Notícias / Cidade

08/10/2015 - 13:58

Projeto quer consolidar Quatro Marcos como polo moveleiro

Por Quatromarcosnoticias

Quatromarcosnoticias

 (Crédito: Quatromarcosnoticias)
Na ultima quarta-feira, 07, foi realizada na Câmara de Vereadores de São José dos Quatro Marcos uma reunião que deu início ao processo de identificação de estratégias para fortalecimento do setor de fabricação de móveis em predominância em madeira (marcenarias) do município de São José dos Quatro Marcos.
 
Na oportunidade estiveram presentes representantes do Sebrae, Senai,; secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional, Luciano Vacari;  prefeito de São José dos Quatro Marcos, Carlos Bianchi;  secretário de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio de São José dos Quatro Marcos, José do Carmo Honorato;  presidente da Câmara de Vereadores, vereador Renilson Senhorinho; presidente do Sindicato Rural, Alessandro Casado; secretario executivo do Consorcio Nascente do Pantanal, Dariu Antonio Carniel;  representante do Centro de Atendimento Empresarial – CAE, Meirivania Alves de Souza e empresários da atividade moveleira.
 
Na primeira reunião foi detectada a descapitapitalização dos empresários para financiar equipamentos de ponta para melhorar o rendimento do trabalho, a falta de mão de obra qualificada, também pode se notar a informalidade de alguns micro e pequenos empresário, talves pela  falta de conhecimento sobre a lei vigente, como a lei do micro empreendedorismo, com faturamento até 60 mil reais  que faz com que as empresas possam sair da  informalidade. “Talvez faltasse esse choque, que faz você sair da informalidade com o pagamento de 50 reais por mês. Por isso o Senai e o Sebrae está aqui para esclarecer  isto.  E este medo de faturar uma nota e ter um imposto a pagar talvez seja a grande barreira que separa os futuros empresários de São José dos Quatro Marcos”. Afirmou Luciano Vacari, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional.
 
Dentre as estratégias identificadas e discutidas neste primeiro encontro destacou a realização de um diagnostico por parte do Sebrae e Senai junto as empresas moveleiras do município;  para a partir desse conhecimento do setor, estabelecer uma “agenda positiva”, que será construída de forma coletiva e democrática com todos os atores envolvidos no processo, dentre eles os empresários moveleiros, que detalharão ações com seus respectivos responsáveis no município, período para as execuções e os papéis a serem desempenhados por cada parceiro no município, de acordo com as suas competências institucionais.
 
O representante do Sebrae, Diego Vaz Almeida, disse que de imediato será feito um  diagnostico para verificar o nível de gestão das empresas da área de marcenarias  do município de Quatro Marcos. “Vamos realizar um diagnostico da área de gestão, verificar os critérios nas áreas de lideranças, processos, clientes, financeiro, planejamento organizacional para que possamos avaliar a situação atual em que se encontram as empresas do setor de fabricação de moveis de Quatro Marcos”.
 
Luciano Vacari, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional, avaliou como positiva a participação na primeira reunião para discutir estratégias de apoio às empresas do setor moveleiro de São José dos Quatro Marcos. “A missão do estado é estar atento às demandas locais, e temos buscado fazer isto constantemente, através  de reuniões com as prefeituras, com os setores organizados, e com os consórcios de desenvolvimentos regionais, até para nos estarmos inteirados das demandas de cada município e de cada região, para juntos e com todas as estruturas de governo poder encontrar a melhor solução possível para determinada região. Aqui por exemplo nos notamos o desejo da prefeitura e dos empresários de desenvolver a questão do seguimento moveleiro, então cabe ao estado buscar junto a outros parceiros como o Sebrae, Senai, prefeitura do município e as outras secretarias de governo para estruturar ações que melhor atendam a necessidade do setor”.
 
O prefeito Carlos Bianchi,  vislumbra que com a inserção de politicas publicas de fortalecimento da atividade moveleira e o empenho da classe, poderá alavancar a geração de emprego e renda no município. "Todos os esforços estão sendo direcionado no sentido de tornar mais forte e competitivo o setor moveleiro em São José dos Quatro Marcos”, concluiu Carlos Bianchi. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet