Notícias / Politica

13/10/2015 - 13:25

Programação do segundo dia do Seminário de Hansenologia

Por Lis Ramalho

O segundo dia do 1º Seminário Estadual de Hansenologia será voltado aos problemas, enfrentamentos e soluções da hanseníase, em Mato Grosso. O evento requerido pelo deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) é a continuidade das ações de enfrentamento em relação ao alto índice de hanseníase no estado.

Mato Grosso apresentou no ano passado, mais de três mil novos casos de hanseníase, o que equivale a 9,6% dos casos notificados no Brasil, ocupando assim, o primeiro lugar entre os estados brasileiros.

O seminário dará sequência às ações já iniciadas com a primeira audiência pública, realizada em maio deste ano, requerida pelo próprio parlamentar. “O primeiro dia debaterá a hanseníase de um modo macro, ou seja, um panorama do Brasil e do mundo, com profissionais de renome nacional. No segundo dia, vamos regionalizar e trazer os profissionais daqui, para fazermos uma avaliação real de como se encontra Mato Grosso”, explicou.

Maria de Lourdes Girardi, superintendente de Vigilância em Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) falará sobre o Plano Estadual de Enfrentamento da Hanseníase, estratégias de regionalização dos serviços de referências macro-regionais e o Termo de Compromisso; assinado em agosto, entre o governo do Estado, municípios e Ministério da Saúde.

Cícero Fraga de Melo, enfermeiro e coordenador Programa de Controle da Hanseníase e Tuberculose (PECH), da SES/MT e técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Cuiabá trará as experiências exitosas e os resultados do projeto “Ações Inovadoras” na capital, bem como, sobre a Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíase e Tracoma.

Camila Domingues, enfermeira da SMS de Alta Floresta também falará das experiências e os resultados do projeto “Ações Inovadoras” do seu município, assim como, Rose Margarethe Costa falará de Cáceres e Rafael da Silva Adorno, de Itanhangá.

A mestre Fernanda Zanol Matos, odontóloga pela Universidade de Cuiabá (UNIC) abordará sobre a condição bucal e da halitose de indivíduos diagnosticados com hanseníase.

Dr. Milton Ozório Moraes, professor titular, doutor em Biologia Celular e Molecular, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicará sobre os novos métodos diagnósticos e a vigilância de contatos de pacientes com hanseníase.

Dr. Egon Daxbacher, médico pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e hansenólogo pela Sociedade Brasileira de Hansenologia abordará a hanseníase neural.

Para participar do 1º Seminário Estadual de Hansenologia, a pessoa deve fazer a inscrição através do site da Assembleia Legislativa ou Secretaria de Saúde. As inscrições são gratuitas.

Confira a programação completa:

https://drive.google.com/file/d/0Bx1u8usqx9QPZnlNaThHMkQxLVU/view

Para fazer a sua inscrição, clique em algum dos links abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1_Q2YVeNJLWcFTMZapT2oSOecFfdKV8OM3vODJhSjd5c/viewform?c=0&w=1

https://docs.google.com/forms/d/1_Q2YVeNJLWcFTMZapT2oSOecFfdKV8OM3vODJhSjd5c/viewform?c=0&w=1

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet