Notícias / Polícia

13/10/2015 - 05:11 | Atualizado em 14/10/2015 - 08:03

Equipe da Globo em MT é detida por suspeita de tráfico na fronteira

Por Wesley Santiago

Gefron

 (Crédito: Gefron)
Atualização 20h44 - A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) não foi informada desta 'simulação'. A intenção seria não alertar as forças de segurança sobre a reportagem. A detenção da equipe da TV Centro América (afiliada da Rede Globo) ocorreu em uma abordagem de rotina do Gefron.

Atualização 22h41 - Os policiais do Gefron fizeram o teste na substância encontrada com a equipe da TV Centro América e constataram que o produto é pó de giz. O repórter estaria fazendo uma reportagem para o Jornal Nacional, com a intenção de mostrar a fragilidade na fronteira do Brasil com países vizinhos. A intenção seria apresentar o vídeo e levar a suposta droga para o secretário de Segurança Pública, o que não foi confirmado.

Atualização 21h47 - Por fim, Mauro Zaque ainda confirmou que a equipe do Gefron deve ser reforçada nos próximos meses. A intenção é colocar 40 novos homens para defender a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. 

Atualização 21h45 - O secretário ainda acrescentou que: "Vamos analisar este caso a fundo. Precisamos saber o que aconteceu primeiro. Devemos instaurar um inquérito, porque a máquina do Estado foi acionada para isto. Tirar recursos da fronteira para fazer uma matéria é inadmissível, se este for o caso. Parabenizo mais uma vez a equipe do Gefron pelo trabalho. Mostra que estamos atentos e protegendo a nossa fronteira. Fui promotor nesta região durante anos e sei como é difícil".

Atualização 21h42 - O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, explicou em entrevista por telefone ao Olhar Direto que os detidos estão sendo conduzidos para a Polícia Federal, em Cáceres. Lá, os testes serão feitos para determinar se a substância encontrada no veículo é cocaína: "A polícia está trabalhando, este é o trabalho do Gefron. Se for confirmado que isto foi tudo para uma matéria, eles tem de responder por isso. Tirar toda uma equipe da polícia causa um prejuízo tremendo ao Estado. É passível de pedir indenização".

Atualização 21h39 - A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com a redação da TV Centro América. O jornalista, identificado como Thiago, disse que a equipe estava tentando confirmar a informação da detenção dos colaboradores. Ainda foi dito que eles estariam produzindo uma reportagem na região. Porém, nenhum posicionamento foi dado de forma oficial até o momento.

Atualização 21h30 - A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) confirmou que o repórter e o restante da equipe da TV Centro América foram detidos e encaminhados à Polícia Federal, em Cáceres.

21h14 - O jornalista Alex Barbosa, repórter de rede da TV Centro América(afiliada da Rede Globo), foi detido no início da noite desta segunda-feira (12), por uma equipe do Gefron (Grupo Especial de Fronteira). De acordo com as informações preliminares, os militares abordaram o veículo em que ele estava e encontraram grande quantidade de pó branco (substância parecida com cocaína), envolto em papelotes.
 
Durante a ação, realizada na noite de hoje, foram detidos dois veículos que estavam na rodovia MT-070, na região de fronteira entre Cáceres e a Bolívia. Um homem, ainda não identificado e de naturalidade boliviana, era quem conduzia um dos veículos (Parati, de cor branca).
 
O boliviano relatou aos policiais que trabalha há muito tempo no Brasil e que conhece a região de fronteira muito bem.
 
Ainda conforme o que se apurou preliminarmente, o repórter da TV Centro América estaria fazendo uma reportagem sobre tráfico de drogas na região. A substância encontrada pelos policiais não seria cocaína. Porém, os militares ainda irão testar o pó branco encontrado no porta-malas.

Secretaria esclarece abordagem à equipe de TV na fronteira
 
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) esclarece que a abordagem do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) à equipe da TV Centro América atendeu as normas legais e rotineiras da força de segurança que atua na fronteira. A abordagem aconteceu na BR-070 sentido Bolívia -Brasil. Quatro pessoas da equipe e dois carros foram parados e revistados. 

Ao fazer a revista no interior de um dos veículos foi encontrado vários invólucros com fita crepe contendo um material esbranquiçado análogo a cocaína. O repórter Alex Bezerra Barbosa, disse que a equipe estava produzindo uma matéria que seria transmitida em nível nacional, com o objetivo de demonstrar a fragilidade da segurança de fronteira. 

O repórter confirmou que estava sendo transportado no porta malas de um dos veículos 240 quilos de pó de gesso. Foram também encontrados com a equipe uma microcâmera e material de áudio. A equipe de reportagem foi encaminhada para a Polícia Federal de Cáceres, onde após averiguação foi constatado que o pó branco, análogo à cocaína, não era entorpecente. Diante dos fatos foi confeccionado um Boletim de Ocorrência para as medidas cabíveis. 

O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque informou que "o caso vai ser analisado em razão de ter desviado as forças de segurança pública do seu objetivo, deixando a fronteira desguarnecida, o que causou também prejuízo aos cofres públicos com emprego de força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da emissora". 

Os veículos foram apreendidos e estão no pátio da Polícia Federal, em Cáceres. O produto foi encaminhado para laboratório, o que vai constatar se o material é de transporte controlado ou proibido. Um inquérito foi aberto e será conduzido pela Polícia Federal. 

Foram mobilizados na ocorrência 16 homens, entre 4 equipes do Gefron e 5 policiais federais. (Assessoria)
 
MPF esclarece informações sobre orientação dada à equipe da TV Centro América
 
 
O Ministério Público Federal comunica que a instituição foi consultada pela TV Centro América, na sexta-feira (09/10), a respeito do interesse do veículo de comunicação em fazer a travessia da fronteira entre Brasil e Bolívia, no oeste de Mato Grosso, simulando o transporte de droga.
 
O MPF informou à TV Centro América, em duas ocasiões, que não tem atribuição de autorizar ou avalizar a realização da matéria jornalística. E, na obrigação da transparência com as instituições que fazem a segurança na fronteira, o MPF comunicou a Polícia Federal.
 
O mesmo dever de transparência com as instituições da Polícia Federal e com o Gefron levou o MPF a comunicar à TV Centro América, ainda na tarde de sexta-feira 09/10, que a força policial tinha conhecimento da pauta.
 
O Ministério Público Federal reconhece a importância da investigação jornalística para levar ao conhecimento público os problemas de nossa sociedade e em sua relação com a Imprensa atua dentro dos limites da legalidade e com base na transparência dessa relação. (Assessoria)
  • Equipe da Globo em MT é detida por suspeita de tráfico na fronteira

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por valejo, em 15.10.2015 às 08:47

    Esses carniçeiros da comunicação pensam que nao temos policiais, competentes para fazer a segurança de nossa fronteira, parabens a todos da equipe que fez esse brilhante trabalho.

  • por Nice, em 13.10.2015 às 16:07

    Gostaria que ESSA reportagem fosse passada em nível NACIONAL. E ai equipe da Rede Globo, mostrem a sua cara!Bando de salafrários. Aqui temos pessoas que trabalham e não brincam em serviço, especialmente quando se trata de Tráfico na Fronteira. Bem feito!!!!

  • por Policia, em 13.10.2015 às 15:24

    Querendo testar a Polícia para lançarem mais uma reportagem daquelas que denigrem a imagem de toda uma corporação, vamos ver se vão levar a reportagem ao ar dessa vez dizendo algo de bom que a polícia faz, porque criticar é fácil.

  • por MOSSUETO, em 13.10.2015 às 11:48

    Parabéns a todos que tomaram parte dessa ação, demonstrando claramente o que estão fazendo na fronteira, apesar das dificuldades para executarem o seu trabalho, demonstraram as suas funções e a seriedade com que as executam, trazendo com isso orgulho para seus superiores, pois numa situação contrária, isso seria um vexame para a segurança do Estado, PARABÉNS GUERREIROS, É COM AÇÃO QUE DEMONSTRAM PARA QUE ESTÃO SENDO PAGOS.

  • por Rubens Francisco Barbosa, em 13.10.2015 às 11:12

    Sr. Mauro Zaque, não sei de onde o Sr. veio ou para o Sr. vai, mas que sirva de lição para os demais repórteres que acham que em nosso Mato Grosso, vocês podem entrar fazer o que quiser e depois colocar no ar nacionalmente ou mundialmente para denegrir nossa imagem lá fora, principalmente nossa região que é rica em belezas naturais, temos aqui um Grupamento de Fronteira (GEFRON) super operante, eficiente, porque não procura-los para depois entrar em ação com suas reportagens, tenho certeza que sua reportagem teria muito mais valor do que esta que esta em nível nacional neste momento, e pode ter certeza que a partir de agora o sr. será uma pessoa não grato em MT, aqui somos pessoas pacatas, humildes, mas hospitaleira, não merecemos isto o que o sr. fez

  • por Marcos, em 13.10.2015 às 10:10

    Parabéns à equipe da Globo. É louvável tentar passar pela fronteira e ser abordado. É o trabalho do GEFRON. Porém, é um grande teste de segurança sim.

  • por Cabreiro, em 13.10.2015 às 10:01

    Será que não teve um telefonema aí tipo... " fica esperto ai meu irmão... os caras estão fazendo uma matéria sobre as barreiras nas fronteiras..." Passa tanta coisa !!!!!!

  • por Tiburcio cacerense, em 13.10.2015 às 08:16

    Toma cambada de desinformados da tv, o " Gefron" faz e sempre fez um brilhante trabalho na nossa fronteira, os guerreiros só precisam ter um salário diferenciado e maior pois combate dioturnamente o crime na fronte com a Bolívia. Agora mandam fazer o teste na substância encontrada e Brasília pois só assim essa equipe de jornalismo vão ficar pelo menos 30 dias no casão do nova era rsrsr.

  • por Adelson Mansuelo Alves, em 13.10.2015 às 07:58

    Parabens ao GEFRON pelo trabalho que fazem na regiao ,agora o Sr. Mauro Zaque falar ate em indenizacao ,ja pensou se eles nao tivessem sido abordados iria ficar feio tanto para o Gefron quanto a Secretaria de Seguranca Publica .Em nossa regiao so tem que falar bem do trabalho do Gefron ,pois atuam em toda regiao e fazem um trabalho exemplar .

 
Sitevip Internet