Notícias / Politica

04/08/2015 - 11:34

Tarcísio desmente Francis e diz que governador não virá à Cáceres porque projetos da ZPE não estão prontos

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
Em pronunciamento nesta segunda-feira, 3, durante a sessão ordinária da Câmara de Cáceres, o vereador Tarcísio Paulino (PSB),  desmentiu as declarações dadas pelo prefeito Francis Maris (PMDB), na edição de domingo, 2, do jornal Expressão, afirmando que o governador Pedro Taques (PSB), estaria em Cáceres nesta quarta-feira, 5, para lançar um pacote de obras, entre elas, a licitação para implantação da Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso (ZPE).
 
De acordo com o vereador, o governador não virá à cidade porque os projetos para implantação da ZPE, que são de responsabilidade no município, ainda não estão prontos.
 
Na manhã desta terça-feira, 4, o assessor do deputado doutor Leonardo (PDT), Celio Silva confirmou as informações de Tarcísio.
 
Segundo Celinho, o deputado doutor Leonardo (PDT), conversou na manhã de hoje, 4, com o governador que revelou o desejo de voltar à cidade para lançar obras e entregar equipamentos, porém ainda não tem uma data definida.
 
As declarações do vereador Tarcísio Paulino (PSB) de que o governador estaria retardando o seu retorno a Cáceres por conta da falta dos projetos do ZPE podem ter fundamento.
 
Em entrevista ao Jornal Oeste na manhã desta terça-feira, 4,  o arquiteto Gilberto Guimarães que elaborou o projeto arquitetônico da ZPE a pedido do Estado, confirmou a falta de projetos complementares que deveriam ser executados por técnicos da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em um acordo com a prefeitura de Cáceres e o Estado.
 
Ele disse que o atraso inclusive o está impedindo de concluir as planilhas financeiras indispensáveis para que o governo do Estado possa disparar o processo de licitação das obras.
 
De acordo com o arquiteto, faltam os projetos: Elétrico, Estrutural, Hidrosanitário, Drenagem, Pavimentação do Pátio Interno, Cabeamento Estruturado e Sistema de Para-raios.
 
Ele explicou que há quase um ano, o município aguarda que a AMM conclua os projetos, porém, recentemente a entidade teria informado que as mudanças na gestão mexeram no quadro de pessoal, impedindo a conclusão do trabalho.
 
Gilberto Guimarães explicou que a posição da AMM criou uma nova situação que impede temporariamente o andamento da articulação para consolidação da ZPE.
 
Segundo ele, parte dos projetos que estão sob responsabilidade da entidade estão prontos, porém há outros que estão parados.
 
Conforme o arquiteto, a situação gerou um impasse para prefeitura de Cáceres. Ou aguarda a boa vontade da AMM ou busca meios de contratar uma empresa privada para elaborar todo o projeto.
 
Ele ressaltou que se a AMM tivesse condições de retomar o trabalho com a mesma equipe os projetos ficariam prontos e vinte dias, mas se o trabalho tiver que ser refeito, levará cerca de quatro meses para ficar pronto.
 
Mas, segundo Gilberto, a contratação de um novo projeto também geraria outro impasse já que o Estado e o município teriam que bancar o custo do novo projeto que orçado em cerca de R$ 200 mil reais.
 
Além da questão financeira, de acordo com o arquiteto, há também possíveis impedimentos legais em relação à participação do Estado e do município no projeto.
 
Ele explicou que o Estado já teria atingido o teto de investimento como acionista da ZPE e o município, segundo recentes declarações do prefeito Francis Maris (PMDB), não tem orçamento e nem dinheiro para bancar o projeto.
 
O arquiteto acrescentou ainda que também pode haver impedimentos legais para o município investir no projeto.
 
Ontem, 3, nos bastidores da sessão da Câmara, o presidente da Casa, vereador Marcinho Lacerda (PMDB), revelou a colegas que está sendo assediado pelo prefeito Francis Maris (PMDB), para que o Legislativo assuma os custos do projeto.
 
Ele teria declarado que a Câmara não tem como fazer o investimento porque o orçamento da Casa já está comprometido com uma série de projetos que serão executados nos próximos meses.
 
A reportagem tentou ouvir o prefeito, mas ele não atendeu as ligações feitas na manhã desta terça-feira, 4.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por CACERENSE PÉ DURO, em 05.08.2015 às 10:41

    Senhores Vereadores, TARCÍSIO, FELIX, EDMÍLSON (CARNIÇA), gostaria que vcs relacionasse pelo menos 5 projetos que cada um apresentou este ano, para melhorar a nossa cidade. Tem como????

  • por Orlandir Cavalcante, em 05.08.2015 às 09:27

    Tem coisas que não cabe na minha cabeça. Como pode um supermegapower gestor fazer equivocos tão primários? A prefeitura de Cáceres está nas mãos de amadores....

  • por JUSTICEIRO, em 05.08.2015 às 08:24

    Deixar projetos importantes nas mãos da AMM é pedir pra perder,eles não tem interesse em ver esta região crescer,portanto teriam que assumir as rédeas desses projetos e conclui-los senão vão perder tudo.

  • por Joao, em 05.08.2015 às 08:23

    Roberto faço das suas as minhas palavras! Esses vereadores bando de emcopetentes! Simples

  • por Aroldinho, em 05.08.2015 às 01:12

    e o que esperar de uma cidade onde a elite só sabe criticar a Dilma e nada mais? São gentinha mesmo, coisa da pior espécie. Uma elite que só pensa nela e o povo sofrido, ....... Chega de burguesada.

  • por sao lourenço decepicionado, em 04.08.2015 às 21:10

    o que mais me deixa indignado é ver tanto puxa-saco de plantões defender esse irônico,sarcástico,comediante,desse que chamam de prefeito.2016 com certeza esta vindo,e com ele a justiça para banir essa desastrosa administração, secretária 100 educação.O que o povo precisa de políticos que tratem nosso povo com respeito e educação tirania morreu COM HITLER E ALGUNS CORONÉIS NO PASSADO...

  • por José Carlos, em 04.08.2015 às 19:01

    PARABÉNS AOS VEREADORES TARCISIO, FÉLIX ALVARES E CAFÉ NO BULE PELA FIRME E COMPETENTE ATUAÇÃO EM DEFESA DA NOSSA QUERIDA CÁCERES. Se não fosse os 3 vereadores essa Câmara seria um mero "PUXADINHO " da prefeitura só para dizer Amém a tudo que o senhor prefeito faz e desfaz.

  • por Professor Reginaldo, em 04.08.2015 às 17:03

    Concordo com o Roberto. O que está legislatura da Camara Municipal apresentou de útil? Quais os projetos de relevância que os nossos ilustrissimos vereadores apresentaram nesses quase 3 anos? Nas duas últimas duas eleições municipais a camara de Cáceres renovou 90% dos vereadores. Ano que vem será 100%. O prefeito está trabalhando. Aguentou o desgaste e a pressão no começo do mandato e agora está mostrando os resultados. Quanto aos projetos da ZPE, por que a Camara não economiza dinheiro e com isso banca o restante dos projetos. Isso é legal e poderia quem sabe pegar bem para essa legislatura pífia que ai está ... Dêem sua contribuição caros vereadores

  • por Edenio Sebastião Faria da Silva, em 04.08.2015 às 16:42

    Yes , the people are stupid. Parece-me que se tem liberados para implantação da ZPE de Cáceres R$ 17 ou 18 milhões. De início para construção da sede da administração da ZPE como outras obras de menor valor. Estão esquecendo as questões ambientais ainda a resolver (EIA-RIMA) com relação a navegação de grandes comboios pelo rio Paraguai o que representa no contexto a parte mais importante do projeto. Para encurtar, gasta-se todo esse dinheiro visando a próxima eleição e, como sempre, deixa-se a resolução das questões ambientais que não se resolve, abandona-se as obras feitas e todo o sonho vira mais um enorme elefante branco em um terreno abandonado.

  • por Roberto, em 04.08.2015 às 14:18

    Qual é a participação, ou melhor, o que a Camara de vereadores e mais especificamente os vereadores Tarciso, Félix e Edmilson Campos, que são a oposição, fizeram em prol deste processo e projeto da ZPE. Esses três fazem parte de uma oposição burra, apenas criticam. Vereador Tarciso, ao invés de ficar desmentindo o prefeito apresente propostas. Qual a melhor solução para o senhor? O que o senhor tem para ajudar e oferecer? O prefeito está quietinho e trabalhando, está mostrando resultados. 2016 está chegando ...

Mais comentários
 
Sitevip Internet