Notícias / Polícia

07/10/2015 - 11:05

Fazenda de Cáceres apreendida do narcotráfico vai a leilão nesta quinta-feira

Por Lidiana Cuiabano

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realiza nesta quinta-feira (08.10), o leilão judicial de alienação antecipada de bens da fazenda Asa Branca. A propriedade foi adquirida com dinheiro oriundo de organização criminosa que agia no tráfico internacional de droga na região Oeste de Mato Grosso e foi dado perdimento do bem pela Vara Criminal de Cáceres em favor da Segurança Pública. 

O leilão será às 9 horas, na sala de crise da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Político e Administrativo. A segunda praça será no dia 20 de outubro, no mesmo horário e local. 
 
No dia 10 de junho deste ano, mais de três milhões de reais foram arrecadados no leilão judicial de 1.603 cabeças de gados que estavam na fazenda Asa Branca, localizada a 40 quilômetros de Cáceres. O dinheiro foi investido na compra de 1.200 pistolas para as polícias Civil e Militar, 40 fuzis e 50 submetralhadoras modelo HK. Uma parte, 600 pistolas, já foram entregues para a Polícia Militar. 
 
A reversão do dinheiro do crime para investimentos na Segurança Pública é uma ação inédita no Estado. “Esse evento é histórico, pois estamos tornando realidade a pretensão de todo cidadão de bem de tirar o patrimônio oriundo do crime em favor da segurança pública”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque. 
 
O secretário reforça que, do ponto de vista legal, a compra da fazenda está amparada por decisão judicial e por sustentação jurídico, o que assegura ao comprador total segurança de que o patrimônio será imediatamente transferido para a sua propriedade. “Os valores auferidos serão depositados em uma conta exclusiva da Segurança Pública e empregados em investimentos para modernização das instituições policiais e equipamentos”, disse Mauro Zaque. 
 
Entenda o caso 
 
Uma operação conjunta do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 13 de novembro de 2014, levou à prisão de quatro pessoas, apreensão de cerca de 150 quilos de pasta base de cocaína e vários veículos, na fazenda Asa Branca, distante 40 quilômetros do município de Cáceres. 
 
Tudo começou quando os policiais foram cumprir um mandado de prisão expedido pela comarca de Araçatuba, Estado de São Paulo, em desfavor de Aleksandro Balbino Balbuena. O suspeito estava sendo monitorado há pelo menos um ano pelo setor de Inteligência do Gefron. 
 
No dia 11 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal encontrou Aleksandro conduzindo um veículo Dodge Ram de placas OJK 0338. No momento da abordagem, Aleksandro disse aos policiais que se chamava Alexandre Pereira Silva. Porém, como os policiais já o conheciam e sabiam que ele tinha uma propriedade rural no distrito do Caramujo, de posse do mandado de prisão, o encaminharam ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cáceres. 
 
No dia 12, os policiais se deslocaram até a fazenda Asa Branca, de propriedade do suspeito, onde encontraram várias armas, entre elas, um fuzil ponto 30, várias pistolas e munições de diversos calibres. Em revista nos fundos da sede da fazenda, os policiais encontraram enterrados 124 tabletes de pasta base de cocaína. 
 
Dois funcionários do suspeito foram presos na ocasião. Diversos veículos que estavam no local, entre carros e motos, também foram apreendidos. “Essa é a primeira de uma série de outras ações integradas que virão dentro da nova estratégia da Segurança Pública de cortar o fluxo financeiro do crime no Estado”, pontuou o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet