Notícias / Educação

08/10/2015 - 09:18 | Atualizado em 08/10/2015 - 11:53

Acadêmicos da Unemat desenvolvem ações integradas com mulheres e crianças de Cáceres

Por Lygia Lima – Assessoria Unemat

Moisés Bandeira – Assessoria Unemat

 (Crédito: Moisés Bandeira – Assessoria Unemat)
O curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres está desenvolvendo uma ação integrada de prevenção a saúde com mulheres e crianças em comemoração ao Outubro Rosa e Dia das Crianças. As atividades estão acontecendo no Posto de Saúde da Família do bairro Vila Irene, em Cáceres.
 
As ações com palestras educativas sobre verminose, saúde bucal, orientações para gestantes e prevenção sobre câncer de mama e de útero estão sendo ministradas por professores e acadêmicos de Enfermagem das disciplinas: Enfermagem em Saúde da Mulher e Enfermagem em Atenção Primária, juntamente com os profissionais de saúde do PSF.
 
A professora Aline Cristina Araújo Alcântara Rocha explica que os acadêmicos de enfermagem já desenvolvem diversas ações no PSF, como campo de estágio e durante esse mês estarão sendo desenvolvidas atividades direcionadas às mulheres. “Nessa ação integrada estamos convidando as mães e os filhos para virem ao Posto de Saúde a fim de comemorar o Dia das Crianças”, explica.
 
A professora Adryelle Lemes de Campos, também está coordenando as atividades preventivas com as mulheres juntamente com os acadêmicos da disciplina de Saúde da Mulher. Para as professoras da Unemat essa atividade é uma oportunidade para que os acadêmicos possam participar de ações que envolvem a população atendida numa unidade de Saúde da Família, que compreende desde o planejamento, execução e avaliação da ação.
 
Enquanto as mães recebem orientações e palestras, participam de rodas de conversa, verificam a pressão, as condições de saúde e colhem o exame preventivo de câncer de colo de útero, as crianças participam de palestras lúdicas, brincadeiras e fazem atividades com desenhos de colorir entre outros e ainda colocam a vacina em dia. “Por isso é fundamental que as mães venham para o PSF nesta oportunidade e tragam o cartão de vacina do seu filho”, diz a professora da Unemat.
 
A enfermeira do PSF, Laura Maria Pereira Filsinger, explica que a cada semana de outubro será preparada uma atividade diferente para envolver as mulheres a fim de se cuidarem e previnir o câncer, lembrando o Outubro Rosa.
 
A ação integrada com crianças e mulheres acontece na quarta e quinta-feira, dias 07 e 08 de outubro das 8h às 11h e das 14h às 17h, e busca identificar as principais patologias que acometem a saúde das mulheres e crianças e assim subsidiar ações efetivas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
 
Além de proporcionar aos discentes do Curso de Enfermagem a oportunidade de participar de ações que envolvem a população atendida numa unidade de ESF, que compreende desde o planejamento, execução e avaliação da ação.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet