Notícias / Cidade

08/10/2015 - 10:02 | Atualizado em 08/10/2015 - 10:04

Decisão de juiz de Cáceres beneficia segurança pública em MT

Por Dani Cunha

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A decisão do juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, da Terceira Vara Criminal da Comarca de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), que em abril deste ano determinou a alienação antecipada da fazenda Asa Branca, avaliada em R$ 9 milhões, além de duas mil cabeças de gado, cavalos de raça e outros bens de valor expressivo que pertenciam a uma organização criminosa, resultou em leilões judiciais realizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Os bens teriam sido adquiridos com recursos do comércio ilegal do tráfico de drogas.
 
Um primeiro leilão foi realizado em junho e mais de R$ 3 milhões foram arrecadados com as cabeças de gado que estavam na fazenda. Com esse montante, a Sesp pôde investir na compra de 1.200 pistolas para as Polícias Civil e Militar, além de 40 fuzis e 50 submetralhadoras.

Cerca de 600 pistolas já foram entregues à PM. Outros leilões serão realizados pela Secretaria de Segurança, um nesta quinta-feira (8 de outubro) e outro no próximo dia 20.

 
Conforme explicou o juiz, a Recomendação nº 30/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que se dê preferência para alienação antecipada para que os bens não pereçam, evitando, também, que não haja gastos para ‘guardá-los’.

Ele disse ainda que como o processo ainda não está sentenciado e como em tese os objetos teriam sido adquiridos de forma ilícita, não há impeditivo para a transferência de valores ao Estado, que é um ente solvente e que pode, caso haja uma reversão no processo, devolver o valor corrigido monetariamente.

 
“O CNJ sugere que os juízes façam a alienação antecipada. Depois do leilão, o montante é destinado à conta de depósitos do Judiciário. O juiz então analisa para verificar se há terceiros de boa-fé que poderiam ser prejudicados. Após essa análise o dinheiro é transferido para o Estado, parcialmente ou não”, explicou.
 
Para o magistrado, essa ação de reversão de dinheiro de crime para investimentos, inédita no Estado, é importante porque devolve para a população de bem o dinheiro adquirido de forma ilícita. “Esse é um incentivo para que juízes façam aquilo que o próprio CNJ determina. Nesse caso especificamente, investiu-se em segurança”, finalizou.
 
Os leilões serão realizados na sala de crise da Sesp-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet