Notícias / Cidade

30/08/2015 - 10:01

Cáceres sediará em setembro a 4ª Conferência Municipal de Politica para Mulheres

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ação Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, será realizado entre os dias 10 e 11 de setembr, em Cáceres, 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.

Segundo Marly de Fátima Ferreira, Membro da Comissão Organizadora, o tema definido para esse ano foi “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, e tem como direcionamento discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais, assim como, nos processos de controle das políticas públicas e nas suas múltiplas formas de organização e de manifestação.
 
Serão discutidos quatro eixos centrais:
 
I - Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;

II - Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;

III - Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e

IV - Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.
 
Ainda de acordo com ela, antecedendo a Conferencia, estão ocorrendo as Conferencias Livres, que são ações executadas lá onde as minorias não são ouvidas e, em Cáceres já estão sendo realizadas, conforme segue:
 
Em 20/08 a comunidade LGBT, realizou Conferência Livres no Saguão da Coordenação do Campus “Jane Vanini” Unemat, organizada pela União da Juventude Socialista;
 
Em 27/08 realizou-se Conferencia Livre das Mulheres assistidas pelos CRAS do Município;
 
Em 28/08 aconteceu a Conferência Livre com as Mulheres privadas de liberdade, realizou-se, na Cadeia Pública Feminina de Cáceres;
 
Em 28/08 aconteceu Conferencia Livre com as Mulheres do Campo, realizada com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
 
Em 29/08 realizou-se, Conferencia Livre das Meninas, na Escola Estadual Ana Maria das Graças de Souza Noronha, no Bairro Cohab Nova.
 
E, em 03/09 será a vez das Mulheres que participam dos Movimentos Sociais e será realizada no Bairro Jardim Oliveira/Empa, na casa da dona Maria.

‘São por estas e outras razões é que existem as conferencias livres, para que possamos trazer para o centro da mesa o clamor das minorias’, frisou.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet