amor e respeito pelos cacerenses. Tem meu apoio e todos os votos da minha familia que ja tomou essa atitude desde a eleição passada. E ao aficionados di plantão, só lamento voces ter perdido as tetinhas do dinheiro fácil..

  • por laudir do sao lourenço que como os outros esquecido, em 20.10.2015 às 12:53

    eu que sou cacerense ha mais de 40 anos e acompanho o desenvolvimento de caceres haja visto crescimento bem preguiçoso, se comparado aos demais municípios não consigo ver que tantos essas pessoas que elogia o trabalho desse prefeito esta vendo...ônibus parado no pátio e contrata ônibus de outra empresa,os bairros todos esquecidos,os psfs que parece mais uma casa de terror e isso é estar trabalhando?..

  • por Esmeraldo Rodrigues de Jesus, em 20.10.2015 às 11:50

    Adriana... Concordo com vossa senhoria... No mínimo tem pelo menos que conhecer bem a nossa cidade. Isso seria trocar "seis" por "06". No caso do Zacarquim, nenhum dos dois conseguiria melhorar a pasta, ou fazer o trabalho que o Walter está fazendo...Pra mudar as pastas em questão será preciso aguardar terminar todos os processos em andamento e não são poucos... Senão os quais estão encaminhado pará, e quem perde com isso?....

  • por sabonetinho., em 20.10.2015 às 11:46

    alguém poderia me explicar para que vai servir aquele arco do triunfo que estão fazenda na portaria da Prefeitura, é um absurdo aquilo em tempos de crise, acorda prefeito tira a bunda da cadeira e dá uma rodadinha nos bairros periféricos da cidade apesar do senhor não gostar de pobre.

  • por ADRIANA, em 20.10.2015 às 08:17

    O QUE ESTA RUIM PODE PIORAR AS SEC SE FAZ NESCESSARIO PESSOAS TECNICAS OU SEJA UM MEDICO E UM ENGENHEIRO.

  • por Luiz da Cohab Nova, em 19.10.2015 às 20:04

    Conversei dias atrás com meu amigo Deusdel que foi superintendente na Saúde do Estado e subsecretário de saúde de Várzea Grande e, segundo ele, a saúde de qualquer município está difícil de tocar, mas quando se tem um hospital regional que funciona bem e um hospital na invergadura de um São Luiz, as coisas podem ser facilitadas. Falei sobre a saúde ter dinheiro em caixa e bão executar e a resposta que ele me deu foi que é impossível isso acontecer, pois o grande problema é recursos e acredita que Cáceres deve estar assim também. Agora a pergunta que não quer calar, tem dinheiro como propaga a imprensa ou não tem dinheiro?

  • por Revoltada mendes, em 19.10.2015 às 19:35

    Gonzaga invés do prefeito ficar ai gastando com o relógio de ponto p/colocar nas unidades,ele deveria aplicar esse dinheiro nas obras que estão ai para paradas.essa prefeitura esta de mal a pior,tem muitas coisa acontecendo de errado lá dentro,pois deveria vir aqui o reporte secreto do fantástico fazer uma boa investigação.Principalmente na SAEC que /n presta um serviço de mal qualidade, falta água em todos os barro,e ainda ela arrecarda mas de milhões por mês. fica essa dica.

Mais comentários
 
Sitevip Internet