Notícias / Cultura

29/09/2015 - 10:23 | Atualizado em 29/09/2015 - 10:26

Poeta cacerense vai lançar terceiro livro

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
O servidor da Unemat em Cáceres, Odair José da Silva, vai lançar no próximo dia 14, a partir das 19h na Câmara de Vereadores, seu terceiro livro.
 
'Levante seus olhos’, que reúne alguns poemas especiais de esperança e fé, é o mais novo trabalho do cacerense, formado em História pela Unemat.
 
Em entrevista ao Jornal Oeste ele fala sobre sua vida e sua produção. Leia abaixo:

Jornal Oeste – Quem é Odair José ?
 
Odair José – Costumo dizer que sou um poeta nascido às margens do Rio Paraguai. Sou Odair José da Silva, nasci no dia 13 de novembro de 1973 na cidade de Cáceres, MT. Tenho dois filhos (Sarah e Samuel) que amo de todo meu coração. Venho dessa cidade maravilhosa e sigo a caminhada que me está proposta a seguir.
 
Jornal Oeste - Como e quando a poesia surgiu na sua vida?
 
O. J – Na adolescência. Tinha mais ou menos uns 12 anos quando comecei a escrever os primeiros versos. Eu era muito tímido e gostava de uma menina na classe onde estudava. Como não tinha coragem de falar com ela eu escrevia versinhos e deixava dentro do caderno dela. O interessante é que eu sempre guardava uma cópia comigo porque queria saber o que tinha escrito. Com o passar do tempo, depois de grande voltei-me aqueles escritos antigos e me apaixonei pela poesia.
 
Jornal Oeste - O que significa "ser poeta"?
 
O. J – “Ser poeta”, para mim é ter a alma aberta para descobrir a beleza da vida. Na verdade, creio que todo ser humano é poeta.
 
Jornal Oeste - Qual é o poema que mais te orgulha?
 
O. J – Tenho alguns que me orgulho. Às vezes releio-os e nem acredito que eu escrevi. Mas, tem um em especial que fala de tristeza que gosto muito. “Intimidade – A imagem da tristeza”.
 
Jornal Oeste - Onde você busca inspiração? Quanto tempo leva para escrever um poema? Procuras a perfeição das palavras ou a sinceridade do pensamento?
 
O. J – Olha, para ser sincero tenho inspiração em quase tudo. Às vezes ouço uma música, vejo uma frase, leio um poema, vejo alguma cena, enfim, tudo pode virar inspiração para o próximo poema. Não me atenho à perfeição das palavras, pois penso que o poema é a sinceridade do pensamento. Mas, admiro muito aqueles que conseguem construir poemas épicos como Camões, Fernando Sabino, entre outros.
 
Jornal Oeste – Fala-nos sobre os seus livros e sobre seu novo lançamento.
 
O. J – Tenho dois livros publicados. “O Sorriso e a Lágrima” e “Razão de Amar” que são coletâneas com cerca de 50 poemas cada um. E acaba de chegar em minhas mãos o meu terceiro livro que reúne alguns poemas especiais de esperança e fé. Chama-se 'Levante seus olhos”. O lançamento será no dia 14 de Outubro às 19h na Câmara Municipal.  

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Cesar, em 29.09.2015 às 14:53

    Parabéns pelo trabalho nobre Odair, que surjam muito mais da nascente que o inspira. abraços.

 
Sitevip Internet