Notícias / Saúde

02/09/2015 - 11:55

Sem receber do Estado há dois meses, clinica de hemodiálise de Cáceres ameaça suspender atendimentos

Por Assessoria/AL

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Comissão de clínicas de hemodiálise de quatro municípios estiveram na Assembleia Legislativa na terça-feira (1) para pedir apoio do presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), para intermediar junto ao Governo do Estado, o repasse de recursos liberados pelo Governo Federal e de acordo com eles, atrasados há dois meses pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).   
 
Segundo o nefrologista José Alberto Kalil, o tratamento de hemodiálise dos pacientes já foi realizado, de acordo com credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), e o pagamento foi feito ao Estado pelo Governo Federal, por meio do Fundo de Ações Estratégicas de Compensação (FAEC). 
 
“Esse é um dinheiro fundo a fundo, exclusivo para esse tipo de atendimento, que o Governo Federal passa para o Governo do Estado, que por sua vez, repassa as clínicas. Existe a exigência legal de cinco dias e já estamos a mais de 30 dias sem receber o repasse de junho, hoje já saiu em todo o país, o repasse de julho, então não estamos recebendo pelo segundo mês”, disse.
 
As clínicas de hemodiálise de Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop e Cáceres atendem em média, 700 pacientes. Ao todo, os dois meses de atraso totalizam R$ 2,5 milhões.
 
“Trata-se de um serviço de alta complexidade, insumos importados, alta folha de pagamento, o custo disso é caro, então os recursos vão se eximindo, e os riscos vão ficando para os pacientes. Como vamos continuar fazendo a hemodiálise nesses pacientes, se não temos condições, estamos em grau de insolvência. No Brasil, a tendência é de luta por aumento no serviço de hemodiálise, aqui estamos brigando para receber. Torcemos pelo Governo do Estado, somos parceiros, mas nesse ano, já tivemos três situações de atraso”, disse Kalil.
 
Em conseqüência do atraso, as equipes de nefrologia do interior já analisam a paralisação do serviço e o pedido do descredenciamento junto ao SUS. “Pedimos que paguem com urgência esses dois meses que já foram creditados na conta do Estado, e repasse esse dinheiro para as clínicas, não temos mais tempo, o que cabe a nós é pedir o descredenciamento das clínicas do SUS, para não sermos coniventes com uma grande tragédia que pode acontecer no Estado”, afirmou.
 
Kalil também criticou a gestão da SES. “Não tem justificativa para o secretário de Saúde estar segurando esse montante, é uma tremenda irresponsabilidade, a nossa vida financeira já foi comprometida, agora, daqui para frente, é a vida do paciente, e não vou ser conivente com isso, estou em Mato Grosso há 30 anos e nunca aconteceu esse tipo de atraso”, cobrou.
 
Maluf já informou o Governo do Estado sobre o pedido da comissão de clínicas de hemodiálise.
 
O nefrologista ainda explicou que é possível saber que o repasse referente a junho foi feito pelo Governo Federal no dia 31 de julho. “Estamos no primeiro dia de setembro e não recebemos junho. Esse recurso já foi auditado, já prestamos o serviço e não recebemos”. Quando ao mês de julho, foi informado que o repasse foi feito na segunda-feira (31).

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Hélio, em 02.09.2015 às 16:52

    Ninguém fala mais nada dos milhões e milhões ejetado na copa, isso é reflexo de um dinheiro que não teve retorno algum, fora dos desvios, entre outros valores desviados por sacanas que ajudaram a lesar o país e o estado para encher os bolsos, falamos também de líderes de estado que de liderança não tem nada ! Vc esta certa Juliana, pagamos nossos impostos, o Brasil é o país que mais paga impostos e mesmo assim vemos todos os dias notícias igual a esta ! Essa fase que o país passa é reflexo da mal administração política suja de todas as esferas, o resultado da ineficiência está aí, todos os dias , nos jornais , e preparem porque os mais esperançosos dizem que vai piorar imagine os pessimistas ! Governador sumiu daqui, porque será né ? Até que nosso prefeito corre atrás mais não tem apoio porque é um, vereadores que representa o povo estão comprando móveis novos e instalando ar condicionado para melhor acomodação, a vida está difícil para o povo não para eles ! Salve-se quem puder, a caça ao povo começou e nós não temos em quem apoiar ! Isso é reflexo da policagem nojenta que vem se instalando a anos ! E a pergunta é ... E AGORA ? E AGORA? eles não sabem responder e agora, quem vai saber ?

  • por Juliana, em 02.09.2015 às 16:36

    Absurdo, governo federal está acabando com o país, porém não vamos livrar o governo do estado nem do município, isso inclui também deputados e todas as esferas, nossos votos da para eleger políticos para resolver problemas e não trazê-los, queremos resultados, e não lamentações, então senhores mova-se, articulem, porque isso teria que ter pelo menos um fundo emergencial e não esse caso de armadorismo ! Saúde é coisa séria, caso vocês não se atentem ! Elegemos pessoas para administrar e ajudar a administrar, então quem não tem Competência não estabeleça ou pelo menos não se candidatem porque ninguém sai de suas casas, perde um dia todo para votar para eleger pessoas despreparadas que lamentam e não têm estratégias para sair de uma crise pelo menos nesse caso, estão recebendo para isso então movimentem-se !

 
Sitevip Internet