Notícias / Cidade

04/09/2015 - 16:01

Câmara de Cáceres sedia seminário de mulheres agroextrativistas do Pantanal

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Debater a venda de produtos agroextrativistas do Pantanal e as melhores formas de fortalecimento dessa cadeia produtiva foi o objetivo do II Seminário “Vamos falar sobre Agroextrativismo” e compra da Agricultura Familiar, que aconteceu nesta sexta-feira, (04/09), na Câmara Municipal de Cáceres.

            O encontro contou com a presença das mulheres agroextrativistas que produzem alimentos derivados dos produtos do Cerrado e da biodiversidade do Pantanal, como o Grupo Margaridas, o Grupo Amigas do Cerrado, o Grupo Frutos da Terra e o Grupo Amigos da Fronteira - todos integram a Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP). Elas debateram as dificuldades de produção, transporte e venda dos seus produtos que hoje são consumidos por escolas e algumas instituições de saúde de Cáceres através do Programa e Aquisição de Alimentos (PPA) e a Política de Garantia de Preço Mínimo para os produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

            “A Escola Buriti recebem os produtos dessas mulheres, como o pão da farinha do babaçu e o pão de pequi, e sabemos o quanto são importantes para a alimentação das crianças, pois muitos deles são ricos em nutrientes”, afirma o vereador Domingos Oliveira. “Precisamos apoia-las principalmente no transporte para a comercialização”,  concluiu.

            O vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcio Lacerda propôs que a Câmara ceda um espaço para que as mulheres agroextrativistas de Cáceres possam vender os seus produtos no centro da cidade. “É claro, que uma feira ou um local público adequado é a melhor solução, mas o espaço cedido aqui na Câmara pode ser um primeiro apoio”, afirmou Lacerda.

            “Precisamos aumentar a divulgação sobre os benefícios desses produtos para a saúde das pessoas, como no caso do cumbaru que ajuda inclusive a reduzir o colesterol. Isso pode ser uma base de apoio para a comercialização”, explicou a representante da FASE, a agrônoma, Fran Paula.

            “O desafio é melhorar a qualidade de vida dessas produtoras que se esforçam todos os dias para extrair alimentos do extrativismo. O nosso foco é dar visibilidade e caminhos para que elas aumentem a comercialização e passem a ser reconhecidas por sua produção”, concluiu a presidente da ARPEP, Erica Kazue, que emocionou-se pelo reconhecimento concedido pelo vereador Domingos que fará uma Monção de Aplausos em homenagem ao grupo. 
  • Câmara de Cáceres sedia seminário de mulheres agroextrativistas do Pantanal
  • Câmara de Cáceres sedia seminário de mulheres agroextrativistas do Pantanal

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet