Notícias / Politica

06/10/2015 - 15:17

Wellington registra 237 anos de Cáceres e defende Porto de Morrinhos

Por Assessoria

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) saudou da tribuna do Senado os 237 anos da cidade de
Cáceres, um dos mais importantes municípios de Mato Grosso,  e pediu “novas ações de desenvolvimento” visando alavancar o progresso da região Sudoeste. Entre elas, citou a importância da conclusão da BR-174 até o Porto de Morrinhos, cujas obras foram embargadas por conta do debate ambiental relacionado a navegação pelo Rio Paraguai.


Fagundes se disse comprometido com a população de Cáceres no sentido de dar continuidade a luta para a viabilização do porto e também da própria reestruturação da hidrovia Paraguai-Paraná.

Ele lembrou que todo o desenvolvimento da região se deu por meio da navegação. “É compromisso meu, assumido com a população de Cáceres, de seguir nessa linha de ação” – frisou.


Cáceres está localizada na faixa de 150 quilômetro de fronteira com a Bolívia e ocupa uma condição geograficamente estratégica para o país. A construção do Porto de Morrinhos - a 68 km do centro de Cáceres, na margem esquerda do rio Paraguai - é considerada uma das mais fortes demandas da região. O modal irá incrementar o transporte de cargas pela Hidrovia Paraguai-Paraná.

Segundo o senador, é preciso primeiro “vencer as barreiras ambientais”. A paralisação das obras do porto se deu em função do debate em torno da regularidade dos Estudos de Impactos
Ambientais e do Relatório de Impacto Ambiental, o chamado EIA/Rima. “Eu creio firmemente que hoje é possível adaptar as embarcações ao rio, evitando qualquer impacto e aproveitar esse imenso potencial que existe na região” – disse.


Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), cerca de 14 milhões de toneladas poderiam ser escoadas pelo Porto de Morrinhos. Em 10 anos, esta estimativa deve chegar a mais de 24 milhões de toneladas.

Além de viabilizar o acesso ao Porto de Morrinhos, com ações junto ao Ministério dos Transportes, Wellington também vem trabalhando no sentido de estruturar a  Zona de Processamento de Exportação de Cáceres,  vista como uma das mais importantes do país, e consequentemente de Mato Grosso.

Durante o pronunciamento, Wellington contou aos senadores um pouco da história da cidade de Cáceres, fundada pelo  fundada em 6 de outubro de 1778 pelo tenente de Dragões Antônio Pinto Rego e Carvalho, por determinação do quarto governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres. Ele também destacou outras potencialidades do município, como a agropecuária, com forte concentração bovina, e também no turismo. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gabriel, em 06.10.2015 às 16:38

    Ainda estão com essa conversa de mortinhos ? Engraçado que a anos esses ........ falam, falam , falam não agilizam nada !! Uma hora o povo cansa de tanta conversa em véspera de eleição ! O povo tem que largar de ser besta isso Sim !!

 
Sitevip Internet