Notícias / Cidade

27/07/2015 - 10:23

Sema autua e multa prefeitura de Cáceres por crime ambiental

Por Expressão Notícias

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
A prefeitura de Cáceres foi autuada e multada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) por crime ambiental, na localidade do Facão, a 30 quilômetros do município. Centenas de caminhões de cascalhos foram extraídos, sem Licença Operacional Prévia (LOP), nas laterais da estrada velha que liga Cáceres a Cuiabá, na encosta da morraria. Secretário de Obras do município, Valter Zakarquim, não quis se manifestar sobre o assunto. Disse que não foi notificado e que só irá se pronunciar após receber o laudo da Sema.
 
De acordo com o laudo elaborado pelos fiscais, a extração de cascalho sem a Licença Operacional Prévia, teria infringido os artigos nºs 44 e 60 da Lei de Crimes Ambientais de nº 6.605 de 12 de fevereiro de 1998. Além da autuação, a prefeitura foi multada em R$ 30 mil. A Sema estipulou prazo de 30 dias para que a prefeitura apresente a licença operacional, conforme coordenadas geográficas da área.
 
A denúncia, de forma anônima, foi feita na tarde de sexta-feira (17). No mesmo instante, a direção do órgão designou uma equipe para averiguação. Os fiscais chegaram à área, já à noite. Devido ao adiantado da hora, nenhum trabalhador ou caminhão usado para a baldeação do material foi encontrado, apenas a máquina usada na escavação do terreno. Fora constatado, conforme o diretor da Sema, Luiz Sérgio Lara Garcia, as marcas do dano ambiental provocado pela operação das máquinas.
 
O laudo elaborado pelos fiscais da Sema não dá maiores detalhes sobre o caso. Não cita, por exemplo, o período da extração na área e tampouco, a quantidade de material extraído. Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Obras, Valter Zakarquim, não quis se manifestar, alegando que a prefeitura, ainda não foi notificada pela Sema. E, que só após dispor de maiores informações sobre a autuação irá se pronunciar. Adiantou, no entanto, que causou estranheza a fiscalização fazer a averiguação do fato após o expediente já no período noturno.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por claudiney, em 28.07.2015 às 19:04

    Quando caceres vai ser uma cidade seria. Quando os politiqueiros vão se aposentar quando vamos nos livrar de fontes e henry um povo que não fizeram nada por Cáveres a não ser enriquecer. A sema deveria ver o esgoto que aquelas casas que estão sendo construidas próximo a unemat pois vão jogar direito no sangradouro a sim é obra do outro prefeito então não tem erro.

  • por Tico, em 28.07.2015 às 11:12

    Luizinho Dito gato você é uma piada vai trabalhar ou você acha que todos é igual a você, parabéns prefeito pelo trabalho.

  • por preta, em 28.07.2015 às 11:01

    Oque a turma da Sema acha de arregaçar as manguinhas e começar a trabalhar para ajudar Cáceres a crescer, vamos lá Luizinho, trabalho!!!! Vc sabe como se faz??? ou só sabe fazer a politica do quanto pior melhor????? quantos anos esse povo do cinturão verde sofre sem etradas e ninguem fez nada????

  • por Marcos Freitas Vieira, em 28.07.2015 às 09:42

    Gente... perae... Luizinho DitoGato diretor da Sema... a pilantragem das indicações políticos para cargos no estado começa a se mostrar o seu objetivo... usar estes mesmos cargos para trabalhar sua politicagem e perseguição a adversários... Infelizmente essa mesma política de "coronelismo" ainda persiste, mesmo em pessoas que acreditávamos que seria diferente. A fome pelo poder é terrível!

  • por edvanio da silva lara, em 28.07.2015 às 08:46

    sou morador do cinturão verde, os serviços feito pela prefeitura são de tirar o chapel, muito bom, ela não merece ser penalizada por ter feito um trabalho para esta comunidade. o kishi teve la fotografando o local, deve ser para fazer a defesa. esta briga politica não pode mais existir.

  • por lucas, em 28.07.2015 às 05:20

    Tome Luizinho do Dito Gato, qué dá uma de bãozão! Tchupa papudo!!!!!!!!!

  • por Robson, em 28.07.2015 às 01:04

    Isso é apenas perseguição política. Agora que o prefeito conseguiu organizar a prefeitura e começou a mostrar os trabalhos começam a tentar derrubar ele. É incrível como existem pessoas que não se importam nem um pouco com a cidade e sim em tentar tirar proveito da situação, achando que difamando ou tentando prejudicar a imagem do prefeito irá conseguir ganhar as próximas eleições.

  • por Silvano, em 28.07.2015 às 00:15

    Procurem no Facebook Luiz Sergio Garcia. Maninhos, olhem só o que ele posta na Linha do Tempo dele. Verificarão que é só politicalha das mais pilantrescas que têm e, como não poderia ser diferente, através do cargo público que nomearam ele ! É hora do Ministério Público analisar os fatos e aplicar sanções. Pois, coisas públicas não devem ser utilizados como instrumento para politiqueiros se autopromoverem e promoverem seus padrinhos. No Brasil, infelizmente, boa parte das instituições públicas têm uma péssima imagem principalmente porque existe estas coisas.

  • por Marcio Lemes, em 27.07.2015 às 16:17

    Dr. Leonardo está caindo no meu conceito, mandando seus paus mandados atrapalhar o trabalho da prefeitura, por pura birra com o prefeito. Votei no Dr. Leonardo, mas se continuar assim não voto nele mais nem para presidente de bairro... É sempre assim, quando entra um cara que quer arrumar a cidade tem uns outros tantos querendo atrapalhar... Povo da SEMA, vai procurar redeiros no rio Paraguai que vocês vão achar muitos!!! E deixa o prefeito trabalhar...

  • por joao, em 27.07.2015 às 14:24

    Esse povo da Sema o povo safado! Luizinho dito Gato so que fatura mal entrou na sema ja começou!

Mais comentários
 
Sitevip Internet