Notícias / Politica

03/10/2015 - 07:00

Deputado Dr. Leonardo propõe Frente Parlamentar para defender agentes comunitários

Por Lis Ramalho

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Defensor das causas e dos direitos dos agentes comunitários, o deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) propôs a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes de Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). O intuito é formular e implementar políticas públicas em favor da categoria, estimulando as discussões e o aprimoramento da legislação para assegurar de forma isonômica, um piso salarial em âmbito estadual.

A Frente também pretende debater as diretrizes do plano de carreira da categoria e buscar o reconhecimento da atividade, como sendo exercida sob condições especiais, que prejudicam a saúde e a integridade física, assegurando a esses profissionais, o direito ao recebimento do adicional de insalubridade.

O deputado apresentou também, na última sessão ordinária desta semana, o Projeto de Lei para que seja instituído o piso salarial da classe. Em Mato Grosso há um anseio muito grande por parte dos agentes, em regulamentar a nível estadual, o piso da categoria, tendo em vista a grande discrepância existente entre os municípios, nos valores pagos a título remuneração.

“Queremos garantir um teto justo em nível de salário e o reconhecimento do adicional de insalubridade aos profissionais, que por força do exercício de seus ofícios estão expostos em ambientes insalubres; ao risco de contágio de doenças infectocontagiosas; inseticidas; larvicidas e produtos químicos, sendo essa realidade reconhecida por inúmeras decisões judiciais, em processos que poderiam ser evitados se já houvesse previsão em Lei desse direito”, destacou. 

O deputado Dr. Leonardo tem participado dos debates direto com a categoria. Em agosto esteve na audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Cuiabá e nesta quinta-feira (01/10), também se fez presente no Congresso dos 20 Anos dos Agentes Comunitários de Saúde, de Mato Grosso. Na oportunidade, ele explicou sobre seus projetos em prol da classe.

“São eles que fazem a saúde com assistência, indo nos bairros, nas casas, visitando as famílias, debaixo de sol. Se cuidarmos dos nossos agentes, a população será mais bem assistida, pois eles já prestam um excelente papel, mesmo com as precárias condições de trabalho, o baixo salário. Uma profissão digna e merecedora merece mais atenção do poder público”, salientou.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por SAÚDE EM FOCO, em 03.10.2015 às 10:49

    e o doutor Leonardo não vai apoiar a classe da enfermagem em relação as 30 horas?...foi a classe da saúde que mais o apoiou...vamos DR AJUDE NOS A CONSEGUIR AS SONHADA 30 HORAS SEMANAS

 
Sitevip Internet