Notícias / Cidade

21/07/2015 - 10:22 | Atualizado em 21/07/2015 - 10:38

MST invade mais uma fazenda em Glória D'Oeste

Por Rodivaldo Ribeiro

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Pelo menos 300 famílias do MST ocuparam a fazenda Mutum, localizada na BR-070, no município de Glória D’Oeste (320 quilômetros de Cuiabá) na manhã de ontem (20). No Sul do Estado, integrantes de outros deste e de outros movimentos ligados à reforma agrária também fecharam a BR-364, entre Jaciara e São Pedro da Cipa, no mesmo período da manhã, causando vários quilômetros de congestionamento. A via só foi liberada no começo da tarde desta segunda. 

A Mutum tem mais de 2.600 hectares e pertence, por arrendamento, à empresa LHS, que utilizaria a área para plantio de teca. 

No entanto, os integrantes do MST afirmam que a área seria “palco de crimes ambientais”, como desmatamento de área de proteção permanente (APP) e extração ilegal de madeira – o que contraria decisão judicial. 

“Nós ocupamos porque é uma área improdutiva, tem crime ambiental e montes de questões de terras da União, dívidas com o Banco do Brasil, vários problemas”, disse um dos líderes do MST, Manoel Joaquim dos Santos, o “Dida”. 

“O juiz já deu parecer favorável ao fazendeiro, mas o Incra recorreu da ação e ocupamos novamente com os trabalhadores que já tinham sido despejados da área, deixando a área totalmente abandonada”, disse ele. 

Hoje, segundo Dida, já seriam 150 famílias acampadas na área da Fazenda Mutum, ainda que sem saber ao certo que parte da terra caberá a quem, pois a partilha dos lotes cabe à Justiça e ao Incra. 

As famílias que participam da ocupação são oriundas de diversos municípios da região sudoeste do Estado, como Salto do Céu, Araputanga, Mirassol D’Oeste, Curvelândia, entre outros. 

Segundo líderes do Movimento dos Sem Terra, Mato Grosso seria um dos Estados com maior índice de concentração fundiária, o que acarretaria “diversos problemas sociais e ambientais”. 

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por pedro, em 24.07.2015 às 10:28

    os imbecis que não sabe o que é reforma,que não sabem que grande parte das fazendas são áreas publicas, que não percebem que a reforma agrária mudou a economia nos locais aonde tem assentamentos, que fiquem de boca fechada. Mais uma ninguém deve pagar pelos erros dos outros, voces também deveriam saber disto, sabemos que há pessoas que foram assentadas depois deixaram seus lotes, mas isto são pequenos problemas que só pessoas ignorantes acima da média que usam isto como pretexto da tentar desmoralizar a reforma agrária. Outra coisa, quando entramos em um determinado espaço que vem cumprindo sua função social ou se trata de uma área pública, o nome que se dá é ocupação e não evasão. Sabemos que tem problemas no atual governo,mas nunca na história deste houve tanta mudanças positiva para classe menos favorecida. E a sociedade precisa acordar e não dá ouvidos aos aercistas que sempre comandou este país e nunca pensaram ou fizeram algo para o povo. Aercistas e a mídia conservadora

  • por Brasileiro indiguinado, em 22.07.2015 às 06:41

    Ja passou da hora da policia ir la e tirar esse povo da fazenda,pois a unica intenção do s participantes do MST e pegar terra e vender ai eles vão para outo ligar invadem outra fazenda e vendem de novo e assim por diante,se acharem que estou errado e só ir no assentamento margarida Alves e ver quantas familiais que estão la são das que conseguiram a terra quando invadiram a fazenda.........

  • por Juscelino, em 21.07.2015 às 14:23

    O antigo dono desta fazenda sempre negava fazer a ratificação agrária, uma vez que a área era bem superior ao que consta na escritura, o Incra sabe disso.

  • por Fernanda, em 21.07.2015 às 14:09

    Tem coisa que só PT faz com esse povo que vive de bolsa esmola para garantir o bolsa voto dos lulalarapios de plantão.

  • por Éder, em 21.07.2015 às 13:51

    Estão corretos em ocupar, se tem dívida com a união, que pague, se não, ocupação já.

 
Sitevip Internet