Notícias / Cidade

31/08/2015 - 09:58

​PLANO DE SANEAMENTO: Estudo da UFMT diz que coleta de lixo em Cáceres é deficiente

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
Nos próximos 20 anos a prefeitura de Cáceres terá implantar esgoto em todo à cidade, resolver o problema da coleta de lixo e oferecer água tratada a toda a polução. Para isso precisará alocar R$ 800 milhões de reais.
 
Os apontamentos estão no Plano Municipal Saneamento que acaba de ser concluído por técnicos do departamento de engenharia sanitária da UFMT e que será entregue ao município.
 
A versão final do Plano foi apresentada em uma Audiência Publica na Câmara de Vereador na ultima sexta-feira, 28.
 
Dentre as ações previstas em curto prazo, está à entrada em operação do Aterro Sanitário iniciado da primeira administração do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e que até hoje não foi concluído.
 
Segundo um dos coordenadores da elaboração do Plano, professor Tadeu Latorraca (foto), os estudos realizados mostram que a coleta de lixo é deficiente e a prova disso são os inúmeros depósitos clandestinos a céu aberto.
 
Já os apontamentos feitos pelo professor Rafael de Paes confirmaram um antigo entendimento sobre a problemática da falta d’água. Segundo ele, o sistema de coleta, tratamento e distribuição precisa ser refeito de modo que possa atender toda cidade pelos próximos vinte anos.
 
‘Não existe paliativo. A solução só virá com um novo sistema’, disse ao Jornal Oeste.
 
O professor ainda chamou a atenção para a necessidade de inserir na futura Lei Municipal de Saneamento, regras rígidas para ordenar a questão da drenagem de aguas fluviais.
 
Ele citou como exemplo, proibir a criação de bairros em locais propícios a alagamentos e em áreas de proteção ambiental, como são os casos dos bairros Jardim das Oliveiras, São José e Espirito Santo.
 
‘São não deixar vai evitar problemas futuros’, pontuou.
 
Não menos contundente foi à afirmação da coordenadora do Plano, professora Margarida Marchetto, em relação à questão do esgoto.
 
Para ela, a cidade precisa de uma rede de esgoto que possa captar e tratar os resíduos para que eles não sejam lançados no rio Paraguai.
 
A conclusão do Plano foi comemorada pelo vereador Tarcísio Paulino (PSB). Ele disse que o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e uma equipe de técnicos da prefeitura, se empenharam muito para conseguir os recursos para execução do trabalho por entender que ele é vital para o futuro de Cáceres.
 
O Plano agora será transformado em Lei para ser aprovado pela Câmara. A partir da sua aprovação, automaticamente o município, independente do gestor, ficará obrigado a cumpri-lo.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet