Notícias / Saúde

31/08/2015 - 11:30

​Cidades precisam melhorar atenção básica para conter superlotação do Hospital Regional

Por José Carlos Teixeira

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
As cidades da região precisam estruturar suas unidades de saúde de pronto atendimento para reduzir o envio de pacientes para Cáceres o que gera a constante superlotação da unidade.
 
O apontamento foi feito durante o lº Fórum de Urgência e Emergência da Região Oeste e Sudoeste de MT realizado na ultima quinta e sexta-feira, 27 e 28, em Cáceres.
 
Do evento saiu um documento a ser encaminhado ao governo do Estado destacando a necessidade de melhorias na estrutura hospitalar de pré-urgência na região e a criação de UPAS em Cáceres em Pontes e Lacerda.
 
Para Antonina Rosa enfermeira e coordenadora do núcleo de pesquisas do hospital somente com a melhoria na atenção básica o hospital ficará livre das superlotações.
 
‘A maioria dos municípios atendem hoje de 30 a 50% das suas demandas. Precisamos que estes índices cheguem próximos aos alcançados por cidades como Campos de Júlio onde a cobertura chega a 100%’, enfatiza.
 
O Jornal Oeste apuou que os traumas são maiores causas de internação no hospital Regional de Cáceres. Só as fraturas de ossos correspondem a cerca de 50% das internações.
 
De acordo com Suelen Rodrigues Macedo, enfermeira gerente de enfermagem, em primeiro lugar estão os acidentes de moto, depois acidentes de carro e por último as cirurgias gerais.
 
O Fórum contou com a presença de profissionais ligados a área da saúde, médicos, gestores, secretários e representantes de vários municípios.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juarez Santos, em 01.09.2015 às 11:06

    Aonde esta os auditores q. so aparecem de 15 em 15 dias no hospital Regional. E tem maracutaia com médico e os diretores onde ganham mais de 150.000,00 por mes fazendo rolo.

  • por Junior, em 31.08.2015 às 13:10

    Cadê a fiscalização ? Será que esta bocando também !??! Cadê o sr dr deputado ? Os nossos diamantes, tesouros dos políticos daqui??? Acorda para vida não é vai resolver isso não !!! E ainda tem deputado com saúde mental do povo sendo que falta o básico ! Se enxerga mané ! Vai fazer seu serviço e trazer soluções e ajudar esse bando que estão aqui sem resolver nada

  • por ALMIR FOCKINK, em 31.08.2015 às 12:15

    É SÓ PERGUNTAR QUAL O VALOR QUE O ESTADO REPASSA PARA A ATENÇÃO BÁSICA.....NENHUM CENTAVO....HÁ MAIS DE UM ANO....ENCHEU OS BOLSOS DAS OSS , CONSÓRCIOS E MÉDICOS COM CIRURGIAS ELETIVAS E AS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMILIA E SUAS EQUIPES FICARAM SEM RECEBER NADA....SOU ENFERMEIRO E ESTOU NA PONTA E SEI O QUE ESTAMOS PASSANDO...

 
Sitevip Internet