Notícias / Cidade

28/07/2015 - 15:19

Cadeia Pública de Cáceres melhora a segurança com apoio da comunidade

Por Assessoria/Sejudh-MT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A instalação de novas grades superiores nos blocos um, dois e três da Cadeia Pública de Cáceres está em fase de finalização. As obras com investimento de aproximadamente R$ 35 mil foram pagas pelo Conselho da Comunidade (CC).
 
O diretor da unidade, Alexandre Mendes Vieira, explica que o trabalho do Conselho melhora a segurança da penitenciária e permite experiências positivas, que contribuem para humanizar as penas e assistir os egressos. “A instalação das novas grades termina em duas semanas e só foi possível após a liberação da verba com apoio incondicional do juiz corregedor Jorge Alexandre Martins Ferreira”, destaca.
 
A cadeia pública que conta com 480 recuperandos também receberá outra benfeitoria em breve. A cantina que atenderá as necessidades de consumo dos apenados tem data de conclusão prevista também para agosto.
 
Conselho da Comunidade
 
A composição e as incumbências do Conselho da Comunidade estão previstas nos artigos 80 e 81 da Lei de Execuções Penais. A lei prevê a constituição e o perfil dos membros que devem constituir o conselho, porém quanto maior for a participação popular, mais força o Conselho terá.
 
Em relação às incumbências, dispõe a LEP: “visitar, pelo menos, mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na Comarca; entrevistar presos; apresentar relatórios ao Conselho Penitenciário e relatórios mensais, com a especificação das contas, ao Juiz da Execução; e, diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou ao internado, em harmonia com a direção do estabelecimento”.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por cacerense, em 28.07.2015 às 21:41

    parabens a todos pelo trabalho .quero lembra que a familia dos reeducando agradeceria se fosse tomada providencia quando a visita de domingo que esta kd vez mas dificil tem familiar ficando ate 4 hora na fila pra adentrar ao presidio .socorro.

  • por Ronilce Sebastiana Gonçalves de Sá, em 28.07.2015 às 16:01

    Boa tarde! Há procura do Histórico da Cadeia Pública de Cáceres, por estudantes para trabalho acadêmicos, aqui na biblioteca pública municipal. Alguns dos ex-diretores tem esse material? Inauguração, atividades de reeducação desenvolvidas, etc.?

 
Sitevip Internet