Notícias / Direto da Fonte

20/07/2015 - 16:29

Aproximação

Por Da Redação

Muita gente ficou surpresa com a recente aparição ao vivo do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), na TV Descalvados (SBT) de Pedro e Ricardo Henry. O fato chamou a atenção especialmente da classe política, porque historicamente, só quem dava entrevistas ao vivo eram os donos. A Coluna apurou que na verdade não se trata de bondade ou mudança de postura. A situação tem a ver com o interesse dos Henry em voltarem ao poder político, por isso eles estão tentando uma aproximação com o atual prefeito de Cáceres que já trabalha sua candidatura à reeleição no ano que vem. Além do viés político, os Henry também teriam interesse em vender a TV para Francis.
 
Sonho
 
O sonho de consumo dos Henry é indicar o candidato à vice de Francis. Na lista de opções da família estariam à ex-primeira-dama Andrea Henry, a matriarca Hortência Henry, a esposa de Pedro, Iva Henry e a filha do deputado cassado, Patty Henry. Quem também sonha com a vice de Francis é o eterno braço direito da família, José de Assis Guaresqui, que foi adotado temporariamente pelo senador Wellington Fagundes dono do PR em Mato Grosso. O nome do ex-prefeito Ricardo Henry está descartado porque em junho do próximo ano quando acontecem às convenções para eleição de outubro, ele ainda estará inelegível por conta das oito cassações que sofreu em 2008.
 
Oposição
 
A Coluna apurou de uma fonte próxima ao deputado doutor Leonardo (PDT) que ele deve promover nos próximos dias, uma reunião com o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e com o suplente de deputado estadual, Adriano Silva (PP), para alinhar o projeto de uma frente de oposição para concorrer com Francis no ano que vem. Maior liderança politica da cidade, Leonardo deve assumir o comando do bloco e tentar consolidar a pré-candidatura do cardiologista Sérgio Arruda do seu grupo político.
 
Chances
 
Uma aliança que está sendo construída em Cuiabá pode se repetir em Cáceres e viabilizar a reeleição de cinco vereadores. Caso o PROS, PMDB, PR e o PT venham a fechar uma aliança estadual no ano que vem, Salmo César (PROS), Marcinho Lacerda (PMDB), Edmilson Tavares (PMDB), Edmilson Campos (PR) e Rubens Macedo (PR), passarão a ter maiores chances de permanecerem na Câmara. O problema será se a executiva municipal do PT topar integrar o grupo de Francis que está cheio de Tucanos. E não é só essa questão que deve impedir uma futura aliança. A maioria da militância petista não aprova atual administração de Cáceres. No PR, Edmilson Campos (PR) já avisou que morre na oposição, mas não se alia a Francis.
 
Bastidores
 
Enquanto a disputa majoritária aponta para a polarização entre situação e oposição, nos bastidores pelo menos quatro grupos trabalham para montarem chapas para a disputa de vagas na Câmara de Vereadores. O grupo do deputado doutor Leonardo que por enquanto está no PDT, já tem vários pré-candidatos, entre eles, Mariely, Odenir Neri, Marcos Ribeiro (DETRAN), Luizão (Indea), Luizinho do Dito Gato (Sema), Vilson Sato, Jonas, Sinara Piran, Celinho, Juliano Cardoso (filho de Marcelão da Radio Jornal) e Beto do Banco do Brasil.
 
Comunitários
 
O grupo chamado de comunitários liderado pelo presidente da UCAM, Enézio Mariano e por Nilson Magalhães está aguardando setembro para definir a nova agremiação para o ano que vem. Os destinos podem ser o PT do B do vereador Juca do Guaraná de Cuiabá e o PPS de Geraldão Leão. Na mesma situação está o grupo dos servidores da prefeitura, liderados pelo motorista Fábio Lourenço. Cinco legendas abriram as portas para o grupo, dentre as quais, o PTN e SOL. Quem também abriu as portas para os servidores é o PRP que está sob o comando de Sebastião Silva que já presidiu o PSC cacerense.
 
PSB
 
Quem também está trabalhando para consolidar uma forte chapa é o PSB do vereador Tarcísio Paulino. O grupo que já era um forte concorrente a eleger vereador, ficará inda mais competitivo com a chegada do grupo do professor Adriano Silva que só aguarda a abertura da janela política para ingressar na legenda.
 
Duelo
 
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e o Conselho de Gestão da Previ, conquistaram uma vitória parcial no embate contra a atual administração de Cáceres, com a aprovação recente pela Câmara de um concurso para preencher seis cargos na Previ. A prefeitura queria apenas três, mas o SSPM e o Conselho pressionaram e o Executivo aceitou mais três. Apesar do avanço, o número não é o que as entidades vêm pleiteando dentro da proposta de reformulação da Lei que rege o Instituto. São necessários onze cargos para que o órgão tenha condições de funcionar com autonomia plena. A proposta também prevê a eleição do diretor executivo que hoje é de nomeação do prefeito. O Executivo e os vereadores da base são contra esta proposta que está parada nas mãos da atual gestão que não tem demonstrado interesse em modernizar a Previ.
 
Fome Card
 
Entrou e saiu como um raio da conta dos servidores, o vale compras instituído pela atual gestão. Apelidado carinhosamente de Fome Card, por ser visto como uma manobra política para não pagar as perdas de 22% reivindica pela categoria, o vale pode ser suspenso pela gestão a qualquer momento e sem prévio aviso.
 
Quentíssima
 
Três servidores da prefeitura de Cáceres estão prestes a serem demitidos por conta da conclusão de três sindicâncias. Eles são lotados na Obras, Saúde e Administração.  Dentre os três, está um ex-coordenador e uma ex-secretária. Um por falsificação de documentos, outro por desvio de dinheiro e o terceiro pelo acumulo de sindicâncias e condutas indevidas.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por professor indiguinado, em 20.08.2015 às 07:04

    Eu só gostaria de saber porque os professores não recebem o auxilio alimentação Cáceres e uma vergonha não existe ninguém para ajudar os servidores falei com o vereador Edmílson tavares sobre isso disse que ia me dar uma resposta e ate hoje nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • por maneco silva, em 22.07.2015 às 21:01

    Concordo com a dona Fernanda, na terra de porcaria o menos porcaria nada de braçada.Esses nomes ventilados pelos comentários dos colegas,não compensa nem passar pra frente,são uns insignificantes para o futuro de Cáceres.

  • por Paulo, em 22.07.2015 às 09:58

    Já morei em Cáceres, mas hoje estou longe, mesmo assim sempre estou ai na terra natal, mas esse prefeito esta tentando fazer o correto, principalmente em relação ao funcionalismo público, pois essa prefeitura tem uns que so pensa em ganhar dinheiro, trabalhar mesmo nada.

  • por PAULO, em 21.07.2015 às 17:22

    Revoltada Mendes, auxílio alimentação paga-se para quem está trabalhando, ele é vinculado aos dias trabalhados no mês... assim, caso entrando em férias o servidor não terá direito, a função é auxiliar quem está laborando.

  • por Carlos Antonio, em 21.07.2015 às 15:08

    Puxa saco ele não puxa não, mais tem uns que puxa o saco dele com gosto kkk

  • por Fernanda, em 21.07.2015 às 14:34

    Sou um pouco critico em relação aos comentários aqui postado ,porém penso que o senhor Laert tem razão .Com esses pretensos candidatos o homi administrador ganha de lavada não por quê é o melhor e quê outros e ruim pra xuxu .

  • por ALDO FERREIRA, em 21.07.2015 às 10:17

    meu nobre , caríssimo jornalista sua fonte da sindicância presidente não tem ética para julgar tais circunstancias que nem se quer foram concluídas e muito menos repassar estas informações inverídicas e infundadas vamos aguardar o esturro da Onça!

  • por Joao, em 21.07.2015 às 08:41

    So para lembrar nao votarei para nenhum mala desses que é e irao sair para vereadores!

  • por Revoltada mendes, em 20.07.2015 às 23:46

    e esse fome Card esta sendo obras política pq.da onde que esta saindo esse dinheiro,eu nunca vi uma prefeitura dar vale p/ os servidores.E um absurdo ele dar esse vale só p/ quem esta trabalhando e quem estava de férias não a recebeu o famoso Fome Carde ai isso esta certo ou errado prefeito? e então as pessoas que estavam de férias elas são excluida ´só por estar de férias.E prefeito vc esta prometendo muito antes de começar a política, esta saindo um boato ai de que o Francis se ganhar p/ prefeito o ano que vem ele vai aumentar o salário das assistente social,isso e uma das promessas dele,mais e ai ai que todos vai querer ser assistente social para andar de carro pra lá pra ca comprar roupas,sapatos pra desfilar,mas mostrar serviço que e bom nada.

  • por Luiz henrique de zousa, em 20.07.2015 às 18:44

    Ah meu Deus oq será da nossa cidade com este " administrador " que de administrador não tem nada ...... Tomara que nas eleições do ano que vem esse povo acorde e não faça mais uma burrada ....

Mais comentários
 
Sitevip Internet