Notícias / Educação

31/08/2015 - 10:15

Alunos do CEAF participam de intercambio cultural em SP

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
 Nos dias 19 a 22 de agosto aconteceu a II Viagem Cultural CEAF 2015 Mato Grosso - São Paulo, onde um grupo formado por alunos e professores visitou a capital do estado de São Paulo. Arte, cultura e história da cidade fizeram parte da programação, Café Cultural na Tenda Paulista, Mágica da Leitura na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e almoço em diversos restaurantes tradicionais da cidade, dentre eles: UNI – MASP, Salada Paulista no Mercado Municipal, Churrascaria D. Terê e Restaurante Tirreno, como também vista ao Museu do Futebol Pacaembu, Memorial da América Latina, Panificadora CEPAM – Zona Leste, Museu Paulista - Ipiranga, Aquário Municipal, História do Edifício Martinelli, Museu Catavento, Espetáculo Mudança de Hábito no Teatro Renault, Museu da Imigração, Sala São Paulo, momento de entretenimento com um jantar acompanhado de espetáculo Stand Up no Comedians, visita à Feira das Profissões do Guia do Estudante no Center Norte, visita ao Obelisco e ao maior Museu de “Grafitti” a Céu Aberto, o Beco do Batman. Para finalizar, no último dia da estadia em São Paulo, às 20h do dia 22/08, um momento de diálogo com o Escritor Luciano Pires.
 
O projeto, idealizado pela professora Milena Campello surgiu durante as aulas de Orientação Vocacional tendo em vista a Feira do Guia. Aos poucos a ideia foi tomando corpo e acabou por envolver aspectos de muitas outras disciplinas. Para a professora, proporcionar uma viagem do tipo é algo imprescindível, uma vez que a escola busca formar cidadãos completos, propiciando experiências de mundo fora dos muros da escola.
 
A agência parceira foi a Megattur, com sede em Cuiabá. Um dos sócios da empresa, Leonardo Monterani, acompanhou o grupo durante todo o planejamento da viagem, oferecendo a assessoria necessária para que tudo desse certo. Uma guia de turismo da cidade de São Paulo, a italiana Cocetta Grilli, também acompanhou o grupo informando aos alunos sobre todas as curiosidades da cidade, sobre a arte, história e cultura paulistana.
 
Sobre a importância da viagem Luan Bitencourt Zart, Capitão do grupo, aluno da 3ª série do Ensino Médio relata que “Felizmente, tive a oportunidade de fazer muitas viagens com finalidades educacionais e culturais e fico mais feliz ainda em poder dizer que participei da I Viagem Cultural e agora estou na II Viagem Cultural do CEAF à cidade de São Paulo, pois esta contribuiu muito para meu crescimento intelectual e moral. Há tantas coisas, de imensurável valor, em nosso país e sobre o nosso país, que desconhecemos ou nem imaginamos que existam.

Quando temos a oportunidade de conhecê-las ou de aprender, devemos agarrar essa oportunidade e, a partir daí, tomarmos conta dessas maravilhas. Gostei de saber mais sobre a influência que os Italianos, entre outros, tiveram sobre a formação do Brasil e as artes históricas de grande valor que nosso país possui e que na verdade não conhecemos.
 
“Simplesmente adorei a viagem, não só pelo fato de aproveitarmos para conhecer os pontos turísticos principais de São Paulo  e a importância dos mesmos na evolução do nosso país. Agora, através dessa viagem eu trouxe uma 'bagagem' com um conhecimento incrivelmente grande. Enfim, não foi apenas uma viagem cultural para conhecer São Paulo, acabamos conhecendo mais as pessoas com quem fomos e aproveitamos para ter uma melhor interação com o grupo e pude perceber como ela contribuiu para nos unir. Apesar da riqueza proporcionada na primeira viagem,  a segunda superou!”, afirma o aluno Matheus Barros Atala da 3ª série do Ensino Médio.
 
Segundo o Vice-diretor do CEAF, Antônio Carlos Jorge, “esta viagem veio de encontro às discussões realizadas nas disciplinas de Orientação Vocacional, Geografia, História, Literatura e Artes, bem como Sociologia e Filosofia e  serviu como suporte prático às teorias trabalhadas”.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Antonio Carlos, em 31.08.2015 às 22:51

    Alunos do CEAF com Milena Campello, Antonio Carlos Totó e com apoio dos pais do CEAF, sob Direção da Professora Rosa Amaral Vitorino e com o apoio da Coordenadora do EM Andréia Rodrigues conquistaram em SP - Capital conhecimentos que evidentemente marcaram a vida dos nossos alunos. As atividades vieram de encontro com as discussões realizadas em sala de aula.

 
Sitevip Internet