Notícias / Cultura

29/09/2015 - 07:27

Evento nesta quarta comemora 37 anos do Museu Histórico de Cáceres

Por Jornal Oeste

Pedro Miguel/Arquivo

 (Crédito: Pedro Miguel/Arquivo)
O Museu Histórico de Cáceres completou no último dia 9, 37 anos. Para marcar a data, a prefeitura de Cáceres por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer estará realizando um evento nesta quarta-feira, 30, a partir das 19h30.
 
A iniciativa contará com várias atrações, dentre as quais o Grupo Igarapé que apresentará o musical “Brasil sem Fronteira: Danças Regionais”.
 
Também está prevista uma palestra com o tema “História e Memória de Cáceres: Patrimônio, Monumento e Documento” que será ministrada pelo professor da Unemat, Domingos Sávio da Cunha Garcia.
 
O Museu Histórico de Cáceres foi criado pela Lei nº 695, de 09 de setembro de 1978, ano em que se comemorou o bicentenário da cidade.
 
Ele foi inaugurado no dia 3 de outubro. A data foi escolhida por ser o aniversário do falecimento do Major João Carlos Pereira Leite, nascido na Fazenda Jacobina e responsável pela construção e doação do terreno do Cemitério de São João Batista.
 
O Museu está localizado na Rua Antônio Maria, em frente à Praça Major João Carlos no centro da cidade, em um prédio em estilo neoclássico, construído em 1922 na administração do Intendente João de Albuquerque Nunes, para servir de mercado público municipal.
 
Seu valor histórico é que antes de ter esta arrojada construção, em outra bem modesta já funcionava como ponto de encontro de tropeiros e morroqueanos que ali vinham colocar a venda os produtos da terra: banana, arroz, feijão, piqui, entre outros.
 
A Praça Major João Carlos é local de grande circulação de pessoas que no seu “passar” acelerado do dia-a-dia quase nem percebem o edifício que guarda valiosas relíquias do passado histórico de Cáceres e região.
 
Constam na coleção do museu quadros, vestimentas, moedas, medalhas e objetos históricos, artísticos religiosos relacionados com a história da cidade.
 
O arquivo conta ainda com documentos do século XIX, século XX, livros de registros, plantas, periódicos e uma variedade de objetos que nos fazem viajar pelas veredas históricas de Cáceres. (Com Sandro Miguel)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet