Notícias / Politica

28/08/2015 - 08:18

Deputado Leonardo solicita audiência para discutir saúde mental

Por Lis Ramalho

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) requereu uma audiência pública, para discutir sobre a saúde mental, em Mato Groso. A audiência pretende fazer a elaboração de um modelo de assistência em saúde mental, levando em conta a rede de atendimento existente e o melhorando de sua eficiência.

O parlamentar destacou que nesse sentido, os ambulatórios de saúde mental, com acesso a unidades psiquiátricas, em hospitais gerais ou hospitais psiquiátricos, são indispensáveis para uma rede eficaz. A audiência será realizada no dia 14 de setembro, no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa.

O deputado informou que a falta de interesse nesta área, levou o desmantelamento do pouco já existente, como por exemplo, o fechamento do pronto atendimento do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS), hospital Adauto Botelho, em Cuiabá, que acabou sucumbido pela falta de investimentos. Desde 2003, o hospital Paulo Tarso, referência em saúde mental em Rondonópolis, vem sofrendo pela diminuição de repasses por parte do Estado.

“Essa situação reflete na piora da qualidade dos serviços prestados e na recuperação dos pacientes que dependem de um atendimento especializado. Infelizmente, o descaso com a saúde em nosso estado tem refletido diretamente em todas as suas áreas especializadas, inclusive com a saúde mental”, disse.

Os transtornos mentais são doenças crônicas altamente prevalentes no mundo e contribuem para morbidade, incapacidade e mortalidade precoces. A maior demanda observada hoje, e sem assistência adequada, é por atendimento secundário efetivo aos transtornos mentais de alta prevalência, os quais, em geral, têm bom potencial de resposta terapêutica. São eles: o primeiro episódio psicótico, as depressões, o transtorno afetivo bipolar, os transtornos de ansiedade, somatoformes e alimentares, e o abuso e a dependência de álcool e outras substâncias.

“Sabemos da importância de levarmos essa discussão à frente, a fim de buscarmos a conscientização dos nossos governantes para a melhoria desse segmento da área da saúde tão marginalizado. Não podemos ficar de braços cruzados a espera de soluções mágicas, nem colocar a culpa em gestores passados”, salientou Dr. Leonardo.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lazaro de Freitas Cavalcante (sadia II), em 03.09.2015 às 22:57

    ...Aos amigos internautas peço com carinho mais reflexões sobre o politico Dr Leonardo, ele assumiu agora pra "trabalhar" para o Estado de MT, os direcionamentos de verbas para o municipio dele depende de "aprovação" de outros deputados que tambem foram eleitos para"trabalhar" para o Estado de MT...agora, o que os nobres colegas devem fazer é analisar o porque que o prefeito e os vereadores estão deixando a nossa cidade SUCATEADA. mesmo com os recursos do FETHAB MT e fazendo politicalhas com os recursos ESTADUAL destinados a zona rural do municipio.

  • por Noeli, em 29.08.2015 às 09:15

    Não duvido nada que esse bugre tenha um parentesco com o mesmo ! Que tem um deles que vive lendo matérias sobre o deputado e defendendo o que não sabe, atacando leitores por aqui ou atacando o próprio jornal dizendo que " todas as matérias sobre o deputado tem inverdades ", acho que antes de comentar aqui tanto em prol ou contra, sendo quem for,tem que ter no mínimo um psicólogo preparado para receber críticas, até porque a cidade não está tão bem, o deputado prometeu e até hoje não cumpriu, e principalmente ter consciência de quem elegeu ele foi o próprio povo que comenta aqui, então recolha na insignificância e dor de cotovelo e reconheça que o digníssimo está deixando a desejar e não é por causa do francis e sim por não saber aonde começa o pé e acaba a cabeça !

  • por Junior, em 29.08.2015 às 09:09

    Bugre, a culpa não é do francis, a culpa é de uma população que votou e confiou em um cara que não tem responsabilidade com o município, de uma pessoa que está preocupado em chamar atenção porque não consegue recursos ou no mínimo tentar ajudar caceres a sair dessa situação, a culpa é do povo por não saber em quem vota, em não analisar e confiar demais em um que fala mais que a boca e mostra ser quem não é, e depois que pega uma cadeira mete uma banana ! Até hoje não vi vanta no voto que demos a uma pessoa que no palanque era um de frente e hoje só vemos ele de costas para um município adonde saiu !

  • por Bugre, em 28.08.2015 às 22:51

    Quem mandou votar no Francis?! Agora chupa que é de uva!

  • por Tibúrcio junco cacerense, em 28.08.2015 às 21:53

    O deputado leonardo está louco ?, eu não estava sabendo disso, melhoras deputado! e vem com propostas para ajudar o nossa cidade de cáceres a qual te elegeu, e não ficar se complometendo com outros municípios e se esquece de cáceres. É culpa dos assessores do então deputado para não trabalhar por cáceres para tentar atrazar a vida do atual prefeito, política suja estamos consados viu "celinho". Este deputado até agora não moveu uma palha por cáceres, estamos de olho !!!

  • por Rafael, em 28.08.2015 às 21:48

    Esse ai ta mais perdido que paca cega ! não vai trazer nada além de análise de mente para caceres ?

  • por Sergio, em 28.08.2015 às 21:47

    Esse deputado deve estar de brincadeira ? Cadê os recursos sr ? Cadê as soluções para pelo menos um dos problemas que temos ? Vai continuar na base da enrolação, boca mole ? E ai cadê ?

  • por Lázaro, em 28.08.2015 às 20:44

    ...Creio eu que o nobre Deputado se preocupou com um tema bem antigo e que nem de longe é lembrado por nossos "representantes" nos parlamentos municipais, estaduais ou federal..., quando eu disse antigo,é por que foram sucateados todos os postos de atendimento público em saúde mental em todo país, "e Mato Grosso não foi exceção...olhem aquele hospital criado pra esses fins lá nas imediações do distrito industrial de Cuiabá, após o posto Locatelli" QUE VERGONHA GOVERNANTES DE MT. PARABENS DEPUTADO LEONARDO PELA CORAGEM E INICIATIVA...

  • por Silvano, em 28.08.2015 às 19:01

    Ainda querem discutir saúde mental ? Vai eh arrumar verbas para tampar o buraco dessa cidade entre outros problemas ! Parem de encher linguiça com conversa fiada ! Só isso que arrumam, blá blá blá blá !!! A população está cheia de conversa fiada queremos ações, soluções e não demagogia barata de porta de buteco para enganar bobo !

  • por João Edson Fanaia, em 28.08.2015 às 12:13

    Sem dúvida uma questão importante. Agregue em sua pauta recursos para a contrapartida da Prefeitura Municipal de Cáceres no sentido de concluir obras em andamento. O prejuízo material, financeiro e principalmente na saúde mental dos munícipes é imenso. Não temos mais um quadro de recessão, mas de profunda depressão coletiva. Lama, poeira, falta de rede de esgoto também geram distúrbios mentais. Maracanãzinho, Cavalhada, Praça Barão do Rio Branco também aguardam tratamento.

Mais comentários
 
Sitevip Internet