Notícias / Cidade

27/08/2015 - 15:04 | Atualizado em 27/08/2015 - 15:08

​Subcomandante do Bombeiro avaliza criação da Coordenação de Defesa Civil em Cáceres

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
O subcomandante do Corpo de Bombeiros na região Sudoeste, Capitão Abenildo Silva, participou da sessão da Câmara de Cáceres, realizada excepcionalmente nesta quarta-feira, 26, e avalizou a proposta do presidente da Casa, vereador Marcinho Lacerda (PMDB), que defende a criação da Coordenação Municipal de Defesa Civil em substituição a Comissão Municipal que é vinculada a Defesa Civil Estadual e que quase sempre está inativa, pois é composta em sua maioria por voluntários.
 
Para Silva, a criação de uma Coordenação remunerada, permitirá o funcionamento permanente do órgão e a possibilidade da captação de recursos para montagem de uma estrutura que possa auxiliar o Corpo de Bombeiros na prevenção e combate a catástrofes como enchentes e incêndios, muito comuns na cidade.
 
Apesar da criação da Coordenação ser de competência exclusiva do Executivo, Marcinho Lacerda quer antecipar os debates sobre a questão e na próxima sessão deverá apresentar um requerimento para realização de uma Audiência Publica.
 
Para ele, a representação com autonomia da Defesa Civil no município é de suma importância para que Cáceres possa receber e gerir verbas destinadas ao combate às queimadas, ao atendimento à população durante o período de chuvas e enchentes, ao socorro em caso de acidentes, como o tombamento de veículos de transporte de produtos químicos e, também, para melhorar a infraestrutura para atendimento em situações de calamidade pública.
 
A grave estiagem e as cheias históricas que assolam a cidade desde 1970, como as de 2007 e 2010, estão entre as principais justificativas para o pedido. 
 
‘O agravamento das queimadas dentro do perímetro urbano, que além dos problemas relacionados à saúde pública, pelo aumento da incidência de doenças respiratórias, tornam-se uma ameaça à segurança da população. Precisamos melhorar o atendimento a esse grave problema”, afirma o vereador. (Com Assessoria).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet