Notícias / Saúde

08/10/2015 - 10:14

Especialistas vão contribuir para combater a Hanseníase em MT

Por Lis Ramalho

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A abertura do 1º Seminário Estadual de Hansenologia contará com a palestra de doutores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Para (UFPA) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de representantes de entidades e ONGs nacionais e internacionais.  O evento requerido pelo deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) é a continuidade das ações de enfrentamento em relação ao alto índice de hanseníase em Mato Grosso.

O seminário dará sequência às ações já iniciadas com a primeira audiência pública, realizada em maio deste ano, requerida pelo próprio parlamentar. Entre uma apresentação e outra, os profissionais farão roda de conversa para debater sobre o tema abordado. O primeiro dia do seminário será realizado no dia 19 de outubro.

Dr. Egon Daxbacher, médico pela UERJ, especialista em dermatologia pela SBD e hansenólogo pela Sociedade Brasileira de Hansenologia falará sobre as reações, recidivas e reinfecção. Dra. Carla Pires, médica dermatologista e hansenóloga pela UFPA, doutora em doenças tropicais fará a atualização em diagnóstico. Dra Luciana Neder, médica do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paula (USP) e membro da SBD de Mato Grosso, explicará sobre a hanseníase em crianças.  

Manfred Gobel, coordenador da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW) abordará o tema: epidemiologia da hanseníase – panorama no mundo e no Brasil, indicadores epidemiológicos e operacionais do Programa de Controle da Hanseníase. Artur Custódio do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) falará sobre as ações da entidade.

Flávia Guimarães Dias, da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica abordará o painel epidemiológico de Mato Grosso, apresentando a situação da doença no estado, com os principais indicadores de monitoramento. Ingridh Farina da Silva, fisioterapeuta, atua no Programa Estadual de Controle da Hanseníase (PECH), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) explicará sobre a prevenção de incapacidades – importância epidemiológica e estratégica. André Luiz de Brito, fisioterapeuta da SMS de Alta Floresta explicará sobre avaliação neurológica.

Vale destacar que Mato Grosso apresentou em 2014, 3.009 casos novos de hanseníase, o que equivale a 9,6% dos casos notificados no Brasil, ocupando desta forma, o primeiro lugar entre os estados brasileiros.

“Queremos alinhar as ações políticas com vistas ao controle e a detecção precoce da hanseníase; pois uma vez identificada em tempo hábil, não deixa sequelas”, disse o parlamentar.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet