Notícias / Cidade

09/10/2015 - 08:06

Jauru é o primeiro município do Estado a ter Cartão em Situação de Emergência

Por Tonny Marcos

Tonny Marcos

 (Crédito: Tonny Marcos)
No dia 29 de setembro uma forte precipitação de chuva atingiu  o município de Jauru causando estragos e prejuízos para cerca de 30 famílias, que atingiu a zona urbana do município, principalmente área central, nas proximidades onde existe córrego.
 
A prefeita municipal Enércia Monteiro acionou a defesa civil que esteve no município fazendo levantamento dos prejuízos causados. De acordo com Major Bombeiro Militar Washington Cezar da defesa civil do estado a situação encontrada pela equipe foi preocupante “Tive a oportunidade de conversar com moradores do município e fui informado que a mais de 30 anos não ocorria uma situação de emergência como essa” informou.
 
Questionado sobre quais ações de emergência foram feitas o mesmo afirmou que: “Em trabalho conjunto com a prefeitura municipal conseguimos disponibilizar cobertores, colchões e kits alimentação para as famílias que foram atingidas e continuaremos no município para fazer todo o trabalho de organização. A determinação do nosso Superintendente estadual o TC BM Cunha é para permanecer aqui até finalizar todos os trabalhos, pois é necessário que seja feito toda a documentação para que a prefeita possa tentar buscar recursos para projetos mais efetivos e de prevenção, como por exemplo, a construção de casas populares para oferecerem as pessoas que moram naquela zona de perigo” e realizar o mapeamento d risco do município e com isso poder realizar projetos de revitalização dos leitos dos córregos, disse.
 
Cartão de credito de defesa civil em Emergência (Ministério da Integração, Defesa Civil)

Outra informação prestada pelo major BM Washington é que graças ao trabalho que foi realizado pela defesa civil estadual equipe da prefeitura municipal Jauru e a parceria do Banco do Brasil com a senhora Deriele será o primeiro município do estado cadastrado e receberá o Cartão de credito em situação Emergência que funcionara nos momentos de situação de emergência, para que a administração pública possa dar maior suporte de suporte básico e outros utensílios para as famílias atingidas. “Esse cartão emergência funciona somente quando o município trabalha com a situação de emergência, isso que a prefeita com sua equipe fizeram, pois conseguimos fazer o cadastro do município e Jauru já está cadastrado para receber recursos e assim poder realizar os trabalhos de emergência quando necessário” destacou.
 
Estruturação Administrativa

A prefeita Enércia Monteiro agradeceu o empenho da equipe da defesa civil em Jauru e destacou que o mais gratificante é ver o quanto os moradores de Jauru são solidários e estão ajudando o próximo. “Estamos fazendo nossa parte como gestora municipal, mas vejo as pessoas visitando e levando roupas, alimentação, enfim abraçando essa causa e ajudando o nosso próximo e isso é muito importante, quero ressaltar também que tenho muito a agradecer a equipe da defesa civil que está em nosso município trabalhando e conseguimos inclusive cadastra Jauru com cartão emergência e ainda está sendo feito levantamento geral para que possamos dar andamento em projetos como construção de casas populares para oferecer moradia mais digna aquelas pessoas” disse Enércia.

A mesma também destacou que o maior desafio da sua gestão foi de estruturar os setores da administração da pública. “Estamos estruturando a saúde, educação, social e demais setores para que possamos ter condições de trabalho, e assim poder desenvolver projetos importantes para a população, e para que as pessoas entendam é somente com essa estruturação de vamos conseguir recursos do governo do estado e federal e assim realizar as obras e ações que tanto o nosso povo precisa” disse.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por marcos, em 09.10.2015 às 14:16

    Falou, falou e não disse nada! Matéria sem explicação de quanto cada pessoa recebe e por ai vai....Precisamos de ler coisas mais explicadas...Alô Alô redação, aquele abraaaaaaço....

 
Sitevip Internet