Notícias / Futebol

09/10/2015 - 08:47 | Atualizado em 09/10/2015 - 09:17

Federação define grupos do Estadual de 2016. Cacerense vai enfrentar o Luverdense na primeira fase

Por Adriane Rangel

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Federação Matogrossense de Futebol (FMF) promoveu, nesta quinta-feira (08), o arbitral do Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão - edição 2016.

Com a presença dos Clubes participantes, os times foram divididos em dois grupos, denominada norte e sul, com duas chaves com seis times.

Na chave Norte estarão os times do Luverdense, Sinop, Operário Várzea-grandense (Ceov), Poconé, Cacerense, Mixto. E no Sul ficará o Cuiabá, Dom Bosco, União, Operário Ltda, Rondonópolis e Araguaia.


Na reunião ficou definida a fórmula de disputa do torneio do ano que vem, com a maioria dos votos favoráveis, a formula de disputa terá dois grupos com seis times cada, em cada uma das chaves, quatro clubes se classificarão para segunda fase e o último colocado de cada grupo será rebaixado para a segunda divisão 2017.

Os oitos times classificados para a próxima fase formarão dois grupos com quatro times cada, que se enfrentarão em turno e returno, onde passará para á semifinal os dois primeiros de cada grupo. A semifinal será disputada em jogo único, quem vencer fará a final em duas partidas. Na semifinal e final os clubes que tiverem a melhor campanha decidirá em casa. 


O presidente da FMF, Joao Carlos Oliveira, destacou que o arbitral foi bastante proveitoso e ressaltou que o planejamento é muito importante para se obter um campeonato forte em 2016. –Alinhamos com os clubes a melhor fórmula de disputa e os modos para termos um campeonato atrativo e com muita emoção, aproveitando para conclamar a presença da torcida nos jogos do ano que vem. Acredito que vamos realizar um estadual com alto nível de qualidade e com clubes disputando o título e as vagas para as competições nacionais. Acredito que chegamos a um regulamento muito bom para todos -.

Para o presidente do Dom Bosco Fabio Assis, o arbitral foi satisfatório. - Tivemos um arbitral bastante equilibrado onde as chaves ficaram boa para todos os times, favorecendo sempre um consenso e acredito que a forma mais justa foi a que se decidiu neste arbitral, - concluiu.

O presidente do Mixto Paulo Cesar, Gatão, afirmou que o time acabou acompanhando a maioria e que às vezes nem sempre o clube fica satisfeito por completo, mais que isso, faz parte do processo. Para ele o mais importante é a organização do clube para iniciar o campeonato. - Quero ajuda de todos até dos críticos para reformular o time, para mais este desafio em 2016 - . comentou.

 
Projeto de lei

No inicio do arbitral  o deputado Dilmar Dal Bosco, foi convidado pela FMF a participar do evento.  Na semana passada Dal' Bosco apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que propõe a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios de Mato Grosso. Porém, Dal’ Bosco (DEM) explicou que sua proposta apresentada, precisou ser retirada de tramitação e transformada em Substitutivo Integral em razão da existência de um projeto de lei com o mesmo teor apresentado em 2014 pelo então deputado Walter Rabello (PSD).

A matéria, que já obteve parecer favorável da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), e que por isso, teve seu teor substituído “Walter Rabello era um apaixonado pelo futebol, é justo que uma proposta de tamanha relevância leve o seu nome. O seu projeto tinha alguns pontos que configuravam vício de iniciativa, por isso recebeu parecer contrário da CCJR. O que fiz foi apresentar um Substitutivo Integral à proposta dele, corrigindo as irregularidades, e agora vou garantir que a proposta seja aprovada pela Assembleia Legislativa”, afirmou Dilmar.

A proposta das bebidas alcoólicas nos estádios recebeu apoio incondicional dos presidentes dos times do Estado. O presidente do Luverdense, Helmute Lawisch, defendeu a proposta e disse que as bebidas alcoólicas nos estádios irá alavancar o futebol profissional. – O nosso Estado precisa de investimentos, o que ficou restrito com a proibição das bebidas alcoólicas, uma vez que as cervejarias brasileiras eram as maiores patrocinadoras desse esporte. Precisamos de fontes de renda para manter nossas equipes - afirmou.

Carlos Rufino, presidente do União Esporte Clube de Rondonópolis, também é favorável a liberação da bebida e convocou todos os dirigentes esportivos a conversarem com os deputados estaduais com base em municípios que possuam time no Campeonato Mato-grossense, com intuito de convencê-los a acatar a proposta e dar celeridade em sua aprovação.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por manoel benedito dos santos, em 09.10.2015 às 13:50

    A maior deficuldades dos clubes do MATO GROSSO, que se refere as despesas de viagens, locaçoes e estadias. Vou dar uma opiniao bem simples porem objetiva, ja que vai liberar bebida alcoolicas nos estadios porque nao contratar uma empresa dessas para patricinar o campeonato por inteiro. Ficando com os clubes somente as despesas administrativas como por ex: salarios dos jogadores e comissão tecnica. Ai sim sera uma campeonato bem mais competitivo e com menos despesas. Fica ai a minha sugestao como torcedor do Cacerense nato.

 
Sitevip Internet