Notícias / Economia

07/10/2015 - 08:19

Começa hoje na 50ª ExpoCáceres o torneio leiteiro

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Oferecer portões abertos para a população durante o dia e a noite é a grande novidade da 50ª ExpoCáceres.

Durante a noite, apenas a entrada dos shows será cobrada e durante o dia, a população conhecer mais sobre as cadeias produtivas de Cáceres.

Um  dos destaques da programação diurna será o “Torneio Leiteiro”, uma das tradições reativadas nesta ExpoCáceres.

“Essa é uma  competição que tem como finalidade valorizar o produtor de leite, não só pensando na quantidade desta produção, mas também na qualidade do produto oferecido à população”, afirma Jeremias Pereira Leite, vice-presidente do Sindicato Rural de Cáceres.

Os 16 animais que participarão do torneio estão no Parque de Exposição desde o início da semana, sendo preparados para a competição.

Nesta quarta-feira, 7, será realizada a primeira ordenha. Serão duas por dia, até a soma de cinco dias corridos de provas. O animal que produzir mais, dentro da média das ordenhas diárias, será o vencedor.

Serão duas categorias - vaca e novilha - e cinco possibilidades de premiação. Todo o leite produzido será vendido para a indústria de Cáceres. As raças que estão participando do torneiro são o gir, a holandesa e a gir-mestiça. A expectativa é que sejam produzidos até 49 litros por dia. O prêmio para o primeiro colocado na prova será de  2 mil reais, chegando até 500 reais para as demais categorias.

 “A prova é uma forma de movimentarmos a cadeia leiteira e promovemos uma discussão sobre a qualidade do leite em Cáceres. Hoje, com tantas programas de assistência técnica, inclusive promovidos aqui no Sindicato, é inadmissível que tenhamos leite de baixa qualidade no município. O consumidor também precisa exigir mais dos produtores”, conclui Jeremias. 

O melhoramento genético é um dos caminhos que podem ajudar os produtores de leite de Cáceres a aumentarem sua produtividade com mais qualidade para o leite. 

O Torneio leiteiro vai acontecer nos dias 7,8, 9 e 10 de outubro a partir das 8:00h, no Parque de Exposições.
 
Mais informações 3223-2111

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por carlos, em 07.10.2015 às 11:58

    ALO CACERES VAIS COMEÇAR A FESTA MAIS IMPOPULAR DA REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO. UMA PERGUNTA AO COMANDO DA PM SE A FESTA E PRIVADA EM AMBIENTE FECHADO POR QUE QUE TEM MAIS POLICIA DENTRO DA AREA DO QUE NAS RUAS ? SE É FECHADO CABE A ORGANIZAÇÃO DA FESTA COM A SEGURANÇA DAS PESSOAS? CONTRADITORIO EM...

 
Sitevip Internet