Notícias / Politica

03/08/2015 - 08:57

Após acabar com recesso e voto secreto, Café no Bule quer sessões itinerantes

Por Jornal Oeste

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
O mês de julho chegou ao fim e graças a uma iniciativa do vereador Edmilson Campos (Café no Bule) a Câmara Municipal de Cáceres é uma das 10, dentre as 141 de Mato Grosso, a não ter mais os 30 dias de recesso parlamentar (férias) no meio do ano. Em 90% dos municípios mato-grossenses o recesso dos legislativos municipais ainda é de 90 dias, sendo 30 em julho e 60 dias em dezembro e janeiro seguindo o exemplo do Congresso Nacional.

            “É um privilégio absurdo e inaceitável para a população que o Legislativo Brasileiro tenha 90 dias de recesso quando todo trabalhador tem apenas 30 dias de férias. Em Cáceres, desde o ano passado, graças ao apoio de todos os vereadores da atual legislatura, nós reduzimos para 30 dias o recesso parlamentar do Legislativo Cacerense.” Argumenta Café no Bule.

            De acordo com o Projeto de emenda a Lei Orgânica, aprovado em 2013 por unanimidade, a Câmara Municipal de Cáceres entra em recesso parlamentar anualmente no período de 17 de dezembro a 17 de janeiro.
         
   Também por iniciativa do vereador Edmilson Campos (Café no Bule) a Câmara de Vereadores de Cáceres foi a primeira do estado de Mato Grosso a acabar com o voto secreto. Desde o ano passado, em todas as votações o voto é aberto. O Projeto de Emenda a Lei Orgânica que acabou com o chamado voto secreto foi aprovado por unanimidade.

            “No passado a população dificilmente tinha conhecimento de como tinha votado o seu representante. O voto em aberto que implementamos em Cáceres, serve de exemplo para todo o estado, pois cada cidadão pode saber claramente como está agindo o seu representante o que significa transparência total nas ações legislativas” destaca Café no bule.

            O polêmico e emblemático vereador Edmilson Campos, desde que assumiu o seu segundo mandato, também vem tentando implantar em Cáceres as chamadas Sessões Itinerantes. Em 2014, ainda sob a presidência do vereador Alvasir Ferreira de Alencar (PP) o parlamentar não obteve sucesso em colocar em prática o projeto. As sessões itinerantes consistem em levar os representantes do povo nas Comunidades Rurais e Urbanas para ouvir as reivindicações da população e consequentemente cobrar providências por parte dos poderes públicos competentes.

            “Temos tido ultimamente uma grande participação popular nas sessões ordinárias realizadas todas as segundas-feiras à noite, mas é preciso avançar ainda mais, por isso seria fundamental a realização das sessões itinerantes nos principais bairros, distritos e comunidades rurais.” Destaca Edmilson Campos.

            O vereador que também é 1º secretario da atual Mesa Diretora do Legislativo Cacerense pretende apresentar um requerimento ao presidente da Câmara, vereador Marcinho Lacerda (PMDB) voltando a propor a realização das chamadas sessões itinerantes.

“Em 2001 durante a gestão do então presidente César Davi Mendo Cáceres experimentou essa experiência e foi muito bem aceita pela população, pois muitos não têm a oportunidade de acompanharem as sessões semanais da Câmara e esse instrumento chamado sessões itinerantes oferece a oportunidade do Poder Legislativo ir de fato ao encontro do povo que representa ouvi-lo e correr atrás das soluções para os problemas apresentados” conclui.

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PAULO, em 05.08.2015 às 15:07

    kkkk esse José Carlos é uma piada kkkk e vc só acompanha pela imprensa? vai visitar os bairros e formar sua opinião colega. Mas eu confesso, gosto de ler seu comentários isonômico.

  • por jussara, em 04.08.2015 às 13:21

    Kkkkkk esses que elogia são tudo parente ou assessor lambe saco kkkk vejam os horários dos comentários de elogios !!! Coisa nenhuma destaque de camara ! Tomem vergonha na cara era o tempo que político enganava o povo - acabou as armações vai trabalhar de verdade e parem de pedirem para família ou assessor ficar postando elegios para uma panca de barril que se diz defensor do povo e e farinha do mesmo saco igual os demais !!! Cadê a tal lei que vc solicitou de banco??? Pipoco ta lá até hoje morrendo nas filas tapear com palavras, levantar poeira para chamar atenção é bom né !! Pode indo arrumar um trabalho porque dias de câmara está acabando chega de enrolação !!!

  • por Mané, em 03.08.2015 às 20:52

    Essa ideia de sessão itinerante, nada mais é do que se possa estar mais perto do povo ,dando tapinhas nas costas dos menos esclarecidos fazendo o povo de otário e conseguindo com isso voto para a próxima eleições.Essa jogada é velha abram os olhos !Tudo isso não passa de desespero para a reeleição !

  • por tiburcio junqueano, em 03.08.2015 às 19:41

    Na minha opinião vereador não deveria receber salário e sim trabalhar voluntariamente fiscalizando o bem do povo que é o dinheiro público e ajudando o prefeito a aplicar bem o nosso dinheiro. Quem concorda ! O vereador de cáceres não faz nada nada nada e trabalha 4 dias por mês e ainda ganha 7 mil e 500 reais por mês e fora as verbas milionárias indenizatórias ? Enquanto a verba indenizatória do trabalhador que este ano foi até cortada e adiada para 2016 (PIS). 11 vereadores sem trabalhar pra quê ? Tem que colocar o vereador pra varrer as ruas de nossa cidade e ajudar a pintar os meio fio, só assim ajudava a prefeitura a economizar uns 190mil por mês. concorda ? Vereador em cáceres deveria ter até vergonha de receber este alto salário de 7,500,00reais sem trabalhar. Me desculpe mas nos sentimos indignados com este alto salário vereador café no bule e peço a vc que faça uma indicação para abaixar para 1 salário mínimo o salário do vereador e mais 1 salário de verba indenizatória.

  • por José Carlos, em 03.08.2015 às 18:16

    Café no Bule terá o meu voto e de toda a.minha família em 2016. O motivo é simples. Pelo que eu acompanho através da imprensa o vereador realmente é bem mais atuante em relação aos demais Vereadores que apenas se limitam em bajular e paparicar o senhor prefeito. Tô contigo e não abro abro Café no Bule.

  • por PAULO, em 03.08.2015 às 16:58

    Cesar Davi sempre com boas e inovadoras idéias... parabéns. Espero que se candidate para próxima eleição, precisamos de mais Césaras em nossa Câmara.

  • por Cacerense, em 03.08.2015 às 13:09

    O que isso mudou para população? mais dias ou menos dias que ele dizem de trabalho, não muda nada, não fazem nada de benefício para população, tem é que deixar a câmara e vir para os bairros conversar com a população que acreditou em vocês, ver o que precisam, visitar os ambientes escolares, saúde, etc, pois nem trabalham, e querem recesso, vão trabalhar só tão mamando deitando.

  • por joao, em 03.08.2015 às 12:11

    Paulo Oliveira e tiburcio junco junqueira disseram o necessário! Não fazem mais do que os verdadeiros comentários abaixo citado.

  • por Catarina Jandira, em 03.08.2015 às 11:04

    Muito bem senhor Tibúrcio, falou pouco, mas falou tudo. Se realmente querem moralizar essa Câmara tem que reduzir os milionários salários e abolir a verba indenizatória que é uma vergonha. Na campanha sabem aparecer em nossas casas montado em cavalo velho, depois desfilam de carrões e nem olham prá nossa casa, ainda jogam poeira na nossa cara na seca e lama na chuva. Fora cambada. Senhor João Tibúrcio do Junco, passa aqui em casa.

  • por Francisco, em 03.08.2015 às 11:00

    Na minha opinião o vereador Edmilson do Café no Bule tem se destacado pela sua posição sempre firme no tocante a fiscalização das ações do Executivo. Se não fosse pelas ações de fiscalização do vereador essa Câmara já tinha se transformado no "puxadinho da prefeitura",

Mais comentários
 
Sitevip Internet