Notícias / Politica

27/07/2015 - 10:57

​Cinco dos 11 vereadores de Cáceres podem mudar de partido

Por Expressão Notícias

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Pelo menos seis dos 11 vereadores de Cáceres, cogitam mudar de partido, caso o Congresso Nacional, aprove o pacote da reforma política que permita a troca, sem a punição de perda de mandato por infidelidade partidária. A reportagem do Jornal Expressão apurou que, sinalizam para mudança os vereadores Rubens Macedo (PR), Salmo Cesar (PROS), Sebastião Pinheiro Duarte (PRTB), Edmilson Campos (PR), Valdeníria Dutra Ferreira (PSD) e Edmilson Tavares (PMDB).
 
O principal motivo seria a costura de alianças visando à reeleição no pleito de 2016.  A principal mudança pode vir da bancada do PR com a saída de dois vereadores: Edmilson Campos e Rubens Macedo. Apontado com líder da oposição na Câmara, Edmilson deixa claro que sua intenção será migrar para o PSB, acompanhando o professor Adriano Silva, que deve deixar o PP, ou para o PTD, do deputado Leonardo Albuquerque, ou ainda para o SD do vereador Felix Alvares, seu colega da CCJ na Câmara.
 
Com uma dívida de gratidão com o vereador Manoel Ignácio de Oliveira, o Manoel Leiteiro (PSDB), que já afastou duas vezes para ceder sua vaga na Câmara à Rubens, a tendência é que Macedo retribua a “gentileza” aceitando o convite formulado por Leiteiro e se acomode no ninho tucano. 
 
Outro que aguarda a decisão do Congresso sobre a medida é o vereador Salmo César (Pros). Ele já confirmou, nos bastidores, a formulação de convite pela direção regional do partido e que irá avaliar com cautela essa possibilidade. Salmo é amigo pessoal do ex-secretário de Estado de Esporte, José de Assis Guaresqui, atual assessor do senador Wellington Fagundes, maior liderança do partido no Estado.
 
O vereador Sebastião Pinheiro Duarte (PRTB) pode estar de malas prontas para o PSB. Ele não confirma publicamente, porém, as informações são de que Pinheiro irá acompanhar o professor e suplente de deputado Adriano Silva, a quem apoiou na campanha. Embora ainda esteja oficialmente no PP, Adriano já acertou sua filiação ao PSB. Diz que está apenas aguardando a decisão do congresso para deixar o Partido Progressista. Não o faz antes para não perder a condição de primeiro suplente de deputado estadual.
 
Única mulher no parlamento cacerense, a Valdeníria Dutra Ferreira (PSD) estaria na dependência da decisão à ser tomada pelo ex-deputado Airton Português. As informações dão conta de que ela planeja acompanhar o ex-deputado para que partido for. Português e a deputada Janaina Riva, vêm mantendo conversações com a cúpula do PMDB. Se for acertada a ida de Português para o PMDB, certamente, Valdeníria o acompanha.
 
Líder do prefeito na Câmara, o vereador Edmilson Tavares (PMDB), cogita seguir os rumos do prefeito Francis Maris Cruz. Francis condiciona sua permanência ao partido, a viabilização de recursos para o município. Ao Jornal Expressão ele já disse que seu partido é Cáceres. E, que irá filiar junto a quem beneficiar o município. Ele não descarta simpatia pelo PSB, mesmo partido em que o governador Pedro Taques, planeja se filiar. 
 
Pelo menos, por enquanto, não sinalizam coma possibilidade de mudança o presidente da Câmara, vereador Marcinho Lacerda (PMDB), cuja família é uma das fundadoras do partido no município; o vereador Tarcísio Paulino (PSB), presidente e principal articulador do partido, o vereador e ex-presidente Alvasir Alencar (PP) e Domingos dos Santos (PSC). O Congresso decide sobre essa situação na primeira quinzena do mês de agosto, quando termina o recesso. Sendo aprovada a medida, as mudanças devem ocorrer no mês de setembro.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Meliá, em 29.07.2015 às 21:08

    11????? Eles sao Em 11??? A gente nao se atenta para esas cosas mías 11 para que ne???

  • por ricardo, em 28.07.2015 às 05:33

    O correto seria Dos 11 vereadores, 11 estão desesperados porque não fizeram nada e mudam de partidos para verem se cola !!! Tomem vergonha na cara não, vão procurar outra ocupação porque essa já era para vocês ! Nem adianta vir de coador de café a calcinha furada porque quem não fez não leva então FORA !!!!!!!!

  • por joao, em 27.07.2015 às 14:25

    Acorda população e nao cai na lingua desse povinho que diz que vai fazer, que ta fazendo , que fez....bla bla bla...toda eleição! Acorda vamos votar em quem voce conhece e acredita!

  • por MOSSUETO, em 27.07.2015 às 12:11

    A politica virou salve-se quem puder, quando eu era garoto, via os vizinhos exibindo as cores de seu partido, gabando os seus feitos, os seus lideres, faziam a cabeça das crianças para seguir no futuro as suas agremiações, já deixavam a família autorizada a colocar em sua tumba a bandeira da sua agremiação, hoje temos apenas esse jogo de interesses, não temos mais políticos, mas um bando de mercenários, apenas buscando resultados imediatos, muitos acabam de ser eleitos, nem tomaram posse e já estão negociando o seu "passe" para outra agremiação, mas tudo isso é em função de baixa qualidade dos nossos representantes que ficam pulando de partido em busca de um novo mandato, pois são incapazes de se tornarem um líder. capaz de superar as dificuldades naturais do seu partido, a própria corrupção é um fator que destrói os "partidos", quem em sã consciência tem coragem de dizer que é militante de um PP por exemplo, que partido em Cáceres tem um militante de nascimento, com exceção do PMDB que tem a família Lacerda a sua frente desde a sua criação?

 
Sitevip Internet