Notícias / Politica

05/10/2015 - 11:45

Dr. Leonardo pede que Defesa Civil do Estado façaplano de contingência para Cáceres

Por Lis Ramalho

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O crescimento desordenado das cidades tem causado um contínuo processo de degradação ambiental, nos centros urbanos. A falta de planejamento do espaço, aliados a ausência de infraestrutura básica, tem levado à instabilização da dinâmica do relevo, dos solos, dos rios, propiciando um cenário para desastres causados pelas chuvas. No caso de Cáceres, o município possui várias áreas de riscos de enchentes, sendo as principais localizadas em bairros próximos às margens de córregos como Sangradouro, Lava-Pés e do Renato.

Por conta disso, o deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) fez uma Indicação solicitando a Defesa Civil do Estado, a necessidade de se fazer um plano de contingência, a fim de proceder ao levantamento das áreas de risco da cidade de Cáceres. Muitos desastres naturais são registrados anualmente, principalmente em países subdesenvolvidos, onde muitas vezes a infraestrutura das casas são precárias e as áreas habitadas, impróprias para a moradia. Com o advento das chuvas, essa situação torna-se ainda mais preocupante, pois intensificam as ocorrências de enchentes e inundações.

No final do mês de setembro, um vendaval deixou o município de Cáceres devastado. O desastre natural derrubou árvores, destelhou comércios e casas, atingiu prédios públicos, danificando a estrutura física dos locais, deixando a o município praticamente todo sem energia.

“Infelizmente, a ausência de uma infraestrutura eficaz e adequada, a falta de limpeza de canais de escoamento de água, das bocas de lobos e tubulações tem resultado nos constantes alagamentos das vias públicas, das residências, prédios e outros logradouros. É necessário que a Defesa Civil execute um plano de contingência, oferecendo opções que possam nortear as ações e intervenções por parte da Prefeitura, a fim de minimizar os danos como alagamentos, enchentes e erosões”, destacou o parlamentar.

A concentração da população em centros urbanos gerou uma queda na qualidade de vida nas cidades. Nos aspectos da água no meio urbano este impacto se deve, principalmente, a inundações provocadas em consequência da urbanização, ocupação desordenada em áreas ribeirinhas e em áreas com declividade, que são locais propensos a diversos tipos de processos erosivos.

“A possibilidade de elaboração de um diagnóstico técnico com levantamento detalhado das áreas de riscos geotécnicos e ambientais é fundamental para a prevenção de desastres”, salientou Dr. Leonardo.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet