Notícias / Cidade

27/07/2015 - 15:36

Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento diz que Cáceres é corredor do tráfico de pessoas

Por G1MT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Inicia nesta segunda-feira (27), em Mato Grosso, a campanha internacional “Coração Azul”, criada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNIODC), com o objetivo de combater o crime de tráfico de pessoas. A mobilização vai até o dia 30 de julho e, nesse período, haverá ações em vários locais de Cuiabá. Um dos pontos será a rodoviária da capital e diversos bairros.
 
A coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), tenente-coronel Rosalina Gomes de Pinho, disse que há relatos desse tipo de prática no estado. Segundo ela, a região Centro-Oeste há 33 rotas de tráficos de pessoas e em Mato Grosso, os casos ocorreriam no município Cáceres, distante 225 km de Cuiabá, região do Pantanal. Os fatos são apurados.
 
Ela destaca que ainda não há dados específicos sobre este tipo de crime, porém, aponta que qualquer pessoa pode ser vítima. “Principalmente jovens, mulheres e até meninos. Muitas vezes, esses menores são aliciados para participarem de escolinhas de futebol ou meninas, para serem modelos. Esses são os principais focos dos aliciadores”, destaca.

Diante disso, a coordenadora informou que a intenção é levar a população a ter conhecimento e esclarecimento sobre o crime de tráfico de pessoas para que possam se prevenir. Durante a campanha ocorrerá também panfletagens no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana, como também em bairros e nas rodoviárias das duas cidades.

Uma mesa redonda com autoridades e moradores também está prevista para ocorrer nesta segunda, na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso (OAB-MT). A partir das 19h30, o promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel, representante do Ministério Público Estadual (MPE) no Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, debaterá o tráfico de pessoas no Centro Comunitário do Bairro Grande Terceiro, na Rua Rio Mutuca.

No salão da igreja principal do Distrito da Guia, localizada na Rua São Benedito, haverá palestra ministrada por um representante da Polícia Militar no Cetrap. O evento também começa as 19h30.

Constam ainda na programação blitzes educativas na Avenida 15 de Novembro, em frente ao 1° Batalhão da Polícia Militar, e na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por milton lacerda, em 27.07.2015 às 20:04

    Meu Deus que novidade nem imaginava que está cidade era um corredor uma rota do tráfico eu tenho quase certeza que ninguém desta cidade "sabia" desta situação nem os competentes governantes também não sabiam e ainda talvez nem saiba fiquei de boca aberta agora com esta constatação.

 
Sitevip Internet